As melhores são as cabinas de duche sem falhas, livres de defeitos, perfeitamente ajustadas aos perfis em que devem ser fixadas. Na prática, no entanto, não é sempre assim, porque nem sempre as cabinas de duche se ajustam à curvatura da parede. Uma vez que a estanqueidade na instalação da cabina de duche é de interesse legítimo do utilizador, cada cabina de duche deve ser equipada com um determinado âmbito de regulação. Abaixo apresentamos informações sobre o que é, para que serve e qual é o âmbito de regulação da cabina de duche.
Para que serve o âmbito de regulação da cabina de duche?
O âmbito de regulação que caracteriza a cabina de duche foi projetado para permitir a correção das curvaturas das paredes. Permite ajustar a cabina de duche na área de fecho das portas, encaixe de vedações, posicionamento em relação à parede ou ao tabuleiro. Para a montagem correta da cabina, deve-se adotar a dimensão de montagem na metade da regulação da cabina de duche. Isso permite uma correção mínima da curvatura, de 6 mm a 8 mm, dependendo da marca da cabina e do seu fabricante. O método de regulação da cabina de duche é influenciado pela presença de perfis ou pela sua ausência.
Regulação da cabina de duche com perfil
A maioria das cabinas de duche está equipada com perfis modernos e reguláveis, que permitem ajustar a cabina a qualquer casa de banho, corrigindo as irregularidades das paredes. Os perfis padrão permitem uma correção de cerca de 1 centímetro. Quando tal regulação é insuficiente, usam-se perfis de alargamento, que permitem até 2 - 4 cm de ajuste. Perfis mais largos também permitem o aumento da cabina ou das portas de nicho. Caso as portas de nicho ou a cabina de duche de dimensão padrão necessitem de mais alguns centímetros para se encaixar no nicho existente, podem ser utilizados perfis de alargamento que aumentam a dimensão nominal da cabina de duche.
Regulação da cabina sem perfil junto à parede
Se a nossa cabina de duche não tem perfil, a regulação junto à parede é muito importante. Por vezes, as paredes revestidas com azulejos são muito irregulares. As variações excedem por vezes 6 mm e podem atingir 8 mm ou mais. Nas cabinas sem perfil com portas de batente, não é possível corrigir a curvatura com o perfil da cabina, que asseguraria a abertura e fecho corretos das portas. Apenas com perfis junto à parede é possível obter o âmbito de regulação desejado, o que na prática significa ajustar a cabina a qualquer curvatura da parede. A maioria das cabinas possui um âmbito de regulação de 25 mm por cada parede, o que permite alcançar dimensões da cabina ajustadas a qualquer curvatura da parede.
Quando a cabina de duche apresenta problemas, como ajustar portas e dobradiças?
A instalação da cabina de duche requer o ajuste correto das portas e dobradiças. Por vezes, após a fixação de todos os elementos, surgem problemas na utilização da cabina. As falhas mais comuns são:
-
fenda entre as portas da cabina fechadas, através da qual a água vaza,
-
resistência ao fechar a porta,
-
atrito das portas com o tabuleiro,
-
perda de alinhamento vertical ou horizontal das portas,
As situações descritas acima indicam que é necessário ajustar a cabina de duche. Talvez seja suficiente nivelar as portas nas dobradiças para remover o defeito. Porém, se tal regulação não trouxer os resultados esperados, é provável que a causa seja a falta de nivelamento das paredes laterais da cabina. Nesse caso, deve-se desmontar a cabina e realizar uma instalação correta e novamente. Portas bem ajustadas não vazam, mantêm um funcionamento suave e garantem a durabilidade a longo prazo dos rolamentos e vedações.
Como identificar quando os rolamentos precisam de ajuste?
Por vezes, a causa das dificuldades no movimento suave das portas das cabinas são rolamentos negligenciados ou danificados. Obviamente, o primeiro passo é verificar a instalação correta das portas. Existe a possibilidade de que algum perfil tenha afrouxado, causando problemas. Se for verificado que a instalação das portas está correta e nenhum perfil está solto, passamos a verificar os rolamentos. Podemos aplicar um pouco de lubrificante de silicone, o que facilitará o deslizar. Se este procedimento não ajudar, não temos escolha, as rodas da cabina de duche precisam ser substituídas. Deve-se lembrar que todos os elementos substituídos devem provir do fabricante da cabina de duche, caso contrário, os rolamentos podem não se ajustar.
Os rolamentos superiores devem ser ajustados de modo que a borda superior das portas mantenha um nível perfeito. Para ajustar o nível e regular as portas da cabina deve-se usar um nível de bolha. Os rolamentos inferiores junto ao tabuleiro podem ter um pouco mais de folga. Deve-se cuidar para que fiquem fixados de tal maneira que as portas deslizem suavemente, ao mesmo tempo que os rolamentos não saltem da calha. Ao apertar os rolamentos, deve-se verificar se o alinhamento vertical e horizontal das portas está mantido e ter um cuidado especial, pois o vidro das cabinas de duche não resiste a pressão excessiva.
Será sempre necessário ajustar a cabina de duche?
Nem sempre! Muitas vezes, a causa dos problemas relacionados com o uso da cabina de duche é a água dura. O calcário acumulado nas calhas dificulta o movimento das portas e o funcionamento dos rolamentos. Basta um pouco de descalcificantes para que todos os elementos funcionem perfeitamente. No entanto, é importante lembrar que os produtos químicos podem ser corrosivos e causar danos ao tabuleiro.
Por outro lado, o vazamento de água pode ser causado por uma junta levantada entre a parede lateral e as portas do tabuleiro, ou por danos na vedação. No primeiro caso, basta endireitar a junta levantada, e no segundo, substituí-la por uma nova. Seguindo estas diretrizes, teremos a certeza de que a nossa cabina está devidamente ajustada.