Tomar banho de chuveiro é um prazer extraordinário. Cresce ainda mais com dispositivos que emitem jatos de água variados, bicos para hidromassagem ou torneiras que controlam a temperatura da água. A adição de sauna a vapor, iluminação LED ou leitor de música transforma a cabine de duche em um spa de luxo. Você realmente precisa de um modelo tão exclusivo? Caso contrário, em quais funções o duche deve estar equipado para garantir conforto de uso e, ao mesmo tempo, restringir o consumo de água e energia?
Quais acessórios influenciam a quantidade de litros de água consumida no duche?
As cabines de duche padrão ou locais próximos à banheira são geralmente equipados com conjuntos com chuveiro de mão. Esta é a solução mais simples e mais barata. Usando esse tipo de chuveiro, consumimos significativamente menos água do que ao tomar banho na banheira. Uma variante um pouco mais cara e mais impressionante, mas menos econômica, são os sistemas que possuem chuveiros de teto. Uma ligeira limitação na quantidade de água utilizada é proporcionada também por um suporte que permite a ativação e desativação imediata das diferentes cabeças do chuveiro. Pessoas mais exigentes podem ainda instalar na cabine bicos para hidromassagem ou um painel de chuveiro com todos os acessórios mencionados anteriormente. Deve-se ter em mente, contudo, que cada um desses dispositivos aumenta o fluxo de água, elevando assim os custos do banho.
Mantenha a água sob controle!
Durante o duche, pode escolher entre diferentes tipos de jatos de água emitidos pela ducha de mão ou pelo chuveiro de teto. Dependendo da hora do dia, necessidades ou humor, pode escolher qualquer variante e garantir uma lavagem completa, enxágue do cabelo, relaxamento agradável ou massagem corporal. Tem à sua disposição os seguintes tipos de jatos de água:
- chuva ampla e abundante, que atua rapidamente, refresca, libera energia e estimula para a ação;
- chuvisco caracterizado por um menor fluxo de água, proporcionando alegria ao banho enquanto reduz o consumo de água;
- jato pontual e intenso, que reduz a tensão ou permite enxaguar o shampoo do cabelo,
- chuveiro que combina três jatos individuais, que rotacionando ao redor de seu próprio eixo, massageiam os músculos e liberam-nos da tensão.
Escolha tecnologias modernas para a sua casa de banho
As soluções tecnológicas modernas são caracterizadas por várias possibilidades de escolha dos parâmetros ideais de banho. Sistemas de chuveiro, disponíveis na maioria das lojas, permitem a troca rápida entre o modo de fornecimento de água: do chuveiro de teto para o chuveiro manual e vice-versa. Um botão especial montado na tampa da torneira ou no cabo do chuveiro facilita a regulação precisa da intensidade do fluxo de água. Também permite parar rapidamente o duche sem a necessidade de ajustar novamente, pois a torneira é equipada com uma função de memória dos parâmetros selecionados do duche. Todas estas conveniências tornam o uso do chuveiro confortável e satisfatório para os utilizadores.
Invista numa torneira de duche económica
Importa para a quantidade de água utilizada e energia usada para o aquecimento, o tipo de torneiras de duche aplicadas na casa de banho. Ao escolher um conjunto de duche, vale a pena prestar atenção aos parâmetros que definem o nível de fluxo de água. Usar uma torneira de chuveiro comum resulta em um consumo de cerca de 18-20 litros por minuto. Pode economizar água escolhendo a variante ecológica, cuja capacidade é de cerca de 16 litros. Algumas torneiras são ainda equipadas com uma chamada eco-blocagem, permitindo reduzir a quantidade de água usada para 12,6 l/min. Se precisar de um jato mais forte, basta pressionar uma vez para liberar a restrição e ajustar o jato conforme suas necessidades.
Descubra as possibilidades das torneiras com regulagem de temperatura
Os utilizadores que consideram os benefícios financeiros reais e ao mesmo tempo valorizam o conforto do banho e desejam garantir um alto nível de segurança para si e para os seus entes queridos optam por uma torneira termostática. Sua singularidade reside no mecanismo que mistura água quente e fria. O elemento termostático é responsável por manter a temperatura da água escolhida, apesar de eventuais quedas de pressão. A torneira memoriza os parâmetros ajustados e temos a certeza de que sua alteração ocorrerá apenas quando nós mesmos mudarmos a posição no botão. O uso deste tipo de cabeça permite definir rapidamente a temperatura que atualmente necessitamos. É uma grande economia de água e dinheiro extra no bolso.
- reduza a temperatura da água durante o duche,
- limite o jato de água e escolha aquele que mais se adequa ao seu humor,
- use uma torneira termostática,
- instale preferencialmente torneiras de monocomando, pois com elas ajusta-se mais rapidamente a temperatura da água do que com duas torneiras separadas,
- escolha uma torneira com limitador de fluxo de água,
- pare a água quando, por exemplo, quiser ensaboar-se, aplicar condicionador no cabelo ou esfregar os calcanhares,
- coloque o chuveiro o mais próximo possível do corpo, para não esfriar o jato de água,
- mantenha os cosméticos ao alcance da mão — frequentes inclinações ou giros prolongam o tempo de permanência no duche,
- invista num chuveiro com arejador, que faz com que a água seja aerada e aumenta seu volume,
- se tomar duche sobre a banheira, feche o ralo e utilize a água, por exemplo, para a imersão de roupas, limpeza de brinquedos, etc.