A decoração de uma casa de banho pequena representa um grande desafio para o arquiteto e os executores. Uma casa de banho pequena implica a necessidade de aproveitar ao máximo o espaço, incluindo a área para o poliban. Nesses casos, é aconselhável utilizar um sistema de duche embutido.
Cabines de duche com sistema embutido
Uma cabine de duche normalmente consiste num poliban, paredes de vidro e portas, que têm como função proteger a casa de banho de inundações. Se houver pouco espaço na casa de banho, isso exige o uso de uma cabine de duche pequena. Num espaço tão reduzido, pode acontecer que o uso de um conjunto de duche clássico não funcione devido à sua largura. Nesse caso, instala-se estruturas embutidas.
Por fora, acima do reboco, encontra-se apenas o chuveiro de mão, a cabeça de chuveiro e o torneira. Todo o conjunto de duche, composto pela estrutura embutida com os elementos necessários, está escondido na parede. Isso permite decorar uma casa de banho pequena de maneira elegante, sem a necessidade de instalar uma cabine grande.
Sistema de duche embutido - vantagens
Uma cabine de duche que contém um sistema de duche embutido possui muitas vantagens. A mais importante é que numa casa de banho pequena ainda pode haver espaço suficiente para outros elementos de mobiliário, como uma máquina de lavar. Não é necessário instalar uma cabine grande, pois ao esconder todo o sistema por baixo do reboco, mesmo a menor cabine ganha muito espaço. Ao adicionar uma cabeça de chuveiro e misturadora adequadas, verifica-se que o duche pode ser extremamente agradável e confortável, sem a necessidade de muito espaço à volta.
Além disso, vale a pena optar por um sistema embutido, pois é muito mais fácil de manter do que os chuveiros clássicos. Basta lavar as paredes de vidro e a misturadora. Não é necessário remover sujidades ou calcário de todo o sistema que estaria no exterior. Este é o principal elemento onde se acumulam todas as impurezas. Se estiver escondido sob o reboco, não se empoeira nem suja. Isto facilita bastante a manutenção diária de toda a superfície da casa de banho pequena em estado limpo.
A que prestar atenção?
O mais importante é a qualidade da execução de todo o sistema de duche que será embutido. Deve ser resistente à corrosão e aos impactos mecânicos. Não deve permitir a acumulação de depósitos ou calcário. No caso da aplicação de um sistema de duche embutido, é necessário cuidar regularmente dos canos e de todo o sistema para evitar danos. Se forem usadas cerâmicas, na cabine de duche deve-se garantir a possibilidade fácil de remoção das que estão diretamente sobre o sistema de duche.
Projetos de casas de banho com sistema de duche embutido
Casas de banho pequenas são um desafio para os arquitetos. Exigem deles um certo comprometimento e uma organização de espaço adequada. Pequenos adicionais, como misturadoras termostáticas, podem tornar a experiência no quarto de banho mais agradável, mesmo que seja de dimensões reduzidas.
Geralmente, em casas de banho pequenas são usadas soluções que não são necessárias nas de maior dimensão. Estes são os referidos sistemas de duche embutidos, que não só permitem economizar espaço, mas também se apresentam muito melhor do que os sistemas clássicos, que parecem pouco atrativos, mesmo apesar de sua qualidade.
O sistema de duche embutido está cada vez mais popular em todos os tipos de casas de banho. Permite economizar espaço e tempo. Além disso, tem um aspeto extremamente atraente, e equipamentos de alta qualidade permitem o seu uso por muitos anos.