Um dos elementos indispensáveis do equipamento de qualquer casa de banho são as torneiras. São elas que permitem o uso cómodo dos dispositivos sanitários, assegurando fácil acesso à água corrente. Atualmente, no mercado, existem muitos modelos variados em termos de forma, tamanho ou cor. Embora todos inicialmente tenham uma boa aparência, após algum tempo podem surgir depósitos não muito estéticos na superfície. Como limpar as torneiras de casa de banho?
Do que deve lembrar-se ao limpar torneiras?
A maioria das torneiras de casa de banho disponíveis no mercado é feita de latão. Descobre-se que este material é altamente resistente à abrasão e a fatores externos desfavoráveis, o que permite manter o aspeto limpo das torneiras por muitos anos. Em primeiro lugar, é preciso prestar atenção a alguns pontos importantes. Deve-se evitar produtos corrosivos que possam danificar a superfície. Certamente, a regularidade na remoção de calcário e outras impurezas é importante. Basta limpar regularmente as torneiras de casa de banho para evitar depósitos difíceis de remover.
Ao lavar a torneira, é melhor umedecer suavemente um pano com o produto apropriado, em vez de pulverizá-lo diretamente na superfície. É importante lembrar que em locais de difícil acesso, como juntas e cantos, podem acumular-se calcário e outras sujidades. Por este motivo, é melhor lembrar de remover regularmente o aerador do interior da torneira para limpeza. Neste caso, produtos à base de ácido cítrico são uma excelente solução. Basta deixar as partes do torneira imersas por alguns minutos para que pareçam novas.
Que produtos de limpeza vale a pena usar?
Para aqueles que não estão convencidos dos métodos caseiros de limpeza da casa de banho, uma excelente solução pode ser a utilização de produtos químicos adequados. Atualmente, existem muitos produtos no mercado, incluindo para torneiras de casa de banho. Ao optar pelo seu uso, pode ter a certeza de que não vai danificar a superfície da torneira. Na ausência de acesso a tais produtos, é melhor usar líquidos suaves e universais com pH neutro ou ligeiramente alcalino, próximo do natural.
Ao escolher produtos químicos adequados, vale a pena verificar a composição para garantir que é seguro para a superfície pretendida. Sobretudo, deve-se evitar:
ácidos,
solventes,
cloro,
sabonetes,
agentes de polimento.
Também é importante que o produto esteja numa forma líquida sem partículas abrasivas. Assim, protegerá as torneiras de arranhões. Os modelos modernos de torneiras de casa de banho geralmente são feitos de materiais fáceis de manter limpos. Por isso, ao lavá-los sistematicamente, são necessários apenas produtos de limpeza suaves. Se tem torneira com acabamento diferente do cromado, não deixe de verificar as recomendações do fabricante quanto à manutenção.
.jpg)
Métodos caseiros para limpar torneiras
Uma proposta interessante para quem prefere métodos eficazes, mas delicados e ecológicos para limpar torneiras, é o uso de métodos caseiros. Para isso, basta ter à mão produtos conhecidos e geralmente disponíveis, como ácido cítrico, vinagre ou etanol. Eles removem muito bem as impurezas, tornando a limpeza das torneiras bastante agradável e segura para a superfície.
Remoção de calcário com vinagre
Um método caseiro popular para remover calcário das torneiras é limpá-las com vinagre. Como limpar torneiras desta forma? Deve-se diluir o vinagre com água na proporção de 1:1 e, em seguida, umedecer um pano. O material molhado deve permanecer na superfície da torneira durante cerca de 15 minutos ou mais, para depósitos mais difíceis. Depois disso, basta enxaguar a torneira. Se necessário, pode repetir o processo.
Combate às impurezas com ácido cítrico
Em vez de vinagre, o ácido cítrico também é excelente para limpar torneiras de casa de banho. Basta misturá-lo com água para obter um produto eficaz, bactericida e totalmente natural. As partes da torneira podem ser imersas na solução após desmonte e deixadas por algum tempo. Desta forma, assegurará um funcionamento eficiente das torneiras e que ganhem um aspeto renovado.
Limpeza rápida de torneiras com álcool etílico
Uma ótima forma de limpar a superfície da torneira é usando álcool etílico. Neste caso, basta umedecer ligeiramente um pano com ele e esfregar a torneira até que todo o calcário seja removido. É uma técnica rápida e extremamente eficaz, garantindo um brilho bonito às torneiras.
Por que deve limpar regularmente o fluxo de água na torneira de casa de banho?
Atualmente, quase todas as torneiras de casa de banho estão equipadas com reguladores de fluxo de água. Normalmente, estes acessórios têm a forma de crivos em aço inoxidável, que atuam como filtros. Para evitar depósitos que dificultam o fluxo, é bom lembrar-se de limpar regularmente este elemento, pelo menos uma vez por semestre, ou mensalmente em caso de água dura. Assim, protegerá contra danos e sujidade inestética.
Após desmontar o regulador de fluxo, ele deve ser bem lavado sob um jato de água ou colocado em uma solução de ácido cítrico para facilitar a remoção de sujidades difíceis. Depois basta secar com um pano e montar novamente na torneira. Atualmente, os modernos aeradores são populares devido à sua fácil manutenção. Destacam-se por uma construção especial que permite remover calcário ao passar o dedo pelo crivo.