Deve-se lavar a saboneteira? - Produtor Polaco Mexen - Mexen
Deve-se lavar a saboneteira?

Os acessórios de casa de banho devem ser lavados regularmente - é especialmente importante lavar a saboneteira. O sabão é utilizado várias vezes ao dia, sendo usado sempre que se lavam as mãos, o que na prática significa que entra em contacto com muitos microrganismos. Além disso, é tocado com as mãos molhadas, fazendo com que se dissolva de forma inestética na saboneteira. Como e com o que lavar as saboneteiras?

Lavar as mãos frequentemente é a base da higiene

Não é surpreendente que a base da higiene seja lavar as mãos regularmente. Isso é ensinado às crianças em idade escolar e foi ainda mais enfatizado quando surgiu o risco de infeção por coronavírus. Também é difícil imaginar uma visita a uma casa de banho pública sem que imediatamente se use sabão. Usar sabão de boa qualidade ajuda a eliminar infeções da pele e não a resseca. Embora teoricamente pareça óbvio, vale a pena lembrar que este procedimento básico realmente elimina as bactérias e nos protege de muitas doenças.

Dispensador de sabão ou saboneteira - o que escolher?

A escolha depende realmente dos tipos de sabão preferidos: sabão líquido ou em barra? Sabões em barra são uma forma ecológica, embalados em caixas de papel. Desta forma, não se gera embalagem de plástico a cada utilização. No entanto, têm seus pontos negativos - após algumas lavagens, ficam moles e deixam de ter um aspeto estético. A água acumula-se na saboneteira, o que não é nem higiénico nem tem uma boa aparência.

O sabão líquido é mais conveniente por razões estéticas, pois mesmo a lavagem frequente das mãos não altera a sua aparência. Para dar um toque à casa de banho, pode-se escolher um dispensador de design que colocado na pia complementará o resto do ambiente.

Saboneteira com escorredor

Se gosta de lavar as mãos com sabão em barra, pode minimizar o problema da água acumulada na saboneteira, comprando um modelo com escorredor. Esta é uma solução conveniente, pois toda a água e o sabão dissolvido escorrem para baixo. Existem dois tipos de saboneteiras deste tipo: com recipiente e em forma de cestinho, que tem suportes de silicone fixados à parede. Estas saboneteiras também precisam de ser limpas, mas têm um aspeto muito estético e o sabão colocado nelas não se dissolve nem perde as suas propriedades.

Como cuidar da saboneteira?

A chave é a regularidade! As saboneteiras de vidro devem ser limpas quase sempre após lavar as mãos ou o rosto. Normalmente, água quente e esfregar o que pode estar seco são suficientes - muitas vezes na borda da saboneteira. Se houver calcário acumulado de grande quantidade de água, pode-se usar um produto profissional de remoção de calcário, mas geralmente produtos tão invasivos não são necessários. É mais difícil limpar saboneteiras pretas e escuras, pois o resíduo de sabão é mais visível nelas.

Na saboneteira também podem se acumular cabelos e poeira - quanto mais frequentemente for limpa, mais higiénico será usar o sabão que nela está - especialmente para lavar o rosto. O dispensador de sabão líquido também precisa ser limpo, pois o contacto com a água forma manchas. E recipientes com manchas, colocados na pia, geralmente não têm uma aparência estética. Para limpá-los, é melhor usar um agente de remoção de calcário suave, pois lavar apenas com água não removerá as manchas.

Lavar as mãos é um procedimento de higiene básico, que não requer convencimento. Deve-se lembrar que também é necessário limpar a saboneteira para que não se torne um local de acumulação de germes. Na maioria das vezes, só é necessária água, e para manchas mais persistentes, produtos químicos suaves.

Produtos relacionados

Pousar...