Já lá vai o tempo em que o espaço da cozinha era iluminado apenas com a ajuda de uma única lâmpada de teto. As cozinhas modernas podem orgulhar-se de formas inovadoras de iluminar pontos específicos, como o fogão, a bancada de trabalho ou a ilha da cozinha. É cada vez mais comum optarmos também pela iluminação debaixo dos armários com LED, que permite criar uma atmosfera única em qualquer divisão. Está a pensar como instalar uma fita LED na sua cozinha? Veja as nossas dicas, é realmente simples.
Porquê escolher fitas LED?
As fitas LED permitem iluminar convenientemente uma parte escolhida da cozinha, especialmente se as utilizarmos como iluminação debaixo dos armários. Permitem iluminar toda a superfície da bancada, o que facilita significativamente, por exemplo, a preparação de refeições. Vale também mencionar que a fita LED é uma solução muito económica, especialmente em comparação com as lâmpadas incandescentes tradicionais. É também uma forma muito prática de iluminar o interior, as tiras de LED podem ser instaladas mesmo onde não há fácil acesso à eletricidade, alguns modelos funcionam a pilhas.
A luz LED debaixo dos armários permite alcançar um efeito visual muito interessante, pois existe a possibilidade de ajustar a intensidade da luz, e pode optar por uma fita LED colorida, ajustando a cor da luz ao seu estado de humor. Colocar as lâmpadas na parte inferior do armário é a forma mais fácil de realçar móveis originais, enquanto a fita dentro do armário permite exibir um serviço de mesa elegante ou copos estilizados.
Iluminação LED - o que considerar antes de comprar
Antes de decidir comprar uma fita LED, deve considerar algumas características que este tipo de iluminação debaixo dos armários pode apresentar:
cor da luz emitida
potência luminosa da fita
comprimento da fita
Dependendo se deseja uma iluminação forte da bancada ou se procura apenas uma iluminação adicional na cozinha, pode escolher LEDs de diferentes potências. Quanto à cor da luz emitida, também é uma questão individual, alguns preferem luz neutra, outros escolhem uma tonalidade quente que lembra a cor do sol. O comprimento da fita deve ser ajustado ao comprimento dos armários de cozinha, mas geralmente as fitas podem ser cortadas e conectadas para alcançar o comprimento desejado.
A última coisa a lembrar antes de comprar é o acesso à instalação elétrica. Se planeia instalar iluminação debaixo dos armários longe da tomada mais próxima e não quer ter fios espalhados ao longo dos armários, escolha fitas alimentadas por bateria, é uma solução muito funcional que facilita a instalação da iluminação.

Instalamos a fita LED, passo a passo
A iluminação LED pode ser instalada por conta própria na parte inferior do armário, mas vale a pena adquirir os acessórios e ferramentas necessários para facilitar o trabalho. Portanto, deve equipar-se não apenas com fita LED, mas também com perfis e um transformador e cabo de alimentação adequados. A iluminação debaixo dos armários é geralmente instalada dentro de perfis de alumínio fixados ao fundo do armário. Normalmente, são perfis angulares fixados no local onde o armário encontra a parede. A instalação no perfil garante a segurança do uso deste tipo de iluminação, pois permite a dissipação adequada do calor gerado pelas lâmpadas.
Começamos o trabalho instalando a fita LED escolhida no perfil de alumínio adequado - a fita adere facilmente a ele. É melhor usar uma fita adesiva dupla face especial que garante a adesão ideal – geralmente é um componente do conjunto. O passo seguinte é conectar a fita LED ao transformador. A forma de fazer isso dependerá do transformador escolhido; na versão mais simples, os fios são apertados ao transformador, na versão mais avançada, deve soldá-los. E agora já pode fixar o perfil com a iluminação no local desejado na cozinha e conectá-lo à eletricidade ou colocar a bateria adequada no transformador. A fonte de luz nos móveis de cozinha, ou a iluminação debaixo dos armários LED bem distribuída, é uma excelente solução adequada para qualquer cozinha e, além disso, a iluminação da cozinha é muito prática, útil no dia a dia e ajuda durante o corte, cozinhado ou outras tarefas culinárias.