Triturador de lava-loiça: como funciona um triturador de resíduos de cozinha? Vale a pena? - Mexen
Triturador de lava-loiça: como funciona um triturador de resíduos de cozinha? Vale a pena?

O triturador de lava-loiça, também conhecido como triturador de resíduos, é associado por muitos à cozinha americana e a cenas de séries onde, durante a lavagem, os restos de comida são removidos diretamente do prato para a saída do lava-loiça. Isso não causa o entupimento do lava-loiça. Por quê? Porque um triturador de cozinha está instalado, lidando eficientemente com todos os resíduos de cozinha. Junto com a água, chegam ao esgoto resíduos muito bem triturados.

Triturador de lava-loiça – o que é e como funciona?

O triturador destinado a triturar resíduos de cozinha é um invento relativamente novo em Portugal, no entanto, cada vez mais pessoas decide instalá-lo na sua cozinha. Muitos países não apenas permitem, mas até exigem o uso de trituradores, pois isso permite eliminar praticamente totalmente os resíduos orgânicos. Desta forma, gera-se significativamente menos lixo.

A construção do triturador é muito simples, é feito de aço inoxidável, consistindo de um tubo onde são montados dois discos de corte. O dispositivo é ligado à eletricidade, e ao ligar o triturador, os discos giratórios cortam os resíduos inseridos em pedaços muito pequenos. Os resíduos triturados, junto com a água, vão para o esgoto. Não é preciso preocupar-se com a possibilidade de entupimento da saída, pois os restos triturados são realmente muito pequenos, significativamente menores do que aqueles que de vez em quando passam pelas aberturas da peneira padrão na saída.

O que pode colocar no triturador de lava-loiça?

Os proprietários de trituradores de lava-loiça recomendam-nos principalmente porque pode-se colocar neles praticamente todos os resíduos orgânicos. Começando pelos borras de café ou chá, passando por cascas de vegetais e frutas, cascas de ovos, sementes, folhas, fragmentos de plantas, flores murchas, até pequenos ossos. Basta inseri-los na abertura do triturador e ligar o aparelho. Depois, basta abrir a torneira de água fria e os restos triturados saem da saída do lava-loiça, fluindo diretamente para a tubulação de esgoto. A água simultaneamente arrefece o mecanismo do triturador.

Para evitar danificar o dispositivo, deve-se inserir principalmente resíduos orgânicos macios. Portanto, não se deve eliminar, desta forma, cascas de nozes ou grandes ossos. Além disso, não pode verter gordura quente no triturador, pois não é apenas pelo próprio aparelho, mas porque a gordura misturada com água pode endurecer, criando, com os resíduos triturados, um entupimento que bloqueia efetivamente o tubo de esgoto.

Instalação do triturador de lava-loiça

A instalação do triturador de lava-loiça é uma tarefa relativamente simples e a maioria das pessoas consegue fazê-lo sem necessidade de ajuda profissional. O mais importante é ter uma saída de esgoto com a largura adequada, que é geralmente de 90 mm. Portanto, se planeia instalar um triturador de resíduos de cozinha, deve considerar isso já na fase de compra do lava-loiça. Antes de começar a instalação, deve também familiarizar-se com dimensões como a altura do triturador, a distância da parte inferior do lava-loiça até a linha central da abertura de entrada, ou a largura do triturador.

A entrada do esgoto deve estar cerca de 5 cm abaixo da abertura do triturador. O dispositivo é inserido na abertura do lava-loiça, depois colocam-se as juntas, fixa-se o triturador e aplica-se a flange de vedação na fenda entre o triturador e as bordas da abertura do lava-loiça.

triturador de resíduos

Conheça os tipos de trituradores de lava-loiça

Todos os trituradores de resíduos disponíveis no mercado são dispositivos elétricos, diferenciando-se em características como: potência do triturador, dimensões de instalação, tamanho da câmara de trituração e ruído. No que diz respeito ao modo de acionamento, distinguimos:

  • triturador com tampa,

  • triturador pneumático,

  • triturador sem fio.

O primeiro é acionado automaticamente ao tampar o lava-loiça, o segundo é acionado por ar comprimido, e o último funciona com o uso de um controlo remoto. O tamanho da câmara, com que o triturador é equipado, é importante especialmente em situações em que se cozinha muito em casa e, consequentemente, se geram muitos resíduos que serão eliminados usando o triturador.

Triturador de resíduos – vantagens

Não vamos tentar convencê-lo de que o triturador de lava-loiça é um dispositivo absolutamente indispensável, e além disso, completamente isento de desvantagens, mas vale a pena considerar a compra de um triturador. Graças a ele, pode-se reduzir significativamente a quantidade de lixo produzido, o que pode resultar em taxas menores de coleta de lixo. Ou seja, é uma solução não apenas ecológica, mas também económica.

Além disso, o triturador de resíduos ajuda a manter a limpeza do lava-loiça, eliminando também a necessidade de limpar a peneira na saída e de remover restos que caíram na saída. O tubo que transporta os restos para o esgoto permanece limpo e, assim, não surgem maus odores. Este é mais um argumento a favor da instalação de um triturador de resíduos. No que diz respeito às desvantagens deste dispositivo, a mais importante é a necessidade de ter um lava-loiça adequado.

Pousar...