Como remover o calcário da sanita? Métodos comprovados para eliminar resíduos no WC - Mexen
Como remover o calcário da sanita? Métodos comprovados para eliminar resíduos no WC

As manchas amarelas e os resíduos de calcário são algo que certamente não melhora a aparência da sanita. Infelizmente, às vezes, devido à negligência e falta de limpeza regular da sanita, pode rapidamente aparecer sujidade difícil de remover nas suas paredes.

Felizmente, quando surge um feio resíduo no vaso sanitário, é possível agir eficazmente. Neste guia, vamos explicar como remover o calcário da sanita e quais são as melhores formas de se livrar rapidamente e eficazmente das manchas no WC.

De onde vem o calcário na sanita?

A maioria das sanitas são de cor branca brilhante, por isso qualquer sujidade ou resíduos de calcário são muito visíveis nelas. Qualquer pessoa que já tenha lutado contra resíduos persistentes certamente se perguntou de onde vêm? Existem várias causas possíveis. As mais frequentes são:

  • água dura – a água contendo muitos minerais, especialmente sais de cálcio, tende a formar resíduos nas paredes da banheira, lavatório e sanita. O depósito acumulado ao longo do tempo pode ser difícil de remover – especialmente abaixo da linha de água;
  • limpeza irregular do WC – negligenciar neste aspeto resulta no acúmulo de resíduos e manchas internas na sanita;
  • bactérias e fungos – se à água dura e à falta de higiene adicionarmos bactérias ou fungos, nas paredes do vaso sanitário podem surgir manchas e depósitos muito persistentes. Costumam ser acompanhados por um odor desagradável.

A limpeza regular da sanita não só ajuda a manter um nível adequado de higiene, mas também a estética do WC. Dependendo das necessidades e preferências, pode-se usar produtos prontos disponíveis em lojas de produtos de limpeza ou recorrer a soluções naturais para limpar e remover o calcário da sanita.

Como remover o calcário antigo da sanita?

A variedade de produtos destinados à remoção de calcário e resíduos da sanita é realmente impressionante. Os produtos químicos estão geralmente disponíveis em qualquer loja. Embora eficaz, não são inofensivos para o ambiente natural, pois contêm compostos químicos bastante agressivos. Felizmente, também existem muitos meios ecológicos que permitem limpar facilmente a sanita.

Muitas pessoas se perguntam se é possível remover o calcário da sanita com métodos caseiros. Sim! Os produtos caseiros são uma excelente alternativa aos produtos químicos de loja, permitindo remover com segurança o resíduo amarelo e o calcário que se acumula na sanita abaixo da linha de água. Aqui estão algumas das melhores, e seguras, maneiras de lidar com resíduos persistentes.

Como remover o calcário da sanita com vinagre?

Remover o calcário da sanita com vinagre é talvez a forma mais fácil e simples de devolver o brilho à cerâmica da casa de banho - especialmente porque o vinagre é um produto que provavelmente se encontra em todas as cozinhas.

Como remover o calcário da sanita? Despeje cerca de meio litro de vinagre na sanita e deixe por algumas horas - de preferência durante toda a noite. Em seguida, use uma escova de sanita para remover o calcário dissolvido. Após a escovagem, basta despejar a água.

No caso de calcário especialmente persistente, recomenda-se remover o máximo de água possível antes de despejar o vinagre - faça isso fechando a válvula e despejando a água. Isso permitirá que o vinagre atue em maior concentração, o que aumentará ainda mais sua eficácia. A única desvantagem deste método é o cheiro intenso de vinagre, que pode demorar um pouco a desaparecer do ambiente.

Como remover manchas de calcário na sanita com ácido cítrico?

Se não gosta do cheiro do vinagre, pode usar ácido cítrico como alternativa. Para isso, deve misturar ácido cítrico com água e despejar a solução pronta na sanita. Após pelo menos 30 minutos (quanto mais tempo agir, melhor o efeito) pode limpar a sanita com uma escova. O ácido cítrico amolece até mesmo o calcário persistente, permitindo que você o remova facilmente.

Um “bônus” adicional é a capacidade de branqueamento do ácido cítrico, que também ajuda a remover todas as manchas e amarelados que às vezes aparecem nas paredes do vaso.

Um efeito semelhante pode ser alcançado derramando na sanita suco de limão espremido juntamente com vinagre de maçã. Esta solução permite eliminar eficazmente o calcário, além de branqueá-lo e manter um aroma agradável.

Como remover eficazmente o calcário da sanita – bicarbonato de sódio e vinagre branco

O bicarbonato de sódio e o vinagre branco são talvez os métodos caseiros de limpeza mais usados – também são excelentes para remover o calcário da sanita. Deve-se misturar um copo de vinagre com cerca de ⅓ de copo de bicarbonato de sódio e despejar no WC.

Inicia-se uma reação química efervescente - a partir do momento em que a espuma se forma, deve-se aguardar cerca de 30 minutos. Nesse tempo, a mistura efervescente amolecerá e parcialmente destacará o calcário depositado na sanita.

Após o tempo de ação da solução, limpeza a sanita com uma escova, prestando especial atenção às áreas abaixo da linha de água.

Como remover calcário espesso das paredes da sanita?

Os produtos prontos para limpeza de sanitas geralmente têm uma consistência espessa, o que lhes permite aderir bem às paredes. No entanto, os produtos caseiros costumam escorrer rapidamente, podendo ser menos eficazes, principalmente em casos onde o calcário está grosso. Como remover o calcário da sanita nessas situações?

Nesse caso, pode-se recorrer a toalhas de papel e aos produtos caseiros de limpeza escolhidos. Deve-se colocar as toalhas por toda a superfície da sanita, e no caso de uma sanita com aro - também por baixo do mesmo. Em seguida, regá-las com vinagre, solução de vinagre de maçã e limão ou ácido cítrico diluído em água. Este compress deve ser deixado por pelo menos 30 minutos.

Depois, deve-se recolher todas as toalhas e jogá-las no lixo (!), e limpar o interior da sanita com uma esponja. Não se deve descartar toalhas de papel pela sanita, pois são muito espessas e, se usadas em grandes quantidades, podem entupir a tubulação.

Também pode usar bicarbonato de sódio misturado com água morna. Esta pasta deve ser aplicada na superfície a ser limpa - nas paredes da sanita e embaixo do aro. O bicarbonato seco é removido do vaso sanitário com uma esponja ou escova, juntamente com ele o resíduo e as manchas.

Como remover naturalmente o calcário da sanita – conclusão

Uma sanita limpa não é só uma questão de estética, mas também de saúde e segurança, tanto para você quanto para os outros moradores. Para mantê-la, deve-se remover regularmente a sujeira e as manchas frescas e prevenir a formação de resíduos. De tempos em tempos também é necessário remover o calcário que se deposita abaixo da linha de água e no aro da sanita.

No caso de limpeza regular da sanita, a remoção do calcário pode ser realizada utilizando métodos naturais, com produtos alimentares que se encontram em qualquer cozinha. Estes são:

  • vinagre branco,
  • ácido cítrico,
  • vinagre de maçã,
  • bicarbonato de sódio.

Os produtos mencionados funcionam bem individualmente ou em combinação - as soluções de vinagre, ácido cítrico e bicarbonato de sódio dissolvem eficazmente o calcário na sanita, removem manchas amarelas e restauram o brilho das superfícies limpas. Os métodos caseiros são tão eficazes quanto os produtos químicos, mas são muito mais baratos e significativamente mais seguros para você e para o meio ambiente.

Você sabia que…

…o calcário na sanita também pode ser facilmente removido com cola? O ácido fosfórico, que é um dos seus componentes, remove muito eficazmente o calcário da louça sanitária. Basta despejar um copo de refrigerante na sanita e, após uma hora, limpar o interior e despejar água.

Se deseja facilitar a limpeza da sanita, lembre-se de remover a sujeira regularmente. Vale a pena despejar, de tempos em tempos (durante a noite), vinagre ou solução de ácido cítrico diluído em água na sanita. Desta forma, você conseguirá evitar a formação de resíduos de calcário, e assim evitar a cansativa tarefa de esfregar o interior do sanitário.

Pousar...