O comutador da torneira da banheira é um elemento pequeno, mas muito importante da instalação sanitária, que permite a escolha livre entre o chuveiro e o banho na banheira. Quando notar uma torneira de banheira a pingar ou que o comutador sofreu um dano mecânico, vale a pena fazer reparações.
Aqui estão algumas dicas sobre como reparar o comutador da torneira da banheira. Siga e resolva o problema.
O que é necessário para substituir o comutador do chuveiro?
Muitas pessoas pensam que, se surgir um problema como uma torneira de banheira a pingar ou um comutador de água avariado, isso pode significar que chegou a hora de substituir a torneira danificada. No entanto, se gostamos de manter os nossos dispositivos por conta própria, podemos tentar reparar o comutador do chuveiro.
Para isso, vale a pena equipar-se com algumas ferramentas e acessórios úteis para a reparação da torneira da banheira. Aqui estão os mais importantes:
- chave Allen - para desapertar o comutador;
- chave inglesa - útil para desapertar elementos da torneira;
- lubrificante de silicone - sela e facilita o funcionamento do comutador.
Eventualmente, um novo comutador de chuveiro pode ser necessário - em muitas situações, é mais económico substituir toda a torneira do que tentar reparar apenas o comutador.
Na mexen.pt encontrará torneiras de banheira-chuveiro em várias cores e preços à escolha.
Etapas de substituição do comutador do chuveiro
Para reparar ou substituir o comutador do chuveiro, basta seguir as nossas instruções, todo o procedimento não deve demorar muito. Primeiro, verifique se o motivo da avaria não é uma vedação desgastada - às vezes basta trocá-la para que o comutador funcione corretamente.
O funcionamento resistente do comutador pode indicar também a acumulação de calcário - limpe os comutadores, utilizando um produto para a remoção de calcário. Vale a pena fazer a manutenção regular da instalação sanitária para evitar este tipo de problemas.
Se o comutador do chuveiro ainda não funcionar, provavelmente terá de substituí-lo. Para isso, feche a válvula principal que leva água à casa de banho e depois:
- usando a chave Allen, remova a tampa do comutador;
- desconecte os tubos que ligam o comutador do chuveiro à torneira - no caso das torneiras com termóstato, desconecte também os cabos elétricos;
- com a chave inglesa, desenrosque os parafusos que fixam o comutador na torneira;
- substitua o comutador do chuveiro por um novo;
- conecte os tubos do comutador e reinstale a sua tampa;
- abra a válvula de alimentação da torneira e verifique se tudo está a funcionar corretamente.
Como pode ver, para substituir o comutador do chuveiro na torneira da banheira, não precisa de um especialista. Basta dedicar algum tempo para cuidar da instalação sanitária da sua casa de banho.
Como reparar o comutador da torneira da banheira – conclusão
Uma avaria do comutador do chuveiro não significa necessariamente uma visita do canalizador; pode resolver o problema sozinho. Verifique se o problema não resulta de uma vedação danificada, acumulação de calcário ou "folga" na instalação da torneira.
Se tudo estiver em ordem e o funcionamento do comutador do chuveiro ainda deixar a desejar, terá de o substituir por um novo. Seguindo os passos acima descritos para a substituição do comutador do chuveiro, certamente conseguirá.