O silicone veda os espaços entre azulejos e o chuveiro ou banheira, mas com o tempo perde a sua aderência e, consequentemente, a estanquidade. Quando chega a hora de o substituir, surge a pergunta: "como remover o silicone antigo?". Embora seja um material fortemente resistente à humidade, em qualquer casa de banho ele acaba por se desgastar e deve ser substituído por uma nova vedação. Muitas vezes nos perguntamos: como e com o que remover o silicone sem danificar as superfícies ao redor e assegurar que possamos vedar novamente o local contra a humidade? No artigo de hoje, damos dicas sobre quais são os melhores métodos para remover silicone!
Controle regular, em primeiro lugar
Vale a pena começar por destacar que os locais onde o silicone sanitário é utilizado muitas vezes têm contato direto com a água - calor e humidade são um local ideal para o desenvolvimento de bactérias e fungos, razão pela qual devemos supervisionar regularmente (por exemplo, quando limpamos a casa de banho) os locais vedados. Com o tempo, o silicone se deteriora e perde as suas propriedades - deixa de ser estanque, racha e perde aderência. Além disso, simplesmente não é estético: o material amarela e aparecem manchas escuras de bolor, que não se conseguem remover com agentes químicos. Quando notamos que o silicone sanitário na nossa casa de banho começa a ter mau aspeto - é momento de remover o silicone antigo e vedar novamente os locais aplicando uma nova camada. Sugerimos com que produtos remover o silicone de forma a não danificar as superfícies ao redor e como preparar para aplicar uma nova camada deste material.
Com o que remover silicone: métodos básicos
Existem várias maneiras diferentes de remover silicone, mas elas se diferem por um facto essencial: se temos que remover um silicone antigo e seco, ou um recém-aplicado e mole. Em ambos os casos, as formas de remoção serão ligeiramente diferentes - silicone mole é definitivamente mais fácil de remover. Com o que remover silicone, usando métodos caseiros?
Como remover silicone - método caseiro
Se quiseres remover silicone que se espalhou sobre uma superfície dura e lisa, não terás muita dificuldade. Remover silicone mole, que foi recém-aplicado, requer apenas alguns passos simples:
- cobrir com uma grande quantidade de detergente líquido
- esperar alguns minutos
- remover o silicone com uma esponja, pano ou papel higiénico
Pronto! Não precisamos aplicar muito esforço para retirar silicone que ainda não secou. O caso é um pouco mais complicado com a vedação velha: como remover silicone que já endureceu há muito tempo?
Como remover silicone - métodos mecânicos
O silicone antigo é mais difícil de remover. Em primeiro lugar, devemos lembrar de não danificar a superfície da cabine de duche, banheira ou azulejos. Muitas vezes, usam-se ferramentas afiadas, como canivetes ou pequenas facas, para remover o silicone seco. Removemos delicadamente e com precisão o silicone antigo da superfície, lembrando-nos que, deste modo, infelizmente, não removeremos todo o silicone de uma só vez. Restos de silicone serão removidos depois, utilizando os produtos químicos adequados.
Com o que remover silicone sanitário - agentes químicos
Após uma remoção preliminar do silicone antigo com uma faca, passamos para remover os resíduos usando produtos químicos apropriados. Podemos utilizar:
- solvente tradicional
- produto para remoção de silicone
- agentes para dissolver silicone
De fato, o primeiro método é certamente mais rápido - praticamente todos nós temos solvente em casa. Um produto para remoção de silicone, bem como agentes químicos especiais que permitem remover silicone seco de azulejos cerâmicos e não só, estão disponíveis em qualquer loja de bricolage - ao utilizá-los, certifica-te de não estar alérgico a algum dos seus ingredientes. Um produto para remoção de silicone amolece-o, o que enfraquece sua aderência à superfície - desse modo, conseguiremos remover facilmente até mesmo os resíduos de silicone.
Os produtos especiais funcionam já em poucos minutos ou uma dezena de minutos: após este tempo basta recolher tudo com uma espátula e, em seguida, limpar a superfície com água morna - se necessário, a operação pode ser repetida. Convém lembrar que o produto para remoção de silicone pode causar fosqueamento de superfícies de plástico - é bom protegê-la com fita adesiva ou um pedaço de folha. Após remover o silicone antigo, secamos bem a área para aplicar uma nova camada.
Remoção de silicone - resumo
Como podes ver, existem vários métodos para remover silicone - tanto antigo quanto recém-aplicado. Podes usar itens que certamente tens em casa: uma pequena faca, solvente e detergente líquido. Se, no entanto, teme danificar as superfícies a limpar, recomendamos definitivamente a escolha de produtos profissionais para remoção de silicone.
Vale a pena lembrar de substituir o silicone quando notarmos que ele racha ou descola - assim evitamos um aspeto inestético e potenciais vazamentos em locais não vedados. Embora a remoção de silicone não seja excessivamente difícil, pode levar tempo.