Como deve ser o assento sanitário ideal? Pois bem! Um bom assento sanitário é um produto de significativa importância prática e decorativa. Proporcional em tamanho e forma, garantirá conforto ao usuário. Feito de material durável, durará anos. Em harmonia com o estilo do banheiro, aumentará seu apelo estético. No que mais devemos prestar atenção ao escolher um assento sanitário?
Quais devem ser as dimensões do assento sanitário?
O assento sanitário deve se ajustar perfeitamente à bacia do vaso, portanto, as suas dimensões são um parâmetro importante. A melhor maneira de comprar o modelo certo é desmontar o antigo assento sanitário e levá-lo à loja para comparação. Se isso não for viável por diversas razões, pode-se desenhar o contorno do antigo assento e usar esse modelo durante as compras. A última solução é medir o próprio assento seguindo as instruções a seguir:
- meça a largura no ponto mais largo do assento,
- meça o comprimento do ponto de fixação até o final do assento,
- meça o espaçamento entre as dobradiças para fixação.
Se não tivermos um assento antigo ou compramos apenas a bacia, devemos então fazer as medições diretamente na superfície da cerâmica. Medimos a largura tal como antes, o comprimento do centro do orifício de fixação até a extremidade do assento, e o espaçamento das fixações a partir do centro dos orifícios. Para evitar erros e poupar idas desnecessárias às lojas, é melhor comprar todo o conjunto de um único fabricante. Também é aconselhável escolher assentos equipados com dobradiças de metal, pois são muito mais duráveis do que as de plástico.
A forma do assento sanitário é importante
Ao escolher um assento sanitário para uma bacia já existente, devemos prestar atenção ao seu formato, já que as bacias diferem em aparência. Em geral, os modelos ovais dominam o mercado, embora os ovais possam variar bastante. Existem também bacias quadrangulares com lados ligeiramente alongados ou quadrados. Ao escolher um assento, devemos considerar sua funcionalidade, o estilo decorativo do banheiro e a facilidade de manutenção. Sabe-se que é mais fácil limpar um assento oval, sem recantos e fendas, do que um quadrado ou retangular.
Para que o assento se encaixe perfeitamente na bacia do vaso, deve-se optar por um da mesma marca que a bacia, formando um conjunto. Geralmente, para um modelo específico de bacia, o fabricante oferece vários modelos de assentos. Independentemente do tipo de produto escolhido, é importante lembrar que até mesmo pequenas diferenças na forma ou no tamanho do assento podem causar dificuldades em sua instalação estável. Um assento sanitário instável causa desconforto ao usar e pode se danificar facilmente. A maioria dos modelos oferece ajuste horizontal e vertical para adaptá-los à largura e ao comprimento da bacia, mas essa regulagem é limitada. Uma exceção são os assentos ovais universais, que têm dimensões médias e regulagem relativamente ampla das dobradiças.
De que materiais são feitos os assentos sanitários?
Os assentos sanitários são feitos de diversos materiais. Isso resulta em diferenças visuais, de qualidade, preço, durabilidade, resistência a arranhões e facilidade de limpeza. As variadas formas e cores dos produtos disponíveis no mercado permitem adequar o assento ao estilo decorativo de qualquer banheiro. Para fazer a escolha mais acertada, vamos conhecer melhor cada uma das opções:
Assentos de polipropileno
Polipropileno é um plástico macio usado na produção de assentos sanitários para a maioria dos modelos típicos de bacias cerâmicas. É popular por seu baixo custo e grande disponibilidade. Por ser leve e flexível, apresenta menor resistência. Sob maior carga, deforma-se facilmente e é propenso a arranhões. Um assento feito de plástico branco amarela rapidamente, por isso os fabricantes oferecem modelos em uma ampla gama de cores. No mercado, também estão disponíveis assentos de polipropileno com estampas decorativas, que podem animar a monotonia do interior do banheiro e impactar positivamente no seu design.
Assentos de duroplast
Duroplast é uma matéria-prima popular com propriedades sanitárias excepcionais. É duro, resistente a quebras e arranhões. Não deforma nem desbota. Os assentos de duroplast são frequentemente cobertos com revestimentos antibacterianos especiais, garantindo máxima higiene. Estes assentos geralmente vêm com dobradiças metálicas sólidas e duráveis, recomendadas por especialistas. Graças a um sistema de fixação robusto, o assento sanitário não muda de posição nem risca a superfície da bacia.
Assentos de MDF e madeira prensada vs. assentos de madeira
São substitutos mais funcionais dos assentos de madeira. Embora se pareçam com madeira, são na verdade uma imitação excelente. Ao contrário da alternativa mais nobre, não requerem uma conservação especializada e são fáceis de manter limpos. Como apresentam uma variedade em termos de design e cor, não é difícil combinar o assento com a cor dos azulejos e da cerâmica do banheiro. Assentos de MDF são mais baratos que os de madeira, mas não igualam os seus atributos visuais e de qualidade.
Assentos de resina de poliéster
Têm a forma de tampas translúcidas de gel. A capacidade de incorporar vários objetos neles permite obter efeitos decorativos interessantes com facilidade. São muito populares devido à excepcional durabilidade. Resistentes a danos, não requerem cuidados de higiene especiais.
Assentos de aço inoxidável
O aço inoxidável é caro, mas o assento sanitário feito deste material é extremamente elegante e praticamente indestrutível. Utiliza-se em banheiros de hotéis e restaurantes de luxo.
Quais são as vantagens dos assentos de fechamento suave?
Ao escolher um assento sanitário, é importante verificar se é de fechamento suave ou não. O assento de fechamento suave tem várias vantagens e é especialmente recomendado para banheiros utilizados por um número maior de pessoas, incluindo crianças:
- não gera o ruído associado ao fechamento brusco da tampa,
- protege a bacia do vaso contra rachaduras,
- um sistema especial de amortização evita danos ao assento,
- é seguro para crianças,
- aumenta o conforto ao usar o banheiro.