Sifão - discreto, mas um elemento extremamente importante da instalação de água e esgoto. Conectado à coluna de esgoto, tem a tarefa de drenar eficientemente a água usada do chuveiro. A instalação correta impede que odores desagradáveis e gases do esgoto entrem no banheiro. Ao planejar a instalação do chuveiro, vale a pena investir em um produto de alta qualidade que garanta um funcionamento eficaz. Abaixo apresentamos dicas a serem seguidas na escolha de um sifão para o chuveiro.
Sifão para chuveiro - critérios importantes de escolha
Os sifões de esgoto diferem entre si em forma, tamanho e tipo de material de que são feitos. Este último critério está relacionado à qualidade e preço. É importante que o sifão do chuveiro seja feito de material durável, mas ao mesmo tempo resistente à ferrugem. Isso nos protegerá do problema relacionado a vazamentos, que podem ocorrer em caso de uso excessivo do dispositivo.
Uma condição necessária também é ajustar a forma e o tamanho do sifão ao dispositivo instalado. Isso se deve principalmente à localização e método de instalação, altura do chuveiro, diâmetro do dreno e capacidade de vazão, bem como a possibilidade de conexão do transbordamento. Também é importante o método de desobstruir o sifão, pois, devido ao acúmulo de cabelos, resíduos de sabão, etc., ele requer limpeza frequente. Leia sobre o que deve ser observado e escolha um modelo que funcione sem falhas e sirva por um longo tempo.
Qual altura deve ter o sifão para o chuveiro?
Os sifões variam em altura - de cerca de 40 mm a mais de 100 mm - o que permite ajustá-los à profundidade do chuveiro e ao método de realização da instalação de esgoto. A altura do sifão que pretendemos comprar depende do local de instalação e da altura do dispositivo ao qual é destinado. Nossa tarefa é escolher um sifão para o chuveiro que caiba sob seu fundo ou sob a superfície do chão. Para chuveiros planos ou cabinas tipo walk-in, deve-se escolher sifões com a menor altura possível, por exemplo, 4 cm. Pode acontecer que a instalação do chuveiro exija escavar o chão para acomodar todo o dreno. Portanto, é bom planejar a compra dos elementos individuais já na fase de projeto do banheiro, ou seja, ao planejar o tipo de cabina de chuveiro e o modelo do chuveiro.
Um chuveiro alto, cuja profundidade ultrapassa 21 cm, pode ser equipado com um conjunto de escoamento um pouco mais alto com um sistema de transbordamento semelhante ao montado na banheira. Girar ou pressionar a placa do transbordamento fecha o escoamento de água do chuveiro. Isso é particularmente útil em banheiros onde há apenas uma cabina de chuveiro e não uma banheira. A construção moderna dos escoamentos garante proteção contra o refluxo de água e a saída de odores desagradáveis dos dutos de esgoto.
Capacidade de vazão do sifão para chuveiro
A capacidade de vazão do sifão desempenha um papel muito importante na escolha do mesmo. Deve ser ajustada à eficiência da torneira ou do painel de ducha, ou seja, levar em consideração a quantidade de água emitida pelos dispositivos instalados na cabina de chuveiro. Sifões para chuveiros diferem significativamente em capacidade de vazão. Pode variar de 30 a mais de 70 l/min. A quantidade de esgoto recebida não depende da altura do selo hidráulico, mas da sua construção e do tamanho da abertura de escoamento. As aberturas padrão têm diâmetro de 50 mm ou 90 mm. Todos os chuveiros, especialmente os planos, devem ter um sistema extremamente eficiente de remoção de água usada. Caso contrário, há risco de inundação do banheiro.
Se pretendemos instalar um chuveiro com chuva na cabina de chuveiro, devemos considerar o seu tamanho, e, portanto, a quantidade de água usada e a capacidade de escoamento. Grandes chuveiros de chuva podem usar até 40 l de água por minuto, portanto, será necessário um sifão com maior escoamento. Para chuveiros menores, que emitem cerca de 18 l de água por minuto, basta uma abertura de escoamento de diâmetro de 50 mm. Aplicação de escoamento de maior capacidade também é necessária em cabinas que possuem hidromassagem. Vale a pena considerar escoamento semelhante em chuveiros altos, que são usados como uma pequena banheira.
O método de limpeza do sifão é importante na escolha de um modelo específico?
Todos sabemos que o escoamento do chuveiro e o sifão são locais onde se acumulam muitos contaminantes. Para garantir o escoamento adequado dos resíduos e otimizar a capacidade de vazão, é necessário cuidar da drenagem adequada do sistema de esgoto. Como o sifão do chuveiro ou banheira está localizado sob a capa, ou seja, em um local de difícil acesso, é melhor escolher um modelo cujo limpeza seja descomplicada. Um exemplo disso é o chamado sifão de campânula. Caracteriza-se por uma baixa altura de construção. Pode, portanto, ser usado mesmo em chuveiros muito baixos. O mais importante é que este tipo de sifão pode ser desmontado e limpo por cima, removendo os componentes progressivamente.
Recomendável é o sifão tubular, também chamado de sifão autolimpante. Consiste em um único elemento, ou seja, um tubo dobrado em forma de "U" ou "S". Neste modelo, devido à sua construção horizontal, é mais difícil acumular contaminantes que poderiam obstruir o sifão. Cada passagem de água por ele provoca uma limpeza. Uma vantagem adicional desse tipo de sifão é a sua considerável capacidade. Devido a isso, que comportam uma maior quantidade de água, são mais resistentes ao secamento. Normalmente, têm um diâmetro menor que o do encanamento, portanto, tudo o que consegue passar por eles não ficará preso em outros lugares.