Como escolher uma boa torneira de cozinha? - Fabricante Polaco Mexen - Mexen
Como escolher uma boa torneira de cozinha?

Embora cada vez mais pessoas tenham uma máquina de lavar loiça em casa, o lavatório tradicional é um elemento totalmente indispensável na cozinha: enxaguar rapidamente os pratos, produtos alimentares, ou até limpar elementos da cozinha. O lavatório é uma parte obrigatória de qualquer cozinha, e com ele: uma torneira de cozinha bem escolhida. Este elemento da instalação deve ser uma escolha ponderada - não só deve durar muitos anos, mas também deve atender bem às nossas necessidades. As torneiras de cozinha estão disponíveis numa gama extremamente ampla de modelos, acabamentos e modelos: sugerimos como escolher uma torneira de cozinha!

Tipos de torneiras de cozinha

A oferta atualmente disponível no mercado de vários modelos pode causar vertigem: poderia parecer que escolher uma torneira é uma coisa fácil e simples, mas não é assim tão fácil! Muito depende do tamanho da nossa cozinha, do próprio lavatório, bem como das funções que a torneira deve cumprir. Em termos de tipo de montagem, distinguimos dois tipos de torneiras:

  • torneiras de montagem de bancada: são instaladas no orifício do lavatório ou diretamente na bancada. Este é o modelo mais comum - a sua instalação não é difícil e as ligações flexíveis para água fria e quente são conectadas sob o lavatório ou bancada. Além disso, o tamanho da torneira e dos orifícios é unificado, pelo que não há problemas na troca da torneira por uma nova.
  • torneiras de parede: este tipo é montado diretamente nas ligações de água quente e fria que saem da parede. A popularidade desta solução está a diminuir ano após ano, e é principalmente escolhida por pessoas que trocam a instalação sem renovar toda a canalização.

Outro tipo de distinção entre torneiras são os manípulos: existem torneiras de uma e duas manípulos. No caso da torneira de cozinha de um manípulo (como o próprio nome indica), com um único manípulo regulamos tanto a temperatura da água quanto a intensidade do fluxo. Esta torneira pode ser operada com uma mão, o que a torna uma solução decididamente mais conveniente do que a torneira de dois manípulos. No caso desta última, há duas alavancas - uma para a água quente e outra para a água fria, e com cada uma delas regulamos a intensidade do fluxo de água. Este tipo de torneira está a ser cada vez menos utilizada - a maioria de nós escolhe soluções convenientes.

Qual torneira de lavatório escolher - lembrar da praticidade!

Estás a pensar em qual torneira de cozinha escolher? Lembremo-nos de que, neste caso, o aspeto da praticidade é extremamente importante: a torneira na cozinha é usada muito frequentemente - para lavar pratos, alimentos, elementos maiores (como grandes tabuleiros de bolos ou recipientes refratários). Muitas vezes também é aqui que enchemos bacias ou baldes - uma excelente solução é uma torneira de cozinha com bica extensível! Este tipo de torneira está equipado com uma mangueira extensível, geralmente com um comprimento entre 1 a 1,5 metros. Com isto, mesmo num lavatório de uma cuba, podemos lavar uma grande frigideira, panela ou tabuleiro de biscoitos - a bica permite controlar o fluxo de água a 360 graus, por isso é uma boa ideia optar por este modelo, especialmente numa pequena cozinha. Além disso, estas bicas permitem lavar rapidamente lugares de difícil acesso, bem como facilitar o enchimento de baldes ou bacias.

Torneira de cozinha: resumo

Ao escolher uma torneira para a sua cozinha, devemos prestar atenção a vários aspetos importantes:

  • funcionalidade (fluxo de água regulável, fácil manuseio, perlador adicional que torna a água mais aerada),
  • qualidade de construção (componentes adequados, cartucho cerâmico),
  • aparência (torneiras prateadas clássicas, ou pretas ou cromadas, para interiores modernos).

A escolha de uma torneira de cozinha pode ser um grande desafio - no entanto, esperamos que o nosso guia tenha esclarecido as suas dúvidas!

Produtos relacionados

Pousar...