Os conjuntos de sanita removem os resíduos utilizando água e depois transportam-nos através do tubo de descarga para a estação de tratamento ou fossa séptica. Após a descarga da sanita, o autoclismo é automaticamente preenchido até atingir um determinado nível no tanque. Para evitar transbordamentos, um flutuador é instalado no tanque, que controla o nível da água. Este é o princípio básico de funcionamento da descarga e de todo o processo de descarga a ela associado. Como pode ver, a descarga é um mecanismo complexo! O problema surge quando o mecanismo de descarga fica danificado. Vamos agora verificar como consertar um autoclismo com fugas e restaurar o funcionamento eficaz da sanita.
Funcionamento do autoclismo - o que deve saber?
O autoclismo compacto padrão, disponível em conjunto com a sanita, consiste em duas válvulas - de enchimento e de descarga. A primeira serve para fornecer água ao autoclismo, e a segunda - para descarregar a sanita; a descarga funciona ao pressionar o botão de descarga, que esvazia o conteúdo do recipiente. Uma parte muito importante do mecanismo é o flutuador que flutua na superfície da água e fecha a válvula. Para evitar que a água transborde na sanita, é instalado em cada sanita um sino que fecha a válvula de descarga.
Reparação de um autoclismo com fugas - por onde começar?
Se observar mesmo pequenas fugas, não ignore! Um autoclismo a pingar é não só irritante, como pode gerar contas de água enormes. Imagine que a água, durante 24 horas por dia, escorre em um fio fino pela sanita. Quanto mais tempo você ignorar a falha, maior a probabilidade de o fluxo se expandir e o contador rodar cada vez mais rápido. Por onde começar?
- Desligue a válvula de enchimento.
- Remova a tampa e descarregue a sanita - após bloquear a válvula, a água não deve voltar a encher no mecanismo de descarga.
- Tente encontrar a válvula de saída (geralmente localizada no centro).
- Desaperte as porcas sob o autoclismo.
- Para trocar as juntas, empurre-as com uma chave de fendas e coloque novas peças.
Flutuador - problemas mais comuns
O fluxo contínuo de água para o autoclismo é um sinal que pode indicar uma posição inadequada do flutuador. Se estiver muito alto, a válvula de enchimento permanece mal fechada, fazendo com que a água continue a vazar pelo extravasamento para a sanita. Corrigir essa falha envolve alterar a posição do flutuador. Para restaurar o funcionamento correto do mecanismo, basta remover a tampa superior do tanque (às vezes também desparafusar o botão de descarga) e, com a ajuda de um parafuso de plástico, colocar o flutuador na altura ideal.
Não desanime se as primeiras tentativas forem sem sucesso - algum dia vai conseguir! E se não conseguir, provavelmente ocorreu um dano no flutuador. Se, apesar das tentativas de reparo, não conseguiu restaurar a posição desejada do flutuador, tem duas opções - substituir a válvula ou recorrer ao serviço de um canalizador para consertar a válvula de enchimento.
Reparo autónomo ou ajuda de um técnico?
Se não se sente capaz e teme cometer um erro na instalação de um novo mecanismo, chame um técnico. A compra dos materiais necessários para substituir a válvula não irá sobrecarregar o seu orçamento - nas lojas de materiais de construção encontrará conjuntos de boa qualidade, cujo preço não ultrapassa 20-30 zł. Antes de fazer a compra, preste atenção ao diâmetro do tubo de conexão.
Na oferta dos fabricantes de acessórios para louças sanitárias, encontrará modelos cujo diâmetro do tubo de conexão é de 1/2 ou 3/8 polegadas. Quando já possui o equipamento necessário, feche o abastecimento de água e remova a tampa do autoclismo. Lembre-se de se precaver contra pequenos derramamentos! Leve consigo um recipiente para recolher a água acumulada. Após desmontar a válvula defeituosa, instale a nova e ligue o tubo de abastecimento de água. Ao finalizar, lembre-se de ajustar o nível do flutuador.