O tampo do vaso sanitário é mais do que um complemento estético para o banheiro. Este elemento discreto é fundamental para manter a funcionalidade do banheiro e a coesão do acabamento do banheiro. Ao escolher o modelo apropriado, não limite-se apenas ao tamanho - forma e cor são igualmente importantes. No entanto, antes de explorar as ofertas de mercado para componentes de acabamento de banheiro, determine as dimensões exatas do aro.
Como determinar as dimensões de um novo tampo de vaso sanitário?
Para determinar as dimensões do tampo, meça a distância entre os centros dos furos de fixação (espaçamento das dobradiças). Em seguida, meça a distância entre os centros dos furos de fixação e a borda dianteira da sanita. Por último, meça a largura da sanita entre as bordas externas no ponto mais largo. Com base nesses dados, será possível escolher um tampo que se ajuste perfeitamente à forma da tigela e seja confortável de usar. Um tampo muito pequeno deslizará e deformará, enquanto um muito grande pode dificultar o uso confortável do banheiro.
Como escolher o tampo certo do vaso sanitário sem medir?
Se tem receio de que as medições feitas não sejam precisas, pode recorrer a outro método seguro para escolher tampo de vaso sanitário - desenhá-lo em papel ou cartão. O método é muito simples e baseia-se em desenhar o contorno do orifício interno e externo do tampo. Isso é muito mais conveniente do que levar o velho tampo à loja e compará-lo com modelos selecionados. Além disso, ao apresentar o contorno ao vendedor, pode esperar ajuda profissional na escolha de modelos não tradicionais. Talvez na sua tigela de WC caiba um tampo de forma não convencional?
Escolhendo tampos para uma nova sanita - por onde começar?
Se comprou uma nova sanita sem tampo e não pode aplicar o método "desenhar", faça medições na tigela do banheiro. Antes de começar a recolher dados, verifique se o fabricante não oferece um tampo específico para o modelo de sanita escolhido. Ao escolher produtos compatíveis, pode estar seguro de que se adaptarão perfeitamente e garantirão total conforto no uso do banheiro. Se aposta em soluções universais, certamente apreciará tampos em polipropileno, que é um plástico macio e flexível. No entanto, lembre-se de escolher modelos de um fabricante confiável, pois tampos de plástico baratos são pouco resistentes a arranhões e facilmente danificados. Não tenha medo de experimentar - em vez de tampos brancos tradicionais, opte por modelos com estampas, pretos ou mantidos em cores intensas - planeie um interior de design enriquecido com acessórios originais.
Tipos de tampos de sanita - uma visão geral dos modelos típicos
Os tampos de sanita podem ser feitos de diferentes materiais que variam em aparência, durabilidade e facilidade de limpeza. Embora o mercado seja dominado por tampos em polipropileno e plásticos macios, modelos não convencionais, como aros de madeira, estão a tornar-se cada vez mais comuns. A madeira é um material que é extremamente agradável ao toque, flexível e, ao mesmo tempo, constitui uma decoração fenomenal para o interior. Um tampo de sanita de madeira de fechamento lento? Por que não!
Para escolher a tampa de sanita adequada, não tenha medo de experimentar formas e materiais. Se gosta de um design minimalista, escolha tampos de resina de poliéster, nos quais podem ser incorporados objetos, ou de aço inoxidável, com os quais pode criar um interior inspirado no estilo industrial. As possibilidades de arranjos são ilimitadas e tudo depende das suas preferências individuais. Escolha materiais que durem muitos anos e que não mostrem sinais de desgaste devido ao uso intenso.