O problema com a estanqueidade do sifão debaixo do lava-louças é comum para muitas pessoas. Nem sempre é causado pelo mesmo fator, por isso cada caso deve ser tratado individualmente. Vale a pena, no entanto, verificar as causas mais típicas, pois excluí-las permitirá que encontremos uma solução mais rapidamente. Se o sifão estiver realmente entupido, o melhor é chamar um especialista que avalie quão bloqueados estão os canos.
Sifão do lavatório – o que faz com que a água vaze?
As razões para diferentes falhas relacionadas com vazamento de água podem ser muitas. A maioria delas é causada pela montagem incorreta de certos elementos. Em outros casos, toda a situação é responsabilidade de uma vedação já desgastada, que permite que a água passe livremente. Outras vezes, o problema é causado por um sifão rachado, que precisa ser substituído. Outra razão pode ser simplesmente uma estrutura mal apertada. Neste caso, basta usar as ferramentas certas e apertar todos os componentes.
Dependendo de quais canos compõem a estrutura, as primeiras razões a serem eliminadas podem ser diferentes. Por exemplo, se os canos forem de plástico, o problema pode estar nas vedações e porcas. Nesse caso, é útil desparafusá-las e levá-las à loja como modelo. Após comprar novas peças, elas devem ser parafusadas e verificado se a situação melhorou. Ao considerar a possível causa, procure em fóruns online usuários que criaram tópicos semelhantes. Com isso, há a chance de encontrar informações relevantes. Talvez alguém tenha exatamente o mesmo sifão e lava-louças em casa, tornando mais fácil explicar a situação.
Sifões de lavatório vazando – o que fazer nessa situação?
Se notar que a água começou a vazar na sua cozinha, lide com o problema o mais rápido possível para evitar um agravamento. Negligenciar o problema quando estão apenas gotejando algumas gotas pode, um dia, se transformar em um problema mais sério. Portanto, se perceber que algo não está funcionando corretamente, investigue o quanto antes. O problema de um sifão com fugas, localizado debaixo do lava-louças, não é, afinal, uma questão muito complicada, que você poderia resolver sozinho. Nessa situação, chamar ajuda hidráulica não é necessariamente obrigatório.
Na internet, encontrará muitos usuários que explicaram claramente como trocar uma vedação ou vedar um sifão. Com a ajuda deles, certamente resolverá o problema rapidamente. No entanto, se constatar que nenhuma solução produz efeito, entre em contato com um serviço de emergência hidráulica que certamente o ajudará com este problema.
O que pode fazer sozinho?
- Primeiro, interrompa o fluxo de água.
- Pode temporariamente fechar o dreno com uma porca ou permitir que a água restante no lava-louças escoe. Isso resolverá imediatamente o problema da água se espalhando, mas também bloqueará a capacidade de usar o lava-louças. Assim que eliminar a fonte de água, examine o espaço debaixo do lava-louças.
- Consegue ver algumas causas externas que podem ter causado a falha? Se não vir, prepare-se para corrigir isso por si mesmo.
- Pode empregar soluções temporárias que permitam que esqueça o problema por algum tempo, mas também pode conduzir uma pequena reforma e substituir peças específicas como o sifão, as vedações ou outros elementos da construção – a lista de ações a fazer depende do que falhou (podem ser canos, vedações, etc.).
Sifão sob o lava-louças e a troca de vedação
A causa mais típica de goteiras em canos e vazamento de água é uma vedação já desgastada, que não está mais bloqueando a passagem da água. Neste caso, a solução do problema não é tão complicada assim e pode ser resolvida de forma simples. Comece fechando o fornecimento de água, para não abrir a torneira acidentalmente durante a troca da vedação. Antes de fazer isso, deixe um pouco de água correr para localizar o exato local do vazamento. Quando souber onde está o vazamento, desparafuse a porca onde está a vedação de silicone.
Se tiver em casa uma vedação na medida certa, o problema será resolvido rapidamente. Caso contrário, terá que ir até a loja comprar uma nova no lugar da antiga. Leve a vedação velha para escolher a nova corretamente. Devolva tudo à sua forma original, apertando a porca. Abra a torneira e deixe uma pequena quantidade de água escorrer. Observe se a situação melhorou. Normalmente, uma vedação obsoleta é a causa do problema, por isso, ao trocá-la, a situação deve ser resolvida.
Outra situação que pode causar vazamento de água é um problema com o sifão. A questão é um pouco mais complicada se foram observados danos mecânicos no sifão. Neste caso, substituir o componente é recomendado, mas nem sempre temos essa possibilidade. Neste caso, é útil usar silicone para vedar temporariamente a rachadura, por onde a água vaza. Fitas adesivas fortes e duráveis também podem ajudar. Obviamente, esses são métodos "emergenciais", pois se algo realmente rachou ou ficou frágil, deve ser substituído por uma nova peça.