Conheça as classes de resistência ao desgaste dos painéis vinílicos. Este tipo de piso é uma escolha comum para casas e locais públicos. Representa uma alternativa moderna aos pavimentos clássicos. Os painéis vinílicos são valorizados por seus excelentes parâmetros técnicos e durabilidade acima da média. Para escolher os melhores painéis vinílicos entre a vasta oferta de muitos fabricantes, vale a pena verificar qual a importância da classe de resistência ao desgaste dos painéis.
O que saberá com este artigo?
Se deseja fazer uma compra responsável de painéis de chão, preste atenção à classe de resistência ao desgaste e à utilidade do material. A funcionalidade e durabilidade do piso que irá colocar em sua casa têm grande importância. Deste artigo, irá saber:
-
Qual é a melhor classe de resistência ao desgaste dos painéis vinílicos.
-
O que a classe de utilidade dos painéis vinílicos influencia.
-
Do que deve lembrar ao escolher painéis para casa.
O que é a classe de resistência ao desgaste dos painéis vinílicos?
A classe de resistência ao desgaste dos painéis, em termos simples, define a sua resistência ao uso. Isto é particularmente importante quando o piso é instalado em locais de grande tráfego, como espaços públicos ou salas de aula. No entanto, se desejar investir em uma classe superior de resistência ao desgaste para sua casa, está a tomar uma excelente decisão. Quanto maior a dureza dos painéis, mais anos os poderá usar sem problemas.
Cada fabricante realiza diversos testes antes de disponibilizar os painéis de chão, para confirmar a resistência ao desgaste do produto. Os painéis são avaliados numa escala apropriada e recebem uma classe de resistência:
-
AC3 — adequados para divisões de baixo e médio tráfego. Os painéis podem ser usados em quartos e escritórios domésticos.
-
AC4 — todos os painéis vinílicos disponíveis na nossa oferta têm esta classe de resistência ao desgaste. Pode aplicar este acabamento de piso em áreas de tráfego médio, como residências e espaços comerciais de intensidade moderada. Verifique se os painéis vinílicos são adequados para casas de banho.
-
AC5 — atende aos padrões mais elevados e é adequado para espaços de alto tráfego, como edifícios comerciais, corredores e escritórios. São resistíveis ao uso intenso.
-
AC6 — esta é a classe mais alta de resistência ao desgaste dos painéis de chão. Funcionam muito bem em condições comerciais, em diferentes tipos de divisões de tráfego elevado.
Espessura da camada de desgaste dos painéis vinílicos
É especialmente importante saber qual a espessura da camada de desgaste do piso vinílico:
-
0,2 - 0,3 mm — o piso pode suportar baixo tráfego e tem pouca resistência ao desgaste. Contudo, adequa-se bem para casas e apartamentos.
-
0,4 - 0,5 mm — em termos de classe de resistência, tem uma resistência média ao desgaste. Estes pisos são usados em espaços comerciais de tráfego leve a médio, como lojas.
-
0,6 - 0,7 mm — tem a maior resistência ao desgaste. É ideal para superfícies de uso comercial.
A classe de resistência ao desgaste por si só não é suficiente para garantir que os painéis vinílicos tenham a durabilidade que deseja. Abaixo, leia sobre a igualmente importante classe de utilidade.

O que define a classe de utilidade dos painéis vinílicos?
A classe de utilidade dos painéis vinílicos informa o propósito e os ambientes onde são mais eficazes. Eis a divisão mais popular:
-
Classe 21 — os pisos vinílicos podem ser aplicados em divisões de pouco tráfego, como residências e apartamentos.
-
Classe 22 — os painéis funcionam bem em divisões de tráfego moderado, especialmente em quartos e quartos de dormir.
-
Classe 23 — os pisos vinílicos são adequados para uso doméstico e áreas de tráfego intenso.
-
Classe 31 — os painéis de chão podem ser escolhidos para uso temporário, de intensidade média. Funcionam bem em quartos de hotel, pequenos escritórios e salas de conferências.
-
Classe 32 — o piso é adequado para uso normal, com intensidade de exploração padrão. A classe de utilidade 32 define que os painéis são ideais para escolas primárias, halls de hotel, escritórios.
-
Classe 33 — os painéis podem suportar maior intensidade de uso. Podem ser usados em locais de utilidade pública, comerciais e de serviço de tráfego muito intenso.
-
Classe 42 — painéis vinílicos industriais para indústrias leves, de tráfego médio.
É muito importante saber que os pisos vinílicos podem atender aos requisitos de várias classes simultaneamente. Graças a isso, o piso se torna versátil, de alta qualidade e pode durar muitos anos.
Por que deveria haver painéis vinílicos na sua casa?
Os painéis vinílicos são resistentes a danos e arranhões, além de fáceis de limpar. São à prova d'água, antiestáticos, antiderrapantes e garantem proteção contra incêndios. Se está a considerar se painéis vinílicos e aquecimento por piso radiante são uma boa combinação, temos ótimas notícias para si — sim. O aquecimento de piso radiante não é uma contraindicação para o uso de piso vinílico. Além disso, ao usar esta solução em casa, obterá alto conforto, graças ao isolamento acústico do ambiente. Veja como instalar os painéis vinílicos por conta própria.
Após a leitura deste artigo, lembre-se dos seguintes pontos:
-
Os painéis vinílicos disponíveis na oferta da Mexen têm a classe de resistência ao desgaste AC4.
-
A espessura da camada de desgaste entre 0,5 - 0,7 mm indica que os painéis vinílicos têm resistência adaptada ao uso comercial. No entanto, também podem ser usados em espaços domésticos sujeitos a danos. Os painéis da oferta Mexen têm 0,55 mm de espessura.
-
Os painéis vinílicos Mexen são resistentes a danos e arranhões, fáceis de limpar, à prova d'água, antiestáticos e antiderrapantes.