Qual o aquecedor elétrico que consome menos energia? - Mexen
Qual o aquecedor elétrico que consome menos energia?

Aquecedores elétricos são dispositivos que transformam energia elétrica em calor por meio de diferentes métodos e tecnologias. Funcionam com base na conversão de energia elétrica em energia térmica, que é então emitida para o ambiente com o objetivo de aumentar a temperatura do espaço. Existem diferentes tipos de aquecedores elétricos, cada um com suas próprias características que afetam não só a aparência ou eficiência, mas também o consumo de energia.

No post abaixo, discutimos a questão de qual aquecedor elétrico consome menos energia e qual deles será a melhor escolha do ponto de vista do orçamento doméstico.

Conheça os principais tipos de aquecedores elétricos

Aquecedores elétricos são uma solução ideal onde não é possível instalar outras fontes de calor, além de serem eficazes para aquecer adequadamente um determinado ambiente.

Atualmente, estão disponíveis os seguintes tipos de aquecedores elétricos:

  • aquecedores convectivos - funcionam com base na convecção, ou seja, a circulação natural do ar no ambiente. O aquecedor aquece o ar que entra em contato com seus elementos de aquecimento, fazendo com que o ar mais quente suba e o ar mais frio desça, resultando em melhor circulação e aquecimento uniforme do ambiente. Os elementos de aquecimento podem ser feitos de diferentes materiais, como cerâmica, que acumula calor e o libera lentamente;
  • aquecedores a óleo - são aquecedores que utilizam óleo como meio de transferência de calor. O óleo, aquecido por um elemento de aquecimento dentro do aquecedor, circula em um circuito fechado, distribuindo calor uniformemente por toda a superfície do dispositivo. O calor é então emitido para o ambiente principalmente por radiação, mas também por convecção. Aquecedores a óleo são silenciosos e podem manter o calor por um longo tempo, mesmo após serem desligados;
  • aquecedores halógenos - operam com base em radiação infravermelha. Utilizam lâmpadas halógenas para gerar calor, que é emitido diretamente sobre as pessoas e objetos no alcance do aquecedor. O efeito de calor é sentido imediatamente após ligar o dispositivo. Aquecedores halógenos são especialmente eficazes para aquecer pequenos espaços ou como fonte adicional de calor.

Qual aquecedor consome menos energia?

Mesmo os modernos aquecedores elétricos não são as soluções mais econômicas, mas também aqui é possível distinguir modelos mais ou menos vantajosos. Se quiser verificar quanta energia um determinado tipo de aquecedor consome, verifique as informações na placa do dispositivo.

Por exemplo, placas com as inscrições 500, 2000, ou até mesmo 5000 W indicam quantos watts o aquecedor consumirá por hora. A conta final de eletricidade, no entanto, não se refere apenas à potência do dispositivo, mas também ao tempo de uso durante o período de faturação.

Pode até ser que aquecer um espaço com um pequeno aquecedor de 250 W seja mais caro do que com um de 1500 W.

Aquecedores convectivos

Convectores são considerados dispositivos de baixo consumo de energia, pois o calor produzido é gerado pela circulação de ar aquecido. É uma das soluções mais populares e frequentemente utilizadas, especialmente eficaz em pequenos ambientes que desejamos aquecer rapidamente.

O aquecedor convectivo opera com base no fluxo de ar gravitacional, o que significa que o ar frio entra na parte inferior do aquecedor e, após ser aquecido, é emitido para fora - como mencionado anteriormente ao discutir os tipos de aquecedores.

Os convectores modernos são equipados com um ventilador de ar quente que rapidamente distribui o ar quente pelo ambiente. Geralmente, são pequenos aquecedores portáteis que complementam as fontes de calor existentes, permitindo alcançar um conforto térmico ideal. O consumo de energia depende principalmente da potência do aquecedor.

Aquecedor elétrico a óleo

Se você quer aquecer efetivamente o ar em uma sala, mas não espera um efeito imediato, pode optar pela compra de um aquecedor a óleo. O óleo especial dentro do aquecedor é aquecido pela energia elétrica gerada. O óleo transmite a temperatura para a carcaça do aquecedor, que por sua vez libera o calor para o exterior.

A maior vantagem desses aquecedores é que eles emitem calor mesmo por um longo período após serem desligados. Os aquecedores a óleo levam relativamente muito tempo para aquecer e, durante esse tempo, consomem muita energia. No entanto, como são aquecedores radiantes, irradiando calor por muito tempo após serem desligados da tomada, essa solução é bastante econômica e permite obter conforto térmico a um preço razoável.

Aquecedor cerâmico

No caso do aquecedor cerâmico, o elemento de aquecimento é um painel cerâmico especial localizado dentro da carcaça. O painel aquece rapidamente e armazena eficazmente o calor, que é então liberado para o exterior. Graças a isso, o aquecedor cerâmico, assim como os modelos a óleo, continua a aquecer por algum tempo após ser desligado da energia.

Nos aquecedores desse tipo, a maior parte da energia é consumida durante a inicialização e aquecimento do aquecedor. Posteriormente, o consumo de energia se mantém em um nível mais baixo, permitindo manter o painel cerâmico em temperatura constante.

Como escolher um aquecedor elétrico para um cômodo específico, de forma econômica?

O consumo de energia de um aquecedor elétrico depende não apenas do seu tipo, mas também de vários outros fatores, como:

  • temperatura desejada do ambiente,
  • tamanho do cômodo,
  • nível de isolamento do edifício.

Um dos fatores mais importantes que influencia a capacidade de atingir a temperatura ideal é ajustar a potência do aquecedor à área específica que se deseja aquecer. Antes de fazer as compras, calcule a potência necessária do aquecedor.

Cálculo da potência necessária do aquecedor

Cada aquecedor elétrico tem uma potência específica, que deve ser ajustada ao volume do espaço. Especialmente se desejamos manter uma temperatura constante em um nível específico, em vez de apenas aumentar temporariamente. Assumimos que, para cada metro quadrado de um ambiente com altura de 2,80 m, a demanda de aquecimento é de 85 W.

Portanto, para aquecer um cômodo de, por exemplo, 20 m2, é necessário investir em um aquecedor elétrico de 1700 W. Quanto mais alta for a temperatura desejada no cômodo, maior deve ser a potência do aquecedor.

Em edifícios e cômodos bem isolados, todos os tipos de aquecedores elétricos funcionarão bem.

Qual aquecedor elétrico consome menos energia - Conclusão

É difícil apontar definitivamente qual aquecedor elétrico econômico funcionará melhor em sua casa. O mesmo se aplica ao consumo de energia. Isso depende de muitos fatores diferentes. Portanto, ao procurar o dispositivo de aquecimento certo, deve-se prestar atenção não só à potência, mas também à forma como será usado.

Se estiver procurando por um dispositivo que ajude a manter a temperatura do cômodo relativamente constante, uma boa escolha será um aquecedor com painel cerâmico, bem como um aquecedor a óleo. Um aquecedor radiante emite calor agradável por muito tempo após ser desligado.

Por outro lado, se precisar de um aquecedor que ajude a alcançar rapidamente uma temperatura alta, opte por um aquecedor convectivo ou um termoventilador. O ar frio entra no aquecedor, permitindo um rápido aquecimento da sala, que infelizmente esfria rapidamente após o dispositivo ser desligado. A vantagem desse tipo de aquecimento é que ele tem um consumo de energia relativamente baixo e permite um rápido aquecimento do ar.

Pousar...