As lojas de artigos sanitários oferecem uma riqueza de designs, cores e formas de torneiras de cozinha. Cada vez mais, podemos encontrar produtos feitos de vários materiais e em estilos diferentes. Os modelos de torneiras com formas futuristas, equipados com acessórios que facilitam o trabalho na cozinha, chamam a atenção. A escolha da torneira deve ser bem pensada, especialmente quando se organiza um espaço com ilha de cozinha ou se instala a pia em um local incomum. Que tipo de torneira escolher? Como ajustar a forma da bica às nossas necessidades e ao lavatório que temos?
A forma e o tamanho da bica da torneira de cozinha são importantes
Os parâmetros aos quais devemos prestar atenção são principalmente a altura, a forma e o comprimento da bica, pois são fatores decisivos para o conforto de uso da torneira de cozinha. É importante que tenha um grande alcance, o que permitirá um trabalho confortável em ambas as cubas do lavatório. A altura da bica também é relevante. Deve ser ajustada às dimensões do lavatório. Uma bica muito baixa dificultará lavar grandes utensílios ou encher baldes ou garrafas altos com água. Uma bica alta permite maior liberdade de movimento na área de lavagem, mas pode causar respingos. Se a bica for muito curta, a água não atingirá o centro da cuba, o que pode causar desconforto ao lavar ou até inundar a bancada da cozinha.
Qual forma pode ter uma torneira de cozinha?
A bica da torneira pode ter a forma das letras L, C, S, U e F. As mais populares e mais altas em sua classe são as em forma de L e F, pois combinam com pias padrão com cubas de 12 a 14 cm de profundidade. Bicas mais baixas, como as do tipo S ou C, são adequadas para cubas com mais de 14 cm de profundidade. Vale a pena seguir a regra de escolher bicas planas para pias profundas e largas, e bicas curvas para pias menores e rasas. Isso permitirá direcionar o fluxo de água com precisão para o centro da pia e evitará inundar a bancada da cozinha.
Estão muito na moda as bicas flexíveis (parecendo uma mangueira na forma da letra J invertida), que têm a capacidade de "memorizar" a posição estabelecida. No mercado, também estão disponíveis bicas planas que emitem um fluxo de água amplo. No entanto, esses produtos, devido à wilo relativamente curta, são usados mais frequentemente em banheiras ou lavatórios.
Torneiras de cozinha - o que mais considerar ao comprar?
A forma e o alcance da bica escolhida também devem levar em conta o tamanho e a construção do lavatório, a profundidade das cubas e o posicionamento da torneira em relação à janela ou aos armários suspensos. É importante que a bica seja fácil de manter limpa. Naturalmente, ao escolher a bica, temos em mente principalmente a ergonomia e a funcionalidade da torneira, mas as questões visuais também são cada vez mais relevantes.
Pensemos também na cor da bica da torneira, para ajustá-la à cor e ao estilo da divisão. Isto não é difícil, pois os fabricantes oferecem várias cores de bicas. Uma combinação hábil de todos os aspectos fará com que a cozinha se torne uma divisão elegante e agradável de se usar.
Critério de escolha das torneiras de cozinha em função do método de instalação
Um critério importante na escolha de torneiras para qualquer cozinha é o método de instalação. Podemos distinguir entre torneiras de parede e de bancada, também chamadas de torneiras de coluna:
- torneiras de parede - fixadas diretamente às conexões de água quente e fria saindo da parede. A popularidade desta solução está diminuindo. A oferta é dirigida principalmente a clientes que substituem uma torneira existente por uma nova sem reformar a instalação hidráulica. Para trocar uma torneira de parede por um modelo de coluna, é necessária uma modernização da condução, o que já envolve uma renovação considerável da cozinha.
- torneiras de coluna - são modelos mais modernos fixados em um buraco da bancada ou nas bordas do lavatório. A água quente e fria é fornecida por conexões flexíveis ligadas à torneira. A substituição deste tipo de torneira por outro modelo não apresenta grandes problemas, pois seu tamanho e o diâmetro dos furos são padronizados.
Funções adicionais e convenientes das bicas
A torneira do lavatório deve ser prática. A funcionalidade da torneira geralmente é determinada pela bica equipada com funções que facilitam o uso da torneira. Um exemplo pode ser uma torneira com bica extensível, que permite direcionar o fluxo a qualquer lugar. A bica extensível também permite encher recipientes fora da cuba do lavatório. Um elemento prático que permite economizar água é o arejador. Ele funciona como uma pequena peneira localizada na extremidade da bico. O fluxo de água que passa pelo arejador é aerado, resultando em uma redução do fluxo e, consequentemente, economiza água.
As torneiras termostáticas proporcionam grande conforto e economia de energia e água. Com botões especiais, é possível ajustar o fluxo e a temperatura da água. As mais modernas estão equipadas com displays originais que informam sobre a temperatura da água. Atualmente, também estão disponíveis torneiras sem contato, que se ativam quando um objeto, como uma mão, está próximo. São muito econômicas. No entanto, este tipo de torneira é raramente utilizado acima do lavatório, sendo mais frequentemente aplicado em banheiros, especialmente em edifícios de uso público.