A sanita e o autoclismo são partes das instalações sanitárias que, além da sua função prática, podem definir a direção do design interior. Se optares por um design moderno e preferires soluções elegantes, certamente apreciarás os conjuntos embutidos minimalistas com botões de descarga elegantes. Descobre quais soluções funcionam melhor na tua casa de banho, quais se adequam ao quadro embutido e quais às soluções mais tradicionais.
Autoclismos em design tradicional e moderno
Os mecanismos de descarga antigos, acionados por puxar uma corrente ou pressionar um botão embutido, estão gradualmente a ser substituídos por autoclismos modernos embutidos. Contrariamente às aparências, não se trata apenas de questões estéticas - as soluções tradicionais geram maiores custos porque os utilizadores não têm a possibilidade de regular a quantidade de água utilizada.
Outra questão importante é a higiene - os autoclismos de plástico antigos são difíceis de manter limpos e, após pouco tempo de uso, apresentam-se pouco atraentes. Ao optar por um quadro embutido, não só aumentarás a atratividade do espaço da casa de banho, mas também reduzirás o consumo de água em até 50%! E quanto a possíveis avarias? Não te preocupes! Tanto num caso como no outro, a maioria das reparações envolve a substituição da junta da válvula de descarga ou a mudança da posição da boia.
Autoclismos de casa de banho - tipos e características
Um dos tipos mais populares de autoclismos é o de descarga inferior e superior, montado com uma sanita adequada. Uma vantagem importante desta solução é o baixo custo de aquisição dos componentes - a sanita e o tanque podem ser de diferentes fabricantes. Os autoclismos de plástico são leves e baratos, o que é especialmente importante na montagem de descarga superior. No caso de um sanitário com descarga inferior, é possível montar botões cerâmicos que regulam a quantidade de água utilizada.
Autoclismo em módulo compacto
Outro tipo de mecanismo é o autoclismo em módulo compacto, que permite a instalação de um botão duplo. Infelizmente, esta solução é completamente impraticável em espaços pequenos - tanto a cisterna como a sanita são bastante grandes, o que pode dificultar a sua instalação.
Autoclismo embutido
O claro favorito no ranking é o autoclismo embutido - pequeno, instalado por trás da parede e muito discreto. Para a sua instalação, é necessário um quadro embutido e um botão de descarga de água. Feito de cromo ou aço inoxidável, disponível em várias variantes de cor, higiénico e confortável de usar, pode tornar-se um complemento decorativo estético e transformar completamente o aspeto do espaço.
Autoclismos embutidos para casa de banho - em que prestar atenção?
Estás a planear renovar a casa de banho, mas tens dificuldade em escolher os acessórios certos? Lembra-te de que os autoclismos embutidos estão disponíveis em diferentes capacidades, dos quais os mais recomendáveis são 7,5 e 9 litros. Se pretendes poupar a longo prazo, escolhe um botão de descarga duplo, que permite ajustar individualmente a quantidade de água utilizada ao usar a sanita.
Que reservatório embutido escolher?
Ao escolher um conjunto embutido, presta atenção à cisterna - reservatórios planos e de peça única ocupam menos espaço, o que os torna mais adequados para espaços pequenos. Os reservatórios fabricados com a tecnologia de moldagem por sopro são os menos propensos a avarias. Se quiseres ter a certeza de que o conjunto da sanita é totalmente compatível e funcional, confia num fabricante comprovado, como a Mexen, onde podes adquirir tanto a sanita como os quadros embutidos com acessórios. Escolhe uma solução abrangente e cria uma casa de banho que siga as tendências modernas.