Armários de casa de banho - quais escolher? - Mexen
Armários de casa de banho - quais escolher?

Hoje em dia, temos uma vasta escolha de materiais para a casa de banho. Não se trata apenas de azulejos ou da cor das paredes. Podemos optar por qualquer mobiliário feito de diferentes materiais e em cores maravilhosas. Os acessórios que escolhemos para a nossa casa de banho também desempenham um grande papel. Podemos escolher tapetes coloridos, plantas em vasos ou velas aromáticas, que não faltam nas lojas.

Material ideal para o armário

Temos muitos materiais à escolha. Um deles é o folheado. Nada mais é do que fragmentos de madeira natural de poucos milímetros, com os quais se cobrem as placas de mobiliário. Os exigentes podem escolher entre 200 tipos de madeira. No entanto, as mais utilizadas são a faia, o carvalho, o freixo, a nogueira ou o pinho. As placas folheadas parecem madeira real e podem ter vários acabamentos - brilhante, mate e semi-brilho. Ao escolher móveis folheados para a casa de banho, deve-se lembrar que devem estar protegidos com um verniz especial que os proteja da humidade. Outra solução são os móveis laminados. A placa MDF laminada é extremamente resistente a altas temperaturas e danos mecânicos. O laminado é um chamado material termoplástico, que ""é prensado"" na superfície da placa. Vale a pena saber que os móveis laminados podem delaminar-se com a água.

Móveis acrílicos reforçam bastante a placa de mobiliário, tornando o equipamento extremamente resistente ao desgaste, a riscos e muito fácil de limpar. Este tipo de acabamento é um deleite para os amantes de arranjos de design modernos - pois o acrílico é caracterizado por um alto coeficiente de brilho. Como se pode adivinhar, os móveis acrílicos são ideais para pequenas casas de banho. A superfície brilhante do equipamento amplia opticamente esses espaços. Os móveis folheados, são móveis folheados. Uma grande vantagem dos móveis folheados é também a sua alta resistência à humidade, danos mecânicos e o fato de serem muito fáceis de limpar. Além disso, a película de PVC oferece possibilidades incríveis de arranjo. Os fabricantes de móveis folheados oferecem aos clientes uma ampla gama de cores e padrões. Os frontais dos móveis podem parecer madeira maciça ou impressionar com padrões extravagantes multicoloridos.

Placas HPL

As placas HPL têm ganhado grande popularidade. Podem ser usadas em espaços onde há alta humidade. Funcionam melhor em tais condições. São frequentemente usadas por designers para construir móveis de banho e espaços comerciais, como recepções em saunas ou piscinas. As placas HPL são feitas de material laminado, que se obtém ao combinar papel especialmente tratado e resinas de alta qualidade. A resina é um material interessante para a indústria de mobiliário, devido à sua resistência à humidade, o que é um critério importante, por exemplo, para mesas. É produzida em algumas plantas, geralmente em árvores coníferas. Encontra-se em espaços intercelulares especiais ou veias de resina, sendo produzida pelas células secretoras envolventes.

A cor da nossa resina depende da cor da árvore. Dependendo do tipo, as resinas são usadas em diversos campos. Algumas são usadas em farmacologia como medicamentos ou ingredientes para a produção de medicamentos, outras são usadas para produzir colofónia natural, goma-laca e terebintina (usadas, entre outros, na fabricação de tintas e vernizes). Na China, há 3 mil anos, as resinas eram usadas para produzir laca. Além disso, as resinas são matérias-primas para a produção de cosméticos, plásticos e muitos outros produtos. Na Sibéria, as resinas de espécies de larício locais são colhidas para mastigação - segundo os fabricantes, têm propriedades de limpeza e desinfeção da cavidade oral. Como se pode ver, a resina tem muitas aplicações. O mesmo acontece na indústria de mobiliário. Ao escolher o nosso armário de casa de banho, podemos considerar de que material ele deve ser feito. Se respondemos a essa pergunta e sabemos o que procurar, agora temos outros passos a seguir para que a nossa casa de banho fique bonita e muito funcional.

Mobiliário lacado

Para muitos, o mobiliário lacado de alto brilho é sinónimo de elegância moderna. Sem dúvida, há algo nisso, pois as frentes brilhantes não só adicionam caráter e estilo aos interiores, mas também se encaixam perfeitamente em tendências de luxo como glamour ou art déco. A única preocupação para os proprietários de móveis brilhantes é a sua manutenção. A maioria dos móveis lacados de alto brilho é coberta com uma película de proteção especial. No entanto, poucas pessoas sabem que, depois de remover a película, as frentes dos móveis devem passar por uma espécie de ""quarentena"". Primeiro de tudo, não devem ser lavados com detergentes por pelo menos um mês. Se retirarmos a película muito cedo, podemos danificar os nossos móveis. É claro que os móveis com película não são tão bonitos como sem ela, mas às vezes vale a pena esperar um pouco e deixar a película, especialmente se tivermos crianças pequenas ou animais de estimação em casa. Infelizmente, é fácil danificar os móveis lacados.

É bom dedicar algum tempo a ver os vários tipos de acabamentos dos móveis de casa de banho e a observar quais composições de soluções os arquitetos de interiores propõem. Não se deve ignorar nenhum fator na esperança de que toda a casa de banho seja o mais adaptada possível às necessidades da nossa família. Descobre-se que poucas pessoas escolhem mobiliário lacado para as suas casas de banho. Embora sejam bonitos, devido à dificuldade de manutenção e rápida deterioração, podem ser considerados pouco práticos. Nas casas de banho, são mais comuns os móveis tradicionais, que não têm brilho, mas têm uma aparência limpa e são práticos. Uma solução menos prática, mas muito estética, são os móveis em branco. A vantagem é que ampliam a nossa casa de banho, mas são um pouco problemáticos de limpar.

Pousar...