Bidé - para que serve na casa de banho? - Mexen
Bidé - para que serve na casa de banho?

As funções do bidé são cada vez mais apreciadas pelos clientes que decoram as suas casas de banho. O maior interesse por este produto faz com que os fabricantes também dêem mais atenção a este tipo de equipamentos sanitários, oferecendo soluções modernas e muito funcionais. Os bidés disponíveis no mercado são práticos e têm um design interessante, pelo que são não só úteis, mas também combinam perfeitamente com o estilo em que o espaço foi decorado. Portanto, se está a decorar uma casa de banho ou a planear a sua renovação, talvez valha a pena considerar um bidé elegante e funcional, que será um elemento prático e um complemento elegante para uma decoração de interiores moderna. Para que serve um bidé? É difícil a sua instalação? Que modelo escolher? Tentaremos responder a estas perguntas no artigo.

O que é um bidé e como usá-lo

O bidé clássico é muitas vezes confundido com a sanita. Não é de admirar, pois tem uma forma, acabamento e, muitas vezes, até cor semelhantes. A função principal do bidé é lavar-se após usar a sanita e manter a higiene das áreas íntimas. Esta é também uma das razões pelas quais os bidés são geralmente colocados ao lado da sanita. Estes sanitários são geralmente feitos de cerâmica sanitária e estão disponíveis em versões vitrificadas e não vitrificadas. Este material é considerado altamente durável e resistente a vários tipos de danos e riscos - a cerâmica sanitária também suporta bem mudanças bruscas de temperatura e não é afetada por agentes químicos ácidos e alcalinos. Muitos modelos disponíveis no mercado também têm um revestimento especial que previne eficazmente o aparecimento de resíduos de calcário ou ferrugem - o que torna a limpeza do bidé menos demorada e muito mais fácil.

O bidé era antigamente chamado de pônei, o que não é difícil de adivinhar, pois o nome provém da posição assumida ao utilizá-lo. Pode-se sentar de costas ou de frente para a torneira do bidé, embora o segundo modo seja considerado muito mais confortável, permitindo um uso livre da torneira, ajuste do fluxo e temperatura da água e uma lavagem mais completa.

É difícil instalar um bidé

A instalação do bidé não é das mais difíceis e lembra muito a montagem de uma sanita clássica. No entanto, ao escolher ambas as soluções, é importante lembrar-se de manter uma distância adequada entre elas, de pelo menos 30 cm. Para instalar corretamente um bidé, é necessário fornecer uma instalação com água quente e fria, criar uma conexão de esgoto adequada, instalar um sifão adequado e montar uma torneira de bidé ou um bidé portátil. O procedimento de instalação difere dependendo de se trata de um bidé suspenso ou de pé - este último é fixado diretamente à parede ou ao chão. Um bidé suspenso pode ser instalado de duas maneiras - a primeira envolve fixá-lo diretamente à parede, a segunda requer o uso de uma estrutura embutida, que é então revestida com azulejos.

Em muitos casos, a instalação de um bidé é impossível, por isso vale a pena considerar alternativas. Num caso de uma casa de banho com uma área reduzida, uma torneira com uma pega tipo bideta, ou uma popular bideta portátil, é uma excelente solução - é um elemento da torneira com um chuveiro separado, que permite usar a função de bidé enquanto está sentado na sanita. A bideta tem um uso multifuncional - permite uma limpeza mais fácil da sanita, lavar os sapatos ou encher um balde com água. Uma alternativa interessante são também as inovadoras tampas de sanita laváveis e sanitas laváveis.

Bidé suspenso tradicional

O bidé clássico desempenha a função padrão em atividades diárias, ou seja, ajuda a manter a limpeza e higiene das áreas íntimas. Desempenha a função da chamada lavadora, onde sem a necessidade de tirar toda a roupa se pode lavar as partes íntimas para manter a higiene adequada. O dispositivo é muito conveniente e complementa toda a mobília da casa de banho.

Os bidés tradicionais são cada vez mais utilizados em casas de banho modernas e de grandes áreas. Fazem com que a casa de banho pareça mais elegante e estética, e também é mais fácil manter a limpeza do corpo e da casa. Vale a pena instalar o bidé junto à sanita, isso ajuda a usar confortavelmente ambos os elementos. O bidé suspenso é ideal para casas de banho de pequenas dimensões. Além disso, facilita a manutenção do dispositivo limpo.

Bidé com chuveiro de mão

Os fabricantes estão cada vez mais a montar duches de mão nos bidés clássicos, que ajudam ainda mais a manter a higiene íntima. Com o chuveiro de mão pode-se também limpar rapidamente o bidé. Esta solução tem muitos usos, sendo eficaz não apenas nos cuidados com as partes inferiores do corpo.

Um chuveiro de mão montado no bidé também é útil durante a limpeza da casa de banho. Com ele pode-se encher rapidamente um balde com água e lavagem para o chão. Com o chuveiro de mão sobre o bidé pode-se limpar a roupa suja, lavar os pés. O bidé é um dispositivo muito prático que é útil para muitas atividades do dia a dia. Vale a pena considerar a instalação de um bidé na sua casa de banho e desfrutar da sua praticidade. Uma opção adicional é o duche de mão, que facilita o cuidado diário consigo mesmo.É um elemento que gradualmente começa a ganhar mais popularidade.

Bidé 2 em 1

O bidé 2 em 1 combina bidé e sanita. Este tipo de bidés é mais frequentemente escolhido por pessoas preocupadas com o meio ambiente, pois reduzem a quantidade de água descarregada. Bidés 2 em 1 são excelentes para pequenas casas de banho, onde é muito importante economizar espaço. Em casas de banho maiores, a utilização de um bidé 2 em 1 permite o uso do espaço livre de outras maneiras e utilizá-lo para outros dispositivos sanitários. Este tipo de bidé é também uma solução brilhante para casas de banho onde ele é raramente usado.

A combinação do bidé com a sanita facilita o uso da casa de banho para as crianças, que estão a começar a sua educação no funcionamento diário. A criança, desde tenra idade, aprenderá a utilizar a sanita e, ao mesmo tempo, adotará hábitos positivos no uso do bidé para manter a higiene íntima. Para alguns, a combinação do bidé com a sanita será uma solução genial, para outros, será algo desnecessário, por isso, é importante dirigir-se às necessidades e ao conforto próprios ao tomar decisões. O bidé 2 em 1 deve facilitar o cuidado diário do corpo, mas também tornar o uso do banheiro ainda mais agradável.

Elemento prático e complemento estiloso

O bidé clássico não precisa ser apenas um elemento prático de equipamento, mas também pode ter uma função decorativa - um modelo que combina com o estilo da casa de banho adicionará elegância à casa de banho e fará com que ela fique mais moderna e funcional. Os fabricantes de cerâmica oferecem uma ampla variedade de soluções diferentes em cor, padrão e forma - cada vez mais se afastam do branco universal em favor de combinações de cores mais ousadas. Na oferta de marcas conhecidas, encontrará sanitários tanto em tons mais suaves (bege ou azul claro) quanto em modelos que chamam a atenção com cores mais ousadas, incluindo produtos em grafite, azul-marinho e até preto elegante. No entanto, vale destacar que nem sempre será possível comprar um bidé colorido "de imediato" - muitas vezes será necessário esperar que o modelo escolhido seja importado para a loja pelo fabricante.

Os elementos de equipamento da casa de banho, incluindo os bidés, muitas vezes seguem as modas que mudam constantemente - os fabricantes de cerâmica e acessórios de casa de banho conhecem isso bem e estão sempre a seguir as últimas tendências de interiores, oferecendo-nos uma ampla gama de modelos que combinam com quase todos os estilos de acabamento conhecidos. Na oferta de marcas conhecidas, encontraremos então bidés modernos - de forma minimalista e em cores incomuns, modelos em estilo retro - impressionantes com formas angulares e branco apagado e produtos clássicos criados para pessoas que, em primeiro lugar, valorizam a funcionalidade.

Pousar...