Como descalcificar um autoclismo? - Fabricante Polaco Mexen - Mexen
Como descalcificar um autoclismo?

Nenhum de nós consegue imaginar uma sanita moderna sem uma sanita e um autoclismo correspondente. Diariamente, várias vezes, descarregamos impurezas sem pensar muito no funcionamento do autoclismo. É um dos elementos que facilitam a vida, mas às vezes pode acontecer que o vaso sanitário deixe de funcionar como deveria e surja um problema durante a descarga. No entanto, não é necessário chamar imediatamente um canalizador, às vezes basta descalcificar o autoclismo sozinho.

Como funciona um autoclismo?

Antes de proceder a um reparo por conta própria, é aconselhável conhecer brevemente o funcionamento do autoclismo para que a limpeza não leve ao seu dano. Não é um mecanismo particularmente complicado. Os elementos mais importantes são duas válvulas que permitem o enchimento e esvaziamento do reservatório do autoclismo. Um elemento importante de cada autoclismo é o flutuador, que abre e fecha a válvula de descarga, evitando o escoamento descontrolado da água.

Ao pressionar o botão de descarga, a água flui para a sanita e a válvula que traz a água garante que o autoclismo seja reabastecido. Este simples mecanismo funciona bastante bem, mas com o tempo pode começar a emperrar. Nesta situação, o reservatório pode não encher até o nível adequado ou pode começar a vazar. A causa mais comum dessa falha é o acúmulo de calcário nos diversos componentes do autoclismo.

Como remover facilmente o calcário do autoclismo?

No caso de o autoclismo começar a emperrar e a água não escorrer corretamente para o vaso, pode-se suspeitar que dentro dos mecanismos do autoclismo apareceram depósitos de calcário. Este é um problema bastante comum, especialmente se a sua casa estiver abastecida com água dura, rica em minerais que se depositam como calcário. Felizmente, é bastante fácil limpar o autoclismo com métodos caseiros. Os métodos caseiros são seguros para o ambiente, e os resíduos da descalcificação podem ser jogados no esgoto.

Ao abrir a tampa do reservatório, pode-se descobrir que ele está simplesmente sujo e que as paredes e os componentes do autoclismo estão recobertos de calcário. Vale a pena, nesta situação, recorrer a uma solução que consiste em água quente e vinagre ou ácido cítrico dissolvido em água. Normalmente, um copo de vinagre é suficiente, mas se houver uma quantidade particularmente grande de calcário, pode-se usar uma quantidade maior de vinagre. A solução é despejada após a descarga da água e deve ser deixada por algumas horas ou até durante a noite. Depois pode-se proceder à limpeza com uma escova, que remove facilmente o calcário amolecido e os depósitos de toda a cisterna.

Como prevenir o acúmulo de calcário no autoclismo?

Cuidar regularmente do autoclismo pode prolongar significativamente sua vida útil e garantir a higiene e segurança no WC. Portanto, vale a pena lembrar de limpar não só a sanita, mas também de remover os depósitos que podem aparecer no reservatório. Para limpar o autoclismo, basta dedicar apenas alguns minutos, e é aconselhável fazê-lo pelo menos uma vez a cada seis meses.

O bicarbonato de sódio e o vinagre provavelmente estão disponíveis em qualquer casa, mas também pode usar pastilhas especiais, que permitem remover eficazmente tudo o que se acumula dentro do autoclismo. Com a ajuda delas, você removerá rapidamente a sujeira, depósitos de calcário e bactérias que podem crescer no vaso sanitário. Outro argumento a favor é que não é necessário usar escova.

A limpeza do vaso sanitário não deve terminar apenas na lavagem com água limpa da sanita. Vale a pena, de vez em quando, olhar para o reservatório e também cuidar da superfície interna. A remoção regular de depósitos garante o funcionamento sem problemas do vaso, além de minimizar os diferentes tipos de falhas que podem ocorrer se os depósitos de calcário danificarem a vedação ou entupirem o dreno.

Produtos relacionados

Pousar...