Como fazer a escolha certa - sanita compacta? - Mexen
Como fazer a escolha certa - sanita compacta?

O que é uma sanita compacta? É uma solução prática 2 em 1 composta por uma sanita e um reservatório de água integrados num sistema único. As sanitas compactas podem ser divididas em várias categorias, como: tipos de sistema de descarga, tipos de construção da sanita e tipo de esgoto. Todos esses elementos influenciam como a sanita irá desempenhar a sua função na casa de banho. Após eliminar os sistemas que não funcionam, pode-se passar a escolher uma sanita com a aparência adequada. Apesar da crescente popularidade das sanitas suspensas, esta solução também tem os seus adeptos – as maiores vantagens das sanitas compactas são: instalação fácil e preços atrativos, que certamente não arruinarão o orçamento doméstico.

Tipos de sistemas de descarga

As sanitas compactas têm dois tipos de descargas: start/stop e sistema de dois botões. A opção “start/stop” permite dosar a quantidade adequada de água durante a descarga – o primeiro pressionamento faz com que a água comece a fluir e o segundo pára o fluxo de água a qualquer momento. O sistema de dois botões consiste na escolha de um deles – o primeiro libera 3 litros de água do reservatório e o segundo 6 litros de água.

Economizar água é um tema muito importante nos dias de hoje, por isso vale a pena começar a pensar nisso, mesmo em atividades tão mundanas como o uso diário da sanita – o primeiro passo pode ser a escolha do tipo certo de descarga. Ambas as opções permitem uma economia significativa de água – o sistema de botão duplo permite-nos controlar melhor essa economia, pois decidimos quanta água será usada em cada descarga. No segundo caso, os intervalos são rígidos e sempre que o botão correspondente é pressionado, a quantidade apropriada de água é usada. Vale a pena analisar estas duas opções. O sistema de dois botões ajuda a controlar as economias quando há crianças pequenas na família que usarão o botão pequeno para economizar água – tal abordagem desde tenra idade aumenta a consciência ecológica e ensina as crianças a terem atitudes pró-ambientais.

Construção da sanita compacta

As sanitas produzidas atualmente são feitas de materiais de alta qualidade – diferem apenas na forma, o que está relacionado com a especificidade de uso e limpeza da sanita. De acordo com a construção, as sanitas de chão podem ser divididas em: sanitas com aro, sem aro, com prateleira ou tipo funil. A escolha de uma opção específica depende das necessidades e preferências dos usuários, por isso é importante saber o que se espera da sanita que queremos instalar na nossa casa de banho.

Uma sanita com aro é uma solução padrão, mas que não está isenta de desvantagens – uma delas é a acumulação de sujidade e bactérias dentro do aro, o que dificulta significativamente a limpeza e a manutenção de um nível apropriado de higiene na casa de banho. O modelo sem aro é uma abordagem inovadora aos sanitários que se tem tornado cada vez mais popular entre clientes de muitas lojas de equipamentos e cerâmicas para casa de banho – tal solução facilita a manutenção da sanita limpa e previne o crescimento e a propagação de bactérias. Por outro lado, uma sanita com prateleira limita os salpicos durante o uso, pois os dejetos não caem imediatamente na água. A sanita tipo funil não tem prateleira, o que a torna menos problemática de limpar – os dejetos entram diretamente no circuito e uma descarga de água geralmente é suficiente para limpar a sanita. Cada uma dessas soluções tem as suas vantagens e desvantagens, portanto antes de escolher uma opção específica, vale a pena reconsiderar qual delas funcionará melhor na nossa casa de banho.

Tipo de esgoto em sanitas compactas

As sanitas compactas podem também ser divididas de acordo com os tipos de esgoto – os fabricantes oferecem sanitas com esgoto vertical, horizontal ou universal. A escolha de um variante específico depende do tipo de encanamento na nossa casa de banho – determinar o tipo de esgoto é extremamente importante e evita complicações posteriores devido à má adaptação da cerâmica. Questões tão importantes devem ser decididas no início da arrumação da casa de banho, facilitando as decisões de acabamento subsequentes.

Escolhemos uma sanita com esgoto horizontal, também chamada de modelo de Poznań, quando o esgoto está localizado na parede. O modelo com esgoto vertical (também conhecido como sanita de Varsóvia) é usado quando o esgoto está no chão. A terceira opção é o esgoto universal, que funciona bem em ambos os casos – essa opção, no entanto, é a menos escolhida.

O tamanho importa

Um dos critérios de escolha, que tem grande importância na hora das compras, é o tamanho da sanita compacta – o produto deve caber proporcionalmente ao tamanho da sala, o que é particularmente importante em casas de banho de pequenas dimensões. Primeiro deve-se medir a sanita compacta, prestando atenção especial ao seu comprimento (a distância entre a borda frontal e a parede) – se for muito curta, não encaixará adequadamente na parede, se for muito comprida, impedirá a instalação correta da cerâmica.

Pousar...