Bidé - elemento obrigatório das casas de banho nos países do Extremo Oriente, atualmente aparece cada vez mais também em casas de banho portuguesas. É um dispositivo prático que facilita a preocupação com a higiene íntima e eleva o padrão do banheiro. Os fabricantes oferecem bidés de chão e suspensos. Qual modelo escolher? Como escolher a torneira adequada? Onde instalar o dispositivo para garantir um acesso conveniente e conforto durante o uso?
Bidé de chão ou suspenso?
O bidé, a sanita, os lavatórios e outros dispositivos sanitários na casa de banho devem manter uma coerência estilística. Portanto, ao escolher uma sanita suspensa, deve optar pela compra de um bidé suspenso e vice-versa. Do ponto de vista funcional de ambas as soluções, os modelos suspensos são mais vantajosos. Em primeiro lugar, o acesso a eles e a sua utilização são mais convenientes. Eles também facilitam a manutenção da limpeza no banheiro, pois permitem alcançar todos os cantos do chão. Além disso, dão uma sensação de maior espaço, o que é importante especialmente em ambientes pequenos.
Os bidés suspensos são montados numa parede sólida ou em uma estrutura embutida especial, adequada para grandes cargas. Esta é uma solução não apenas segura, mas também elegante, elevando o valor estético da sala de banho. Infelizmente, devemos estar preparados para custos de instalação ligeiramente mais altos do que no caso dos bidés de chão. Ao comprar um bidé, vale a pena verificar se o kit inclui a torneira do bidé, sifão e todos os acessórios necessários. Caso contrário, dependendo da construção do bidé, é necessário adquirir os elementos de montagem adequados. É bom que o produto venha com um manual de instruções que mostre passo a passo como fixar o bidé à parede ou ao chão.
Instalação do bidé
A instalação do bidé requer a prévia conexão da água e instalação do esgoto. A água é ligada à torneira de bidé já fixada. Dependendo do tipo de dispositivo, podemos distinguir duas formas de instalá-lo.
Instalação do bidé suspenso
No caso da instalação de um bidé suspenso, uma estrutura embutida presa à parede é usada. As estruturas para bidés possuem uma barra transversal móvel com parafusos de fixação. Com isso, podemos regular convenientemente a altura da bacia do bidé para ajustá-la à altura da sanita. O bidé suspenso pode também ser fixado diretamente à parede. No entanto, isto requer a escavação de sulcos na parede para as ligações de água e esgoto, por isso este método não pode ser aplicado em paredes estruturais.
Instalação do bidé de chão
O bidé de chão deve ser empurrado ao máximo contra a parede e devidamente estabilizado. Em seguida, fixe a torneira à superfície da cerâmica e ligue-a à água com tubos flexíveis especiais. Uma torneira de bidé de boa qualidade inclui tubos flexíveis de ligação, válvula automática e arejador no conjunto. Após instalar a torneira, é hora de conectar o sifão, devidamente escolhido para o tipo de bidé. O sifão deve ser colocado no orifício inferior da bacia e ligado ao orifício de esgoto. Finalmente, usando parafusos de montagem, fixe o bidé estabilizado à parede e ao chão.
Por que instalar um bidé próximo à sanita?
Vale a pena planear a instalação do bidé já na fase de arranjo da casa de banho. Isso permitirá uma localização planejada do dispositivo e a instalação da conexão de água e esgoto. A sanita e o bidé devem ser localizados um ao lado do outro e no mesmo nível. Isso não é apenas por razões estéticas, mas principalmente pelo conforto de uso. Para que a sanita e o bidé fiquem na mesma altura, é melhor escolher modelos do mesmo fabricante, pois têm parafusos de fixação no mesmo nível. Deve-se também manter a distância adequada da parede lateral e entre os dispositivos para garantir um espaço de manobra confortável de todos os lados.
Devido à forma de uso do bidé - sentando-se de frente ou de costas para a torneira - a distância da sanita ao local de instalação do bidé deve ser de no mínimo 30 cm. Recomenda-se que a distância da parte frontal deste sanitário a outro equipamento no banheiro seja de cerca de 60 cm. É igualmente importante manter a altura de instalação adequada do bidé. Normalmente, é instalado a 40 cm do chão. Se o dispositivo for destinado a pessoas com deficiência motora, todos os parâmetros devem ser devidamente aumentados.
A escolha do local adequado para o bidé, a manutenção das distâncias necessárias das paredes e de outros elementos da casa de banho, a instalação correta da bacia do bidé, sifão compatível e torneira adequadamente escolhida garantem o uso duradouro e sem falhas do dispositivo.