Produtos como misturadoras embutidas são um elemento indispensável de uma casa de banho moderna. Consistem em elementos montados na parede aos quais se ligam a água fria e quente. É uma parte oculta sob a parede. No entanto, por fora apenas se pode ver o módulo de superfície composto por um punho, interruptores e um escudo. Esta é uma solução excelente para interiores minimalistas. Misturadoras embutidas permitem economizar muito espaço, não chamam atenção, realçando apenas sutilmente a classe do espaço.
Vantagens do sistema de banheira embutido
Acima de tudo, o que convence os moradores a escolherem tal solução é a estética. O sistema de banheira embutido tem um design moderno e todas as ligações permanecem invisíveis ao olho. Todo o módulo responsável pela funcionalidade de tal sistema está escondido na parede, enquanto o próprio módulo de superfície tem geralmente formas simples e minimalistas, facilitando a limpeza. Além disso, o sistema de banheira embutido dá à casa de banho um novo design moderno. Embora o sistema embutido esteja oculto, é de fácil acesso. Pode-se ter acesso a ele facilmente desrosqueando o punho externo e o escudo.
Ao sistema de duche embutido, também é possível ligar uma torneira de banheira ou um chuveiro em cachoeira, mas essa solução não é possível em todos os modelos. Ao decidir pela compra, é importante prestar atenção à classe de fluxo. Quanto maior, mais módulos adicionais podem ser conectados e mais funcionalidade a casa de banho terá. É justamente a funcionalidade que é a maior vantagem do sistema de banheira embutido. Os fabricantes oferecem diversas opções, muitas vezes com termostato, o que aumenta significativamente o conforto do banho. Além disso, os sistemas embutidos como elementos de encanamento possuem cabeças de boa qualidade, permitindo um maior fluxo de água.
Como instalar o elemento embutido?
- Ao iniciar o trabalho, deve-se primeiro começar pela instalação do elemento embutido da misturadora.
- No caso de a misturadora estar no meio da banheira, a sua altura deve ser de cerca de 80 cm - para uma banheira com altura de 60 cm. Geralmente, considera-se que a altura correta entre a misturadora e a borda da banheira é cerca de 20 cm, para facilitar ao máximo a sua utilização.
- A instalação propriamente dita começa com a realização de um orifício na parede com profundidade suficiente para encaixar o elemento embutido e permitir fácil acesso às tubulações de água. Normalmente, essas tubulações têm um diâmetro de 20 mm. As tubulações devem ser inseridas nas ranhuras e depois conectadas à misturadora.
- Antes de rebocar o orifício, vale a pena verificar cuidadosamente a estanqueidade de todas as tubulações e conexões. Os usuários muitas vezes querem usar a banheira como um chuveiro, por isso é popular a instalação de um chuveiro de teto ou uma ducha de mão com barra (estes são acessórios extremamente úteis).
- Assim como na instalação da misturadora na parede, deve-se fazer um orifício, bem como orifícios para as tubulações que levam água ao chuveiro de teto ou à ducha de mão.
- No caso de chuveiros de teto maiores, com largura de 40 cm, será necessário o uso de um braço adicional ou suporte.
- O chuveiro de teto montado na parede deve estar a uma altura que permita tomar banho confortavelmente, enquanto a água não saia além da borda da banheira.
Sistema de banheira embutido - Qual altura?
Quando todos os elementos estão conectados ao módulo embutido, deve-se certificar novamente da estanqueidade das tubulações. Se as tubulações de conexão nas ranhuras são estanques e embutidas, pode-se começar a colocar as telhas para ocultar as tubulações de entrada de água. Apenas ao final do trabalho é feita a instalação do elemento de superfície que ficará visível. Normalmente, é uma misturadora de banheira embutida com termostato, cromada.
A altura em que instalamos o chuveiro de teto ou a ducha de mão é uma questão individual, dependendo da altura dos moradores e do conforto. Costuma-se colocar o chuveiro de teto cerca de 30 cm acima da altura do membro mais alto da família. Aqui novamente predomina a liberdade, pois em alguns casos isso não é possível. As casas de banho são muito baixas e os moradores muito altos. Curiosamente, muitos chuveiros de teto são equipados com um braço elevatório. Isso permite corrigir o erro de altura em cerca de 30 cm.
No caso de instalação no teto, o chuveiro de teto deve estar sobre o ponto central da banheira. No entanto, geralmente, essa solução é escolhida para banheiras largas e maiores. No caso de uma banheira muito pequena, essa opção não surtirá o efeito desejado, pois a água escapará da borda da banheira durante o banho e ficará no chão. Por este motivo, chuveiros de teto são geralmente usados apenas em cabines de duche.