As estruturas embutidas, nas quais a sanita suspensa é montada, são uma solução ideal para qualquer casa de banho, independentemente do seu tamanho, forma ou estilo de decoração. Como ocultam todos os elementos estruturais na parede, constituem uma alternativa elegante à cerâmica sanitária tradicional. A sua aplicação não só melhora a estética do interior, mas também aumenta a segurança e a funcionalidade de utilização. Como escolher o modelo adequado de estrutura embutida e como instalá-lo corretamente?
Como escolher uma estrutura para embutir?
Entre os conjuntos embutidos mais populares e frequentemente utilizados estão as estruturas destinadas a sanitas e bidés suspensos, embora no mercado também se possam encontrar construções para a instalação de urinóis e lavatórios. Escolhem-se de acordo com as funções planeadas, o peso da construção e o método de montagem, especificamente o tipo de parede em que devem ser instaladas.
Na vasta gama comercial de vários fabricantes, encontram-se estruturas para embutir secas, ou seja, para paredes leves, como as de gesso cartonado, e estruturas embutidas para construções pesadas (húmidas), para paredes de alvenaria que exigem revestimento. A decisão de qual modelo de estrutura WC escolher depende das condições presentes na nossa casa de banho. Independentemente do modelo escolhido, é importante ter em mente que deve ter preenchimento interno de esferovite, que amortece eficazmente os ruídos indesejados.
Preparação para a instalação da estrutura embutida
Ao escolher uma estrutura embutida, é importante ter em consideração alguns aspectos essenciais para a sua instalação e futura utilização:
- cada estrutura embutida deve ter uma aprovação técnica que confirme que foi fabricada de acordo com as normas vigentes;
- o braço nas estruturas para embutir leve deve ser resistente ao peso da cerâmica instalada e do utilizador. No caso de estrutura para sanita, a construção deve suportar uma carga estática de até 400 kg, para o lavatório essa norma é de 150 kg;
- uma estrutura estável para embutir leve tem pelo menos quatro pontos de fixação: dois na parede e dois no chão;
- as estruturas autoportantes caracterizam-se por uma armação reforçada e um perfil de maior seção;
- a garantia dada pelo fabricante é importante, pois a sua duração é um indicador de qualidade e durabilidade do produto,
- vale a pena perguntar por quantos anos as peças sobressalentes estarão disponíveis no mercado (marcas renomadas, como Geberit, oferecem serviço por até 25 anos).
Estrutura embutida para construção - condições de instalação
As condições de instalação das estruturas embutidas são as mesmas para todos os tipos de aparelhos cerâmicos, independentemente de montarmos uma sanita, bidé, lavatório ou urinol. A regra básica é o nivelamento correto e a manutenção da verticalidade dos vários elementos da estrutura. Uma estrutura mal ajustada pode causar desconforto durante a utilização, bem como provocar irregularidades estruturais que dificultem o revestimento com placas de gesso cartonado, afetando assim a estética do interior. Portanto, a instalação da estrutura deve ser precedida pela medição de todas as peças instaladas, para que os elementos sanitários fiquem na altura desejada.
Algumas estruturas são equipadas com marcação orientativa da altura de 1 m a partir do pavimento, e a grande maioria possui ajuste contínuo no sentido vertical e horizontal. É importante notar que cada modelo é adaptado de forma diferente para complementar a cerâmica, por isso é melhor optar por um conjunto compatível equipado com todos os elementos necessários para a instalação correta.
Estrutura para construções pesadas - local e método de instalação
Os conjuntos embutidos para construções pesadas são usados principalmente em casas de banho recém-construídas, equipadas com paredes de alvenaria. Caracterizam-se por uma estrutura de armação ligeiramente mais fina, já que o peso de sustentação de toda a construção é transferido para a parede. Têm muitas vantagens. São mais baratas do que as estruturas para construção seca, ocupam muito menos espaço na casa de banho e permitem ocultar completamente o autoclismo sem a necessidade de construir prateleiras adicionais. No entanto, é necessário estar ciente de que uma avaria em qualquer elemento significa a necessidade de quebrar a parede.
E como deve ser a instalação correta da estrutura embutida? O braço da estrutura embutida para construção húmida e o autoclismo devem ser primeiro aparafusados à parede, e o tanque de descarga conectado à instalação de água. Em seguida, aparafusar a sanita. Quando se trata de descarga vertical do autoclismo, a estrutura é revestida dos lados e da parte inferior, enquanto no caso de descarga lateral, podem ser usados suportes adicionais na parte inferior, que aliviarão toda a construção. Após a instalação do quadro da estrutura na parede de alvenaria, toda a construção e os tubos devem ser rebocados ou cobertos com placas de gesso cartonado. Sobre elas, podem ser coladas azulejos ou aplicado outro tipo de acabamento.
Estruturas para construção leve - seus tipos e vantagens
A estrutura padrão para construção leve tem dimensões de 35 a 50 cm de largura e 10 a 25 cm de profundidade. No mercado existem conjuntos sanitários embutidos para construção baixa, onde a estrutura tem 80 cm ou 90 cm e alta, com estrutura de 110 a 130 cm. Um tipo separado são as estruturas autoportantes de pé, com fixação em quatro pontos no chão de concreto. Sem dificuldades, é possível ocultá-la atrás de uma cobertura feita de painéis de gesso cartonado. Apenas a sanita e o botão de descarga permanecem visíveis. Essa construção é elegante, segura e estável. Devido às suas dimensões reduzidas, permite economizar muito espaço, especialmente numa casa de banho com área limitada. As características acima e a instalação simples e construção de fácil estrutura fazem com que os clientes escolham frequentemente este sistema para a sua casa de banho.