Muitos moradores enfrentam um grande dilema - ter casas de banho pequenas, onde é difícil encontrar algum espaço para uma banheira independente. Para essas pequenas e modestas casas de banho, uma banheira de canto ou uma banheira retangular parece ser a solução adequada. Esta solução permite aumentar a área da banheira, sem roubar muito espaço da casa de banho. As banheiras de canto com apoios e assentos aumentam o conforto e a segurança durante o banho, enquanto as retangulares são muito universais. Vamos pensar, neste artigo, sobre como instalar e ligar uma banheira retangular.
Como instalar uma banheira?
Para ligar a banheira retangular, serão necessárias algumas ferramentas e elementos de encanamento, como nível de bolha, instalação de drenagem, chave inglesa, furadeira-parafusadeira, além dos elementos já incluídos na banheira, como o painel, trilhos, pés e todos os elementos necessários para a fixação nas paredes.
- O primeiro passo é aparafusar os pés da banheira retangular. Deve-se virá-la com cuidado sobre um material que a proteja de arranhões.
- Em seguida, deve-se instalar trilhos especiais. Felizmente, todos os parafusos e pregos necessários devem estar incluídos no conjunto. Os pés fixados nos trilhos formarão uma base sólida para a construção. Vale a pena lembrar de aparafusar os pés nas extremidades dos trilhos. Assim, o espaçamento será mais amplo, o que influenciará na estabilidade.
- O próximo passo é a instalação do sistema de drenagem e transbordamento. Na parte inferior da banheira deve haver parte do sifão, enquanto a parte de transbordamento deve estar na lateral.
- Neste ponto, é conveniente cortar todas as mangueiras e tubos para que seu comprimento se ajuste ao conjunto. Não se deve esquecer das vedações que também devem estar incluídas no conjunto.
- O passo seguinte é a fixação dos suportes. Os utilizadores muitas vezes pulam desnecessariamente esta etapa, expondo a banheira à perda de estabilidade.
- Os suportes devem ser firmemente fixados à parede, para facilitar a aderência da banheira às superfícies laterais.
- Neste ponto, deve-se verificar o nível da banheira, para o que será útil um nível de bolha. Se for necessário ajuste, pode-se ajustar a altura de cada lado com os pés, para obter o nível desejado.
- Para o lado mais curto, basta apenas 1 suporte, para o lado mais longo são necessários no mínimo 2 suportes.
Instalação da banheira – revestimento da banheira
O próximo passo é a instalação do revestimento da banheira. Antes dessa etapa, deve-se certificar de que o dreno está ligado corretamente. O revestimento da banheira deve ser fixado com abas de montagem anotadas anteriormente ou suportes. A opção disponível dependerá da escolha do fabricante. As abas são muito mais fáceis de instalar. Basta apenas aparafusar os suportes nos locais corretos, e depois colocar o revestimento da banheira. A borda superior da aba deve se encaixar nos suportes localizados na banheira, enquanto a parte inferior da aba deve se encaixar nos suportes localizados no chão.
O próximo passo é a vedação do revestimento da banheira. Aconselha-se usar silicone. Mesmo as menores fissuras devem ser vedadas para que todo o revestimento da banheira não permita a passagem de água. Vale a pena prestar atenção ao silicone escolhido. Infelizmente, alguns deles reagem com acrílico. A solução será silicone sanitário, que não reagirá dessa forma. Durante todo o processo de instalação da banheira retangular, sua superfície e a superfície de cada um de seus elementos devem estar protegidas com filme. Deve-se removê-lo somente após a instalação, para evitar arranhões, mas no momento da vedação, o filme deve já ser retirado.
Construção da estrutura da banheira retangular
No caso de o revestimento da banheira ser coberto com azulejos, deve-se fazer uma estrutura sólida e uma base de placas de gesso cartonado. Esta solução é mais comum no caso de banheiras retangulares e de canto simples. No caso de suas bordas serem muito curvas, isso pode se revelar muito demorado. Neste caso, é melhor confiar num revestimento pronto fornecido pelo fabricante.
Planeando a altura da estrutura, vale a pena considerar não apenas a altura da banheira, mas também o saliência da borda em relação à bacia. Geralmente, essa borda tem uma altura de 3 cm. Considerando isso, a estrutura deve ser 3 cm mais curta. Para ser suficientemente sólida, deve ter uma espessura de 5,5 cm, enquanto as placas de camada única que a cobrem devem ter 6,5 cm. A estrutura pode ser facilmente feita com um perfil de UD. Basta cortar cuidadosamente nas dobras e fixar a estrutura com parafusos metálicos. Esta estrutura sólida pode ser fixada à parede. Será uma base sólida e durável para o revestimento da banheira de canto e retangular.