Não quer instalar uma cabina de duche na casa de banho? Ou talvez tenha um nicho na casa de banho onde poderia colocar um poliban? Então opte por montar uma barra de chuveiro e pendurar uma cortina de duche. É realmente uma solução simples. Por onde deve começar a montagem da barra de chuveiro? Descubra no conteúdo que preparamos para si abaixo.
Por que vale a pena instalar um sistema de barra e cortina de duche?
Utilizando uma barra e cortina de duche, evitará a instalação de uma cabina de duche ou banheira. Não terá que instalar também divisórias ou ajustar portas de duche. As barras de duche são ideais também em apartamentos de pequeno tamanho. São frequentemente usadas também em hotéis e pontos gastronómicos. São ainda utilizadas em instalações desportivas durante os treinos. A sua instalação permite manter facilmente a casa de banho e a cortina de duche limpas.
Isso permite aplicar uma solução dois em um, já que pode usar tanto uma banheira quanto uma cabina de duche, mesmo se tiver apenas uma banheira. Tanto a barra como a cortina de duche estão disponíveis em várias cores, permitindo escolher um produto que combine com a decoração da sua casa de banho. Escolha desde cortinas de duche clássicas a elegantes. Vale lembrar que as barras de chuveiro têm comprimentos diferentes.
Por onde começar a montagem da barra?
A montagem da barra não é uma tarefa complicada. Assim, não precisa da ajuda de um canalizador. Quando terminar a obra, remova quaisquer sujeiras que possam danificar o chuveiro. Em seguida:
- prepare todas as ferramentas que irá usar durante a fixação da barra;
- coloque a barra extensível numa altura que permita que todos os membros da família a alcancem de todos os lados;
- anote, o mais perto possível das extremidades, os pontos onde devem ser feitas as pontuações dos azulejos;
- depois centralize a barra de chuveiro. Pode usar uma ferramenta para isso, como nível de bolha. Marque a lápis as pontuações dos azulejos e verifique se a barra está alinhada de todos os lados;
- agora é necessário perfurar os azulejos do poliban, de preferência com uma broca de tamanho 8;
- preencha os furos de fixação com silicone e insira as buchas de fixação rápida;
- depois, acople o suporte de plástico. A segunda parte cinza do suporte deve ser colocada na extremidade da barra expansível;
- passe a barra através do suporte fixado na parede;
- puxe a cobertura de forma que alinhe os furos em ambos os elementos;
- por fim, instale a cortina de duche.
Vale a pena instalar uma barra extensível?
A barra para cortina de duche é uma solução que funciona bem em espaços muito pequenos. Sua vantagem é que pode ser desmontada a qualquer momento, e os produtos não deixam marcas na parede. São destinadas a instalação entre duas paredes paralelas. As barras não exigem perfurações e podem ser ajustadas dependendo dos modelos produzidos pelo fabricante.
A montagem das barras implica em esticá-las uns poucos centímetros a mais do que a distância entre as paredes. Uma extremidade da barra deve ser apoiada na parede no local onde deseja instalar o produto. Depois, a outra parte deve ser pressionada do lado onde será colocada. Caso queira mudar a posição do produto, segure o tubo e pressione a barra na direção desejada. Recomendamos ler as instruções de montagem antes de instalar as barras. Isso facilitará consideravelmente executar corretamente a fixação das barras de duche.
O que deve ser considerado ao escolher barras de duche?
A escolha do modelo de barra de chuveiro depende do tamanho do espaço e da localização do chuveiro. Lembre-se de escolher acessórios de casa de banho de alta qualidade, como os que pode comprar na nossa loja online. Se precisar instalar barras de ambos os lados entre as paredes, opte por um sistema de montagem tradicional. Nesse caso, basta instalar uma barra reta ou extensível. Se a sua banheira ou poliban estiverem expostos de três lados, uma boa solução é aplicar uma fixação angular.
No caso de ter uma banheira ou poliban assimétrico, opte por modelos de arco e cortinas. São feitos de tubos e elementos de ligação. Lembre-se de que as barras de chuveiro são feitas de alumínio, portanto, somente cortinas podem ser penduradas nelas. O peso máximo suportado pelas barras extensíveis não pode exceder 1 kg. Portanto, não podem ser fixados elementos mais pesados que 1 kg. A cortina de chuveiro pode ser montada na barra com a ajuda de anéis ou clipes. Os anéis são uma solução mais frequentemente usada. Lembre-se de que ao escolher a espessura e o comprimento das barras, deve levar em consideração os acessórios de montagem incluídos no conjunto com a barra de chuveiro.