Como instalar corretamente a armadura do chuveiro?
Uma mangueira de chuveiro danificada pode causar vazamento de água da torneira. Isso pode resultar em custos elevados. Por isso, é importante substituir adequadamente a mangueira do chuveiro. Aqui estão algumas etapas simples que facilitarão o processo:
- comece a montagem fechando o fornecimento de água;
- retire todos os itens que estão no chuveiro ou na banheira;
- após isso, desrosqueie o chuveirinho e a torneira da mangueira. Durante essa operação, certifique-se de não danificar os elementos do chuveiro de mão, especialmente sua cobertura. Se for cromada, arranhões podem ser visíveis. Você pode fazer isso com uma chave inglesa. No entanto, lembre-se de escolher o tamanho correto da ferramenta;
- quando desrosquear todos os elementos, instale o novo produto. Certifique-se de que os parafusos não estejam apertados demais, pois é fácil danificar a cabeça neles;
- se houver calcário na cabeça, remova-o durante a substituição do produto. Você pode fazer isso usando produtos caseiros que encontrará em sua própria casa. Use vinagre com água morna e deixe a mangueira e o chuveirinho imersos durante a noite. Em seguida, limpe ambos os produtos com uma escova especial. Você também pode usar uma solução de bicarbonato de sódio e água morna. Assim, sua armadura de chuveiro brilhará como nova.
Quanto custa substituir uma mangueira de chuveiro?
Se está a perguntar-se quanto custará a substituição desse elemento da armadura de chuveiro, isso depende de dois fatores. Primeiro, considere quanto quer gastar para comprar o novo produto. Se deseja algo mais durável, opte por uma mangueira de chuveiro mais cara. Elas serão feitas de materiais de alta qualidade e precisará de menos reparos. Ao escolher a mangueira de chuveiro, pode optar por adquirir a mangueira em um conjunto de armadura de chuveiro, que incluirá o chuveirinho, ou apenas escolher um elemento individual. Ao escolher uma dessas duas opções, considere se outros elementos da armadura de chuveiro também estão danificados. Se o chuveirinho e a torneira estiverem danificados, vale a pena escolher o conjunto e reparar tudo. O quanto pagará pela substituição da mangueira de chuveiro também depende do grau de dano à torneira ou ao chuveiro. Pode ser que o vazamento seja causado por uma falha na torneira ou no cano. O custo da substituição da instalação de chuveiro também depende de você poder ou não consertar a mangueira de chuveiro sozinho ou precisar de um encanador. Se decidir contratar um profissional, o custo será mais alto. A ajuda de um encanador pode ser necessária se não souber quais elementos do chuveiro estão danificados.
Por onde começar a substituição da mangueira de chuveiro instalada na banheira?
Se tiver um chuveiro embutido na banheira, a substituição da mangueira de chuveiro não deve ser difícil. A torneira do chuveiro na banheira tem torneiras e duas cabeças. Algumas torneiras saem de uma prateleira deixada entre a parede e a banheira. Em algumas banheiras, a torneira de chuveiro de parede está instalada. Os produtos são instalados de maneira a garantir um acesso fácil e rápido. Para consertar o problema, deve:
- antes de substituir a mangueira do chuveiro, feche o fornecimento de água;
- desrosqueie o chuveirinho e a mangueira. Limpe os dois elementos da armadura de banho com um pano seco. Se houver calcário ou resíduos de água dura, mergulhe-os em soluções que os descalcifiquem. Se quer proteger o meio ambiente, use os produtos que tem em casa. O vinagre com água é um excelente descalcificante;
- se a mangueira estiver vazando, deve instalar um novo produto.
Durante a montagem, verifique se a mangueira de chuveiro tem vedações que não estão danificadas. Se alguma delas estiver gasta, a melhor solução é substituir por uma nova. Após concluir a substituição, aperte a mangueira na torneira do chuveiro. Em seguida, abra o fornecimento de água e verifique se a mangueira está vazando.
O que evitar ao usar a mangueira de chuveiro?
Se não quer substituir a mangueira com frequência, use o produto de maneira a não danificá-lo. Evite usar água com alta intensidade. Não torça a mangueira durante o banho. É importante também limpá-la regularmente. O ideal é secá-la após cada uso. Se não se lembrar disso, limpe-a de resíduos de calcário pelo menos a cada duas semanas. A limpeza deve ser feita tanto no exterior quanto no interior da armadura de chuveiro; cuide do chuveiro da mesma forma. Seguindo essas regras, não precisará substituir nem consertar a mangueira de chuveiro com frequência nem outros elementos da armadura de chuveiro. Lembre-se de que a água dos nossos chuveiros contém impurezas. Portanto, se não deseja realizar manutenções frequentes, instale filtros de chuveiro que evitem o acúmulo de calcário.