As banheiras acrílicas continuam a ser um dos modelos mais populares utilizados tanto em casas de banho tradicionais como em muito modernas. O seu aspeto estético, leveza e a ampla disponibilidade de várias opções falam a seu favor. Infelizmente, o uso diário pode fazer com que surjam riscos, fissuras e outros danos mecânicos inestéticos na superfície.
O que aprenderá neste artigo?
Não só a manutenção de superfícies acrílicas pode ser fácil, como também a sua reparação. No guia abaixo, descrevemos o que torna o acrílico extremamente popular e também respondemos a perguntas relacionadas aos problemas mais comuns.
- Quais são as vantagens das banheiras acrílicas?
- O que precisa para reparar uma banheira acrílica em casa?
- Como reparar uma banheira acrílica fissurada?
- O que fazer para que não haja sinais inestéticos na superfície da banheira?
Porque as banheiras acrílicas são tão populares?
O grande interesse pelas banheiras acrílicas decorre principalmente do facto de proporcionarem um aspeto estético e um ótimo conforto de utilização. Além disso, há muitas opções diferentes disponíveis para venda. A superfície da sua banheira pode ter um alto brilho ou um acabamento mate profundo, dependendo do que mais lhe agrada.
É possível a renovação da banheira?
Um buraco na banheira, riscos visíveis e uma fissura séria. Pode-se fazer algo para que a superfície da banheira acrílica volte a ter uma aparência impecável? Sim! Ao mesmo tempo, essa renovação costuma ser extremamente eficaz. Deve-se lembrar, no entanto, de que o efeito obtido dependerá do grau de dano e também do método de reparo utilizado.
Reparação da banheira acrílica passo a passo. O que será necessário?
Como pode ver, o dano à banheira não precisa ser um grande problema. Não é necessário comprar imediatamente um novo modelo e planejar uma renovação geral de toda a casa de banho. Basta ter um kit de reparo adequado para a banheira acrílica, o que lhe permitirá eliminar riscos, sujeira persistente e depressões. Uma boa opção é escolher do mesmo fabricante de quem adquiriu a banheira.
Possua:
- produto de limpeza apropriado,
- esponjas,
- lixa,
- acrílico líquido,
- endurecedor para acrílico.
Certamente será útil também uma pasta polidora, que permitirá remover sozinho vários tipos de arranhões da superfície.
Renovação da banheira acrílica por conta própria
Quando a casa de banho estiver devidamente preparada, é hora de seguir os passos que farão a sua banheira recuperar a antiga glória. Não se preocupe, é mais simples do que pode imaginar. E especialmente se tem apenas pequenos riscos ou lascas para remover da superfície.
Limpe bem o local do reparo
Antes de iniciar qualquer reparo, comece por limpar bem a banheira. Opte por um produto de limpeza confiável, que removerá a sujeira e a superfície oleosa. A banheira deve estar limpa e bem seca. Se possível, feche as válvulas e proteja a torneira da água. A água não pode interferir durante o trabalho, pois a banheira deve permanecer seca.
Aplique acrílico líquido e endurecedor
Em depressões mais profundas, é necessário misturar acrílico líquido e endurecedor conforme as instruções do fabricante. Essa massa deve ser distribuída uniformemente no local da fissura e, em seguida, deve-se aguardar até que seque totalmente.
Polir a superfície
O excesso da massa aplicada pode ser removido com lixa e um pincel suave. No início, é recomendável usar uma lixa de grão mais grosso. Não use água. Após a limpeza, será útil a pasta polidora mencionada, o que fará a banheira novamente apresentar-se impecável.
Cuide da superfície limpa e estética da sua banheira acrílica
A pasta polidora, a lixa, o pincel, as esponjas e o acrílico são ferramentas pequenas, mas eficazes, que farão a sua banheira acrílica voltar a ter uma excelente apresentação. Os resultados do seu trabalho não demorarão a aparecer, pois na verdade serão visíveis imediatamente . Em casos de danos muito graves, verifique também as condições da sua garantia, que pode ser útil nessas situações.