Como revestir uma banheira de canto? - Produtor Polaco Mexen - Mexen
Como revestir uma banheira de canto?

Embora o duche possa ser extremamente eficiente e rápido, nada se compara a uma boa e clássica banheira. Atualmente, as banheiras encontram lugar em muitas decorações contemporâneas. Os modelos modernos impressionam pela classe, estilo e forma. Infelizmente, o espaço por baixo delas já não é tão visualmente atraente. A melhor maneira de o esconder é simplesmente revestir a banheira. No mercado, encontrarás revestimentos prontos, bem como ideias para construires o teu próprio revestimento para banheiras de canto.

Porque é que o revestimento da banheira funciona?

Banheiras de canto ou retangulares são elementos que são, acima de tudo, funcionais, mas também poupadores de espaço. Facilmente se colocam junto à parede. Assim, cabem mesmo em casas de banho menores, e o espaço que precisas de revestir será muito menor. A situação é diferente no caso de banheiras independentes. Estas apresentam-se de forma muito mais nobre e elegante, mas sejamos honestos – são destinadas apenas a casas de banho espaçosas.

Banheiras práticas encostadas à parede frequentemente estão sobre pequenos pés inestéticos, que é melhor ocultar da vista. O revestimento apropriado da banheira irá efetivamente mascarar todas as vistas indesejadas, bem como o sifão e o dreno. Além disso, o revestimento da banheira também permitirá ocultar o piso visualmente desagradável e quaisquer imperfeições. Optando por revestir a banheira por ti mesmo, podes obter espaço adicional para armazenar todos os cosméticos. Revestir a banheira é, acima de tudo, um gesto em nome do conforto. Limpar o espaço debaixo da banheira pode ser um pesadelo. No caso de um revestimento de banheira, essa atividade perde totalmente o seu significado.

Com que revestir uma banheira de canto? Que tipo de revestimento de banheira escolher?

  • Para revestir ou construir um revestimento para a banheira de canto, é melhor começar por preparar uma estrutura adequada. Perfis de sistema são a melhor opção para esta função.
  • No caso de uma banheira mais curta, com até 1,5 m de comprimento, dois perfis UD são suficientes, bem como um perfil CD com cerca de 4 m de comprimento.
  • Para unir entre si os perfis individuais, devem ser utilizados parafusos de chapa autocarburantes.
  • Os painéis para a estrutura, painéis de gesso acartonado, podem ser fixados com parafusos auto-roscantes.
  • Também não há como evitar buchas de expansão. Estas são essenciais para fixar a estrutura às paredes e ao chão circundantes.
  • Claro que o revestimento da banheira deve ser composto por placas à prova d'água. Estas geralmente têm a dimensão de 120 x 300 cm. Curiosamente, geralmente basta apenas uma peça. Será o suficiente para revestir a banheira até em duas camadas. O transporte delas não será fácil. Para facilitá-lo um pouco, podes pré-cortar com uma faca e depois quebrar.

Uma forma mais robusta de revestimento de banheira (em comparação com placas de gesso acartonado ou soluções como painéis prontos), é o revestimento de alvenaria. Este baseia-se em blocos de betão celular. Dependendo do tipo, pode ter uma espessura de 6 cm ou 8 cm. Não precisas de muitos, geralmente dois níveis destes produtos são totalmente suficientes. Os blocos devem ser unidos com argamassa de cimento – aqui, o resultado é igualmente bom com a argamassa de camada fina. O revestimento de blocos de betão celular é durável e extremamente robusto, o que pode ser significativo no caso de grandes banheiras de canto ou banheiras retangulares.

A solução mais popular é o revestimento de banheira com azulejos cerâmicos. A popularidade desta solução tem suas vantagens. Primeiro, o mercado oferece uma enorme variedade destes produtos. Isso permite ajustar facilmente a cor e o padrão da cerâmica à arrumação desejada. Revestimentos de banheiras com azulejos cerâmicos são extremamente duráveis e muito atraentes. Contras? No caso de querer refrescar a casa de banho - os azulejos devem ser removidos e a banheira deve ser revestida novamente. Além disso, os azulejos, assim como o revestimento de alvenaria, podem dificultar o acesso à abertura de inspeção.

Os azulejos cerâmicos mantêm seu encanto original – não descolorem com o tempo e são resistentes à humidade, bem como pequenos danos mecânicos. Os ladrilhos podem ser assentados em qualquer estrutura previamente preparada. Não há problemas em colocá-los sobre revestimentos de placas de gesso acartonado e blocos de betão. Guarda alguns azulejos para o caso de um deles se estilhaçar ou cair.

Revestimento de banheira – preparação do substrato

  • Para cobrir a superfície com azulejos, é necessário primeiro preparar adequadamente a superfície do revestimento feita de placas ou blocos.
  • É melhor usar um produto caracterizado por uma profunda penetração.
  • Se quiseres proteger contra a humidade, vale a pena aplicar adicionalmente uma película líquida.
  • Para que o revestimento seja sólido e cuidadosamente feito, serão necessários alguns materiais.
  • É obrigatório o uso de cola flexível para azulejos, ladrilhos decorativos, bem como argamassa.
  • Não te esqueças do silicone sanitário, metro, faca, nível e furadeira. Obviamente, a escolha das ferramentas adequadas depende das características do revestimento.
  • Antes de iniciar os trabalhos na construção da estrutura, é necessário começar com a colocação adequada da banheira.
  • Em primeiro lugar, monta firmemente os pés de apoio.
  • As paredes que envolvem a banheira e o chão já devem estar devidamente acabadas – devem ter uma impermeabilização líquida e também devem estar rejuntadas.
  • A banheira de canto deve estar encostada às paredes onde as suas laterais formam um ângulo reto.

Revestimento duradouro ou painéis prontos?

Como vês, revestir a banheira é um tema complexo. Cada solução tem os seus prós e contras, seja placas de gesso acartonado ou azulejos cerâmicos. Ao escolher o tipo de revestimento da banheira, devemos perguntar-nos se planeamos renovar regularmente o interior da casa de banho. Se não, então vale a pena apostar num revestimento sólido, adaptado ao modelo da banheira, assegurando apenas o acesso à abertura de inspeção.

Pousar...