Como revestir uma banheira retangular? - Fabricante português Mexen - Mexen
Como revestir uma banheira retangular?

Atualmente, entre as tendências de casas de banho modernas, cada vez mais se encontram banheiras independentes. No entanto, sem dúvida, a solução mais popular, especialmente em casas de banho menores, são as banheiras retangulares para encastrar. Os clientes optam por esta solução porque é prática e permite utilizar o espaço de forma eficaz e eficiente. Além disso, uma banheira retangular encastrada torna a manutenção da limpeza no local do banho muito simples.

Revestimento de banheira com azulejos – como encastrar a banheira?

Existem várias formas de esconder partes indesejadas da banheira retangular. A decisão sobre como revestir a banheira deve depender principalmente da forma e do tipo de banheira. Os adeptos da banheira retangular tradicional ficarão satisfeitos não só pela sua praticidade, mas também pela possibilidade de utilizar o revestimento da banheira em muitos casos. Existem várias formas de o fazer.

  • A primeira é revestir a banheira com uma estrutura e placas de gesso cartonado.
  • Uma solução igualmente comum e mais sólida são os blocos de betão celular. São especialmente recomendados para banheiras esmaltadas, que infelizmente, devido ao material de que são feitas, mantêm menos o calor da água. Os blocos de betão celular ajudam a manter a temperatura interior da banheira um pouco mais alta por mais tempo.

Optar por revestir a banheira retangular com azulejos certamente não será um erro. Há muitos tipos no mercado, com uma escolha imensa, especialmente para banheiras retangulares. É fácil encontrar padrões e texturas de azulejos que harmonizem com o resto da casa de banho. Revestir a banheira com azulejos cerâmicos é especialmente fácil de cuidar. Se não quiser um revestimento pronto, pode optar por azulejos cerâmicos, que são um material muito apreciado por serem duráveis e resistentes a descolorações, água, humidade e mofo. Os azulejos podem ser aplicados em estruturas feitas de diferentes materiais. Tanto o revestimento de blocos de betão celular como o de esferovite e até o de placas de gesso cartonado funcionarão. Quando cobrir o revestimento com azulejos, é aconselhável guardar alguns azulejos para o caso de algum deles se danificar. Assim, será fácil substituí-lo. Existem tantas soluções quanto modelos de banheiras.

Revestimento de banheira de madeira – vale a pena optar por este tipo de revestimento?

A madeira é um material extremamente nobre, apreciado e que evoca sensações de calor. Faz com que nos sintamos confortáveis ao seu redor. No entanto, no que toca à casa de banho, os utilizadores continuam a ser cautelosos quanto ao uso deste material. As suas preocupações são, em parte, justificadas, pois a madeira mal conservada pode originar vários problemas. Os produtos e métodos de conservação modernos permitem que a madeira seja resistente à humidade e à água.

O revestimento de banheira de madeira, em conjunto com móveis de madeira, faz com que a casa de banho pareça esteticamente muito agradável e elegante. Ao escolher madeira para a casa de banho, é aconselhável optar por variedades exóticas. Contêm muitos óleos naturais, tornando-as resistentes à humidade. Embora possam ser mais caras do que as variedades locais, vale a pena investir em madeira de qualidade na luta contra a humidade na casa de banho. A escolha certa de madeira e a sua manutenção adequada, como limpeza e oleação ocasional, fará com que o revestimento de madeira se mantenha bonito, mesmo após muito tempo. Embora seja possível construir um revestimento de madeira por conta própria, é melhor consultar especialistas e confiar-lhes o trabalho. Um carpinteiro de confiança saberá exatamente que tipo de madeira usar para garantir que será eficaz na casa de banho durante muitos anos.

Mozaico no revestimento da banheira? Revestimento de banheira

Uma superfície coberta com mozaico atrai sem dúvida o olhar. Faz isso de forma bastante intensa, por isso é melhor não exagerar na quantidade de espaço que cobre. O revestimento baixo da banheira é um local apropriado para usá-lo, especialmente se for uma banheira de canto com lado arredondado.

Devido à especificidade deste espaço, será difícil cortar os azulejos para que formem uma superfície uniforme e plana. Os elementos de mozaico são muito menores, o que torna mais fácil adaptá-los ao lado convexo da banheira. O mozaico combina perfeitamente com o resto da casa de banho com base no contraste. Padrões de mozaico mais escuros complementam perfeitamente o branco ou o cinza, enquanto os mais claros combinam com espaços em preto ou azul escuro.

Se não está convencido de que poderá lidar com o revestimento da banheira sozinho, pode optar por revestimentos prontos, que encontrará em grande quantidade no mercado.

Pousar...