Como vedar a cabine de duche com base? - Fabricante Mexen - Mexen
Como vedar a cabine de duche com base?

Uma cabine de duche devidamente montada é facilmente reconhecida pelo facto de todos os elementos se encaixarem - não há marcas ou arranhões visíveis na superfície, nem restos dos materiais usados na montagem. Acima de tudo, a estanqueidade da cabine é um sinal de uma instalação adequada. Estanqueidade tanto das paredes do duche como da base. Se esta característica faltar, pode resultar em consequências desagradáveis, como o chão molhado, a formação de bolor e a deterioração dos materiais.

Vedar a cabine de duche e a base. O que é necessário para vedar a cabine de duche?

Uma cabine de duche que não está devidamente vedada, em vez de ser fonte de conforto e prazer - torna-se motivo de tristeza, irritação e preocupações. Há várias razões pelas quais a montagem da cabine pode não estar devidamente isolada - as mais comuns incluem:

  • instalação incorreta da cabine na superfície da casa de banho,
  • silicone danificado,
  • deficiências em outro material de vedação.

Tais falhas podem acarretar consequências desagradáveis. Durante cada duche, a cabine pode deixar passar água. Com o tempo, manchas de humidade podem aparecer, bem como bolor. Além disso, será necessário limpar regularmente o chão ou verificar o desague dos tubos. Tudo isso requer tempo e dinheiro, e é por isso que vale a pena vedar bem a cabine.

Ninguém quer lidar com esses problemas. No entanto, muitas vezes os utilizadores instalam a cabine apressadamente ou fazem-no sozinhos. Não têm experiência ou conhecimento e em vez de atribuir esta tarefa a um profissional, confiam na sorte - desnecessariamente. Felizmente, mesmo com falta inicial de estanqueidade, algumas coisas podem ser corrigidas - vedar a cabine de duche por conta própria.

Então, como vedar a cabine de duche? O trabalho deve começar com uma análise das tarefas a serem preparadas. É necessário observar cuidadosamente a cabine e localizar todas as falhas. Em seguida, deve-se ponderar quais produtos serão necessários para realizar o referido trabalho. Acima de tudo, os produtos de vedação devem ter as melhores propriedades de impermeabilidade e total resistência a bactérias, fungos e humidade. Além disso, não devem reagir com produtos químicos usados para limpar a cabine.

Cabine de duche e silicone

Por muitos anos, o produto mais frequentemente usado para vedar cabines de duche com base é o silicone. Não é de admirar - é altamente eficaz. Além disso, é relativamente fácil de aplicar. Antes de comprar, deve-se ter em mente que deve ser adequado para casas de banho, isto é, resistente a humidade, água e bolor. Existem muitos desses produtos no mercado, podendo escolher entre vários tipos: silicones para pedra, universais, para vidraceiros, sanitários e de alta temperatura. Claro, para casas de banho, o silicone sanitário é o mais adequado. O silicone sanitário é resistente à humidade e também à alta temperatura da água do duche. Esta é uma solução sólida e duradoura que durará muitos anos.

Às vezes, no entanto, vedar a cabine de duche após o fato não resolve nada. Portanto, o mais importante é garantir a adequada estanqueidade já na fase de montagem. Em primeiro lugar, é importante prestar atenção ao isolamento adequado das paredes do duche. Neste papel, a película de isolamento líquido é ideal. Vale lembrar que deve ser aplicada diretamente na parede, não sobre os azulejos da casa de banho. A película de isolamento também deve ser colocada na superfície onde a base será montada. Este procedimento é extremamente importante, já que mesmo em casos de pequenos vazamentos, a parede não absorverá a água nem servirá de alimento para inúmeros fungos e bactérias. A película de isolamento líquido é, portanto, uma solução com visão de futuro que manterá as superfícies em volta do duche limpas e higiénicas por muitos anos. Outro ponto final de isolamento são os cantos e fitas de isolamento. Aparecem nos pontos onde as paredes do duche encontram as paredes da casa de banho. Devem ser instalados inserindo-os na camada de silicone.

Substituição do vedante da cabine de duche

Um motivo comum de vazamentos é o silicone muito velho e desgastado. A maneira mais fácil de aumentar a estanqueidade é substituir o antigo produto por um novo. Antes de iniciar o trabalho, deve-se localizar o silicone gasto e não vedante. Se houver bolor, deve-se removê-lo ao longo de toda a extensão da junção. Um erro comum cometido por amadores é aplicar novo silicone sobre o antigo. Isso é um grande equívoco! Esta combinação não funciona. Os preparativos não se ligam adequadamente e a falha reaparecerá em pouco tempo. Onde o antigo silicone foi removido, deve ser cuidadosamente limpo e descontaminado com produtos químicos de qualquer mancha oleosa ou sujidade. As paredes adjacentes do duche ou as paredes da casa de banho devem ser protegidas com uma folha de pintura para não as sujar com silicone.

Na superfície assim preparada, já se pode aplicar o silicone. Claro, não se pode prescindir de uma pistola especial para silicone. Insere-se o tubo do produto neste aparelho e, em seguida, com cuidado, aplica-se no comprimento total da junção. Quando já estiver no espaço, basta limpar a fuga com uma solução de água com sabão. A junção ficará elegante e com classe. Além disso, não causará vazamentos, aumentando o conforto de uso do duche por muitos anos.

Pousar...