As misturadoras termostáticas podem melhorar incrivelmente o duche matinal e tornar essa atividade mais confortável. Normalmente, quando compramos misturadoras termostáticas, guiamos-nos pelo seu aspeto e preço. Claro que, qualquer pessoa que deseje adquirir uma misturadora termostática deve também considerar os aspetos técnicos, para que a misturadora seja o mais funcional e duradoura possível. O desempenho dela será influenciado pela qualidade do próprio dispositivo, mas também pela sua correta instalação. Veja como fazê-lo corretamente.
Misturadora termostática à medida das necessidades
Poucas pessoas percebem isto, mas geralmente necessitam de várias misturadoras na casa de banho. Pelo menos duas, e se a casa de banho for um pouco mais ampla, então geralmente serão necessárias pelo menos três misturadoras termostáticas para a banheira, o chuveiro, o bidé e dois lavatórios. Nas lojas de materiais de construção e também de mobiliário, há centenas, se não milhares, de misturadoras termostáticas de diferentes tamanhos, estilos e preços. Pode-se escolher livremente entre esses dispositivos de modo a encontrar aqueles que melhor se adaptem à decoração dessa divisão em casa, e que, ao mesmo tempo, possuam as melhores características. Deve-se prestar especial atenção às misturadoras termostáticas de chuveiro. Antes de comprar, vale a pena prestar atenção à qualidade dos controlos e se o manípulo da misturadora termostática é ergonómico e fácil de manusear.
Logo após terminar as principais atividades relacionadas com a renovação, como revitalizar paredes e o chão, é importante enxaguar bem os tubos. Esta é uma ação extremamente importante, embora frequentemente os donos de casas ou apartamentos se esqueçam disso. Estão mais focados na instalação da nova misturadora termostática, esquecendo-se de que nos tubos ainda podem existir impurezas que podem ter um impacto negativo no desempenho do chuveiro. Antes da instalação da misturadora do chuveiro com termostato, certifique-se de que o tubo de água quente está à esquerda e o de água fria à direita.
Se, no entanto, acontecer que as ligações estejam na posição invertida, serão necessárias ações mais complexas. Nesse caso, é melhor chamar um especialista. Outra tarefa é organizar as partes do dispositivo e as ferramentas necessárias bem ao lado do local onde a instalação ocorrerá. Isso é importante, pois não quer estar constantemente à procura de alguma peça em diferentes caixas ou noutros lugares enquanto trabalha. Se tiver tudo à mão, o trabalho decorrerá de forma muito mais fluida.
Misturadora de chuveiro preta com termostato – instalação
- Antes de instalar, também vale a pena verificar onde está o ralo para o esgoto. Se tudo estiver feito corretamente, deve ficar sob a entrada de água.
- Em casos especiais, quando a água quente for aquecida por um aquecedor a gás, podem ocorrer complicações relacionadas com a ignição e manutenção da chama.
- É importante ter em mente que isso ocorre quando a pressão da água cai abaixo do valor mínimo estipulado pelo fabricante. Então, pode ser que a misturadora termostática não consiga garantir a temperatura correta da água. No entanto, não será culpa deste dispositivo, mas do aquecedor a gás.
- Para evitar tais surpresas desagradáveis, a instalação da misturadora de chuveiro termostática pode ser confiada a um especialista, que também estará familiarizado com o funcionamento do aquecimento a gás.
E quanto tempo demora tudo isto?
Claro, é uma questão individual e o quanto tempo levará a instalação da misturadora termostática dependerá das especificidades da divisão, do tamanho da casa de banho, do método de instalação do chuveiro, dos tubos e da decoração. Soluções não convencionais, apesar de visualmente apelativas, podem causar complicações inesperadas. O tempo necessário para realizar esta ação também será influenciado pela experiência em tais trabalhos. Se o residente que deseja instalar a misturadora termostática for fazê-lo pela primeira vez na vida e tiver o primeiro contacto com tais trabalhos, certamente o tempo necessário pode estender-se consideravelmente, até mesmo triplicar! Contudo, assume-se que a ação de instalar uma misturadora termostática para regular a temperatura da água quente e fria pode levar cerca de 40-50 minutos. Para a instalação da misturadora termostática, serão necessárias: um conjunto de chaves fixas e uma chave inglesa.
A misturadora de chuveiro termostática preta custará um pouco mais do que uma misturadora de chuveiro clássica sem possibilidade de regular a temperatura. No entanto, vale lembrar que é um investimento de longo prazo, que certamente se pagará ao longo dos anos. Em que sentido? Principalmente, é uma garantia de menor consumo de água e energia, até 60% de economia! Além disso, o duche durará menos, pois ao usar a misturadora com termostato a regulação da temperatura da água torna-se simplíssima. Embora muitas pessoas desistam dessa solução por ser uma opção mais cara do que a alternativa, deve considerar-se se a falta de espera, queimaduras e o risco de que o fornecimento de água fria seja abruptamente cortado valem o preço.
Misturadora termostática - vale a pena?
A misturadora termostática apresenta apenas vantagens! Bem instalada, garante segurança e conforto de uso, fácil regulação da temperatura de água fria e quente, e simplesmente, um conforto incrível. Ao escolher uma misturadora termostática, optamos por criar uma casa de banho extremamente funcional, então vamos escolher uma misturadora termostática de alta qualidade e acessórios de casa de banho que a complementem bem. E, neste caso, é melhor escolher equipamentos de um único fabricante, para evitar problemas de compatibilidade dos diferentes componentes.