As misturadoras de duche embutidas com chuveiro de teto são um elemento inseparável de casas de banho modernas e minimalistas. São muito apreciadas por designers de interiores e investidores. Porquê? Devido ao seu aspeto visual e conforto de utilização. Os instaladores recomendam-nas como uma solução sólida e confiável. Quer ter uma moderna misturadora de duche embutida na sua casa de banho? Veja como instalá-la sem problema. É mais simples do que parece.
O que vai aprender neste artigo?
Está interessado em misturadoras de duche embutidas com chuveiro na parede ou teto? Muito bem! Preparamos para si um guia de instalação para misturadoras de duche embutidas. Sobre o que escrevemos?
Como instalar um chuveiro embutido e como é a instalação de um misturador embutido.
A que altura o misturador de duche é a melhor escolha.
Como ligar a misturadora de duche embutida à instalação de água.
Como garantir a segurança e conforto de utilização do conjunto de duche embutido.
Passo 1. Escolha a misturadora de duche embutida adequada
Quer instalar uma misturadora de duche embutida na sua casa de banho? Antes de comprar um determinado produto, lembre-se de algumas questões. Antes de tudo, verifique se é um sistema embutido completo destinado a um duche com chuveiro de teto. Os conjuntos devem incluir elementos como:
misturadora com corpo embutido (contém o mecanismo de mistura da água e válvulas),
chuveiro de teto com braço de duche,
conexão angular,
mangueira de duche com chuveiro manual,
ao conjunto de duche podem também ser adicionados bicos de duche ou bica — dependendo das necessidades do utilizador.
Preste também atenção aos materiais de que são feitos os diferentes elementos do produto escolhido. Como reconhecer uma misturadora de duche embutida sólida e de alta qualidade? O ideal é que o corpo e os elementos internos sejam feitos de latão. Este material é durável, resistente à corrosão, fácil de trabalhar (as roscas são precisas) e bacteriostático, pelo que não precisa de se preocupar com bactérias. As melhores misturadoras embutidas estão equipadas com cabeças de válvulas cerâmicas. Elas garantem um funcionamento suave e sem falhas.
Passo 2. Determine a altura de montagem da misturadora de duche embutida e do chuveiro
Em seguida, verifique as instruções do fabricante para o modelo específico. Para quê? Elas especificam as dimensões do corpo e a profundidade de montagem necessária. Com estas informações, irá preparar corretamente a parede para a montagem da misturadora embutida. Isto é muito importante, pois o misturador para misturadora embutida ou cabeça de chuveiro não pode ser montado em qualquer lugar. Que altura escolher?
Misturador embutido (centro do corpo) – geralmente colocado a 110 – 130 cm acima do nível do chão (medido até ao eixo das conexões) – à altura do braço do utilizador dobrado a 90 graus. A altura exata (dentro do intervalo indicado) deve ser escolhida de acordo com a altura dos adultos da casa.
Cabeça de chuveiro – a altura na parede pode ser cerca de 200 – 210 cm do chão (medido até ao centro da cabeça). Se as pessoas que usam a casa de banho forem baixas, a altura recomendada para a instalação do chuveiro é de 180 cm. No caso de chuveiros embutidos montados no teto, a face da cabeça deve estar cerca de 15–20 cm acima da cabeça da pessoa mais alta da casa.
Chuveiro manual – geralmente instalado a uma altura de cerca de 100 – 130 cm do chão, levando em consideração o conforto e segurança dos utilizadores.
Quer garantir uma casa de banho confortável? Certifique-se não apenas da altura correta dos elementos do conjunto de duche. Verifique o que mais lembrar no caso de um interior que será usado por crianças e/ou idosos.

Passo 3. Prepare as ferramentas para a instalação da misturadora embutida e do chuveiro
Quer que a instalação da misturadora de duche embutida com chuveiro seja rápida? Para a instalação de qualquer tipo de torneira (não apenas a misturadora de duche embutida, mas também sistemas para banheiras, lavatórios ou bidés) vale a pena preparar ferramentas e acessórios necessários com antecedência. Se tiver todas as ferramentas à mão nos momentos adequados, o sucesso e o tempo de execução da tarefa dependerão em grande parte disso. Para a instalação do chuveiro e da misturadora, vai precisar de:
chave de fenda ou chave ajustável para apertar os elementos da torneira e os parafusos das conexões,
nível (laser ou clássico) para definir corretamente a linha de montagem e ajustar os elementos na vertical e horizontal,
fita de teflon para vedar as conexões roscadas, por exemplo, entre tubos e válvulas,
silicone sanitário para vedar as junções da torneira com o reboco/azulejos contra humidade e fugas,
ferramentas como fresa, martelo e formão ou rebarbadora para fazer ranhuras e buracos na parede, onde serão ocultados os tubos e o corpo do misturador,
espuma de montagem ou argamassa de colagem para fixar e esconder tubos e corpo na parede,
parafusos, buchas e elementos de montagem para fixar solidamente os elementos conforme as recomendações do fabricante (ex: cabeça do chuveiro ou suporte do chuveiro manual).
Passo 4. Escave as ranhuras e o buraco na parede
Para instalar a misturadora embutida, precisa de escavar ranhuras e um buraco na parede para os tubos de água e o corpo do misturador. Esta solução é por isso mais utilizada em casas de banho novas ou aquando de grandes renovações. Quais as regras a seguir neste passo? Primeiro, com a ajuda de um nível, trace linhas verticais e horizontais, para posicionar corretamente todos os elementos. Na parede, marque:
posição do corpo do misturador,
ponto de saída da tubagem para o chuveiro (se for instalado na parede).
local onde deve ser instalado o encaixe angular para ligar a mangueira do chuveiro.
Em seguida, cuide da sua segurança pessoal e escave as ranhuras na parede rebocada, sem azulejos — para os tubos de água quente e fria que conduzem ao corpo do misturador, bem como para os tubos de água misturada que saem do corpo para o chuveiro manual (se houver no conjunto) e o chuveiro. Cada um deles deve acomodar tubos de instalação de água com diâmetro de 15 ou 20 mm, sendo o seu espaçamento mutuamente correspondente às dimensões da misturadora (normalmente são 15 cm). Lembre-se também do buraco para o corpo. Geralmente, escava-se uma profundidade de 7–9 cm, mas cada modelo pode ter dimensões diferentes.
Passo 5. Instale os elementos embutidos e ligue os tubos
As ranhuras e buracos na parede estão prontos? É hora de instalar a misturadora embutida e os tubos. Coloque nas ranhuras, tubos para conduzir a água fria e quente da alimentação principal até ao local de montagem do corpo. Não podem estar esticados nem dobrados à força. Em seguida, encaixe o corpo no buraco preparado. Nivele-o cuidadosamente e prenda-o à parede ou estrutura com buchas e parafusos (consulte as instruções do fabricante). Certifique-se de que está estável e não se move sob pressão.
Verifique novamente a distância das conexões de água quente e fria — elas devem estar exatamente niveladas em relação uma à outra, à distância recomendada pelo fabricante. Este é um bom momento para encaminhar tubos de água misturada para os restantes elementos do sistema de duche, nomeadamente a bica, o chuveiro de mão, o chuveiro de teto ou bicos adicionais para hidromassagem. Pronto? Ligue todas as tubagens ao corpo, utilizando vedações e fita de teflon nas roscas.
Passo 6. Faça um teste de estanqueidade
Antes de cobrir os veios dos tubos e o buraco com os elementos embutidos, faça um teste de estanqueidade da instalação. Abra a válvula principal de água e, em seguida, ligue a água fria. Examine cuidadosamente cada junção dos tubos ao corpo e nas saídas para o chuveiro ou chuveiro de mão. Um bom sinal é a ausência de fugas ou mesmo gotas isoladas nesses locais. O que fazer se vir fugas? Feche a água, aperte a ligação e verifique novamente.
Agora tem de ser paciente e esperar algumas horas para fazer o teste com água quente a cerca de 60°C. Porquê tão importante? Com o calor, as vedações da misturadora embutida podem expandir-se ligeiramente. É melhor saber que o sistema tem fugas antes do reboco e possível colocação dos azulejos.
Passo 7. Rebocar as ranhuras e os buracos
Se a instalação dos elementos embutidos foi bem sucedida, pode seguir para a próxima etapa – cobrir os tubos e elementos embutidos. Os tubos e o corpo devem ser cobertos, por exemplo, com espuma de montagem ou argamassa de colagem. Depois, só resta esperar que o material endureça – normalmente basta um intervalo de cerca de 24 horas. Após esse tempo, nivele a superfície da parede e prepare-a para novos trabalhos, como a colocação de azulejos.
Passo 8. Instalação do elemento de superfície
Já sabe como instalar uma misturadora embutida? Todos os elementos embutidos estão a funcionar como deveriam e escondidos na parede acabada ao seu gosto? É hora de montar o elemento de superfície, ou seja, a parte externa da misturadora, chuveiro de teto e chuveiro manual. Como fazer isso?
Roseta (tampa) — permite cobrir o buraco na parede e a passagem do corpo da misturadora. Antes de colocá-la, coloque uma fina camada de silicone sanitário na parte de trás para proteger os azulejos cortados de infiltrações de água.
Punho de controlo (botão ou alavanca) — montado no eixo saliente do misturador; aperte com parafuso Allen. Verifique se está nivelado em relação à roseta.
Chuveiro de mão — enrosque a mangueira ao encaixe angular. Certifique-se de que não está torcido ou esticado.
Chuveiro de teto — monte o braço do chuveiro no local desejado, nivele e aperte a cabeça do chuveiro.
Não sabe que chuveiro manual escolher? Verifique o nosso guia.
Pronto! Uma instalação própria de uma elegante misturadora embutida pode parecer difícil, mas com o plano certo e ferramentas, você conclui essa tarefa facilmente. Lembre-se de escolher misturadoras embutidas de alta qualidade, como Mexen. Elas garantem segurança na utilização, são esteticamente agradáveis e— graças à ausência de tubagens— oferecem liberdade de movimentos no duche, independentemente do seu tamanho.