Projetar uma casa de banho é um processo muito complicado. Um único elemento mal escolhido pode afetar negativamente o todo do interior. A decoração da casa de banho deve considerar todos os aspetos, começando pela torneira, feita de material de alta qualidade, até aos acessórios. Cada um de nós presta atenção ao conforto e funcionalidade da casa de banho. Se a torneira sanitária for feita de materiais duráveis, obtemos uma maior durabilidade desses elementos.
Divisão de torneiras de lavatório por tipo de instalação
Considerando o parâmetro do tipo de instalação, as torneiras de lavatório podem ser divididas em:
- de bancada - desfrutam de grande popularidade há muitos anos entre os consumidores portugueses. Este tipo de torneira é instalado no orifício presente no lavatório,
- independentes - estes modelos apresentam-se melhor em casas de banho modernas. São instalados no tampo ou na placa do armário sob o lavatório,
- de parede - estas torneiras são ligadas diretamente à instalação. É uma boa solução para quem deseja manter o espaço livre na borda do lavatório,
- embutidas - estas torneiras apresentam-se de forma extremamente impressionante, já que todos os elementos de instalação não estéticos são escondidos. É uma excelente opção para quem tem casas de banho minimalistas.
Cabeça da torneira? Que modelo?
A cabeça na torneira é responsável pelo funcionamento correto da torneira. Vale a pena investir em aquelas feitas de material mais duradouro. Atualmente, o mercado oferece-nos três tipos de cabeças: cerâmica, de vedação e de cogumelo para cabeças.
A cabeça cerâmica é uma das cabeças mais populares utilizadas em torneiras modernas. É um elemento da torneira que, ao contrário de outros modelos, tem anéis de cerâmica fixos permanentemente colocados. Possui uma superfície lisa, por isso o calcário e os resíduos não se acumulam na sua superfície. Cada tipo de cabeça cerâmica tem dimensões diferentes, sendo adequado para diferentes tipos de torneiras - tanto a de lavatório com misturador, como outra com botões tradicionais.
A cabeça de vedação é colocada em segundo lugar depois da cabeça cerâmica. É frequentemente usada devido às suas boas características de qualidade. No caso de avaria, pode ser substituída por conta própria. Já o cogumelo para cabeças existe em vários tamanhos. Geralmente é feito de latão e é uma parte da torneira que raramente avaria.
Torneira com arejador ou sem?
O arejador é um elemento da torneira que lhe permite poupar água. Nas torneiras modernas, é um elemento básico montado na ponta do bico. Quebra a água mecanicamente através de uma peneira ou bicos apropriados instalados, aumentando o seu volume através da função de aeração. O arejador influencia significativamente a qualidade do fluxo e a poupança.
Numa torneira sem arejador, consome-se mais água. Felizmente, em qualquer momento, no modelo adquirido, pode-se instalar este mecanismo. Além disso, pode ser montado permanentemente ou retirado conforme necessário pelos utilizadores. É, portanto, uma solução muito funcional, por exemplo, quando se deseja encher um balde que está fora do lavatório. Atualmente, os arejadores são feitos de plástico, mais raramente de metal e silicone. Se estiver corretamente projetado e feito do material adequado, deve limitar a acumulação de calcário na peneira. Cada arejador deve ser limpo sistematicamente e os detritos e calcário acumulados devem ser removidos.
Vale a pena investir em torneiras com termostato?
Uma das principais vantagens das torneiras de lavatório com termostato embutido é o conforto e a segurança dos moradores. Esta instalação regula a temperatura da água. É, portanto, uma excelente opção para famílias com crianças que usam o lavatório sozinhas. Os pais sentem conforto e tranquilidade internos. A queimadura pode ocorrer muito facilmente, por isso vale a pena investir neste sistema. Além disso, as crianças reagem negativamente à água gelada.
Outra vantagem é a facilidade de regulação. Nas torneiras de lavatório montadas na parede, estão instalados dois botões, um dos quais serve para ajustar a temperatura da água e o outro para regular o fluxo. Se definirmos a temperatura adequada da água para o nosso corpo, na próxima utilização da torneira, não precisaremos de mudar as definições novamente. Tudo depende do modelo de torneira de parede que escolhermos. A tecnologia e a ampla escolha no mercado dão-nos uma grande oportunidade de mudar e melhorar a nossa vida quotidiana.
Como cuidar da torneira do lavatório?
Para que a torneira de lavatório que adquirimos nos sirva por muito tempo, agradando à vista com uma aparência estética, é preciso cuidar bem da sua manutenção. A grande maioria dos elementos de torneiras disponíveis no mercado possui uma superfície cromada, que requer o uso de produtos específicos. As melhores soluções são produtos em forma de gel ou espuma - usando-os, podemos ter a certeza de que não riscaremos a superfície da torneira. Como é melhor lavá-la? Para este fim, deve-se usar panos ou esponjas macias. A torneira do lavatório deve ser limpa cerca de 2-3 vezes por semana.