Vantagens e desvantagens de um duche sem base - ou seja, dreno linear - Mexen
Vantagens e desvantagens de um duche sem base - ou seja, dreno linear

Ao mobilar ou planejar a renovação de uma casa de banho, tentamos combinar a aparência elegante do interior com a sua funcionalidade e segurança ao usar. Passamos bastante tempo nela todos os dias, por isso é importante que os equipamentos acumulados lá proporcionem o máximo de prazer e conforto nas atividades simples que realizamos. A casa de banho ideal deve também ser um lugar acolhedor para crianças e idosos - com isto em mente, os designers modernos de louças e cerâmica de casa de banho oferecem-nos uma série de soluções práticas. Uma delas é o dreno linear, que pode substituir com sucesso a cabine de duche tradicional com base. Em que consiste esta solução? Quais são os seus pontos fracos e fortes? Como é feita a instalação do dreno linear? Tentaremos responder a estas perguntas no artigo.

O que é na verdade um dreno linear

Substituir a cabine de duche clássica com base por um dreno linear é uma solução cada vez mais popular, que pode ser bem-sucedida em praticamente qualquer casa de banho. Em palavras simples, um dreno linear é uma forma de escoar a água de forma gravitacional do cômodo - a água flui para um canal montado no chão ou na parede conectado a um sifão, e depois chega à canalização. O único elemento visível é a grelha, que muitas vezes também desempenha uma função decorativa - os modelos mais populares são feitos de aço inoxidável e estão disponíveis em versão fosca ou brilhante. Os fabricantes de louças de casa de banho também oferecem grelhas de diferentes cores e padrões - modelos equipados com iluminação LED, que criam um clima único em casas de banho modernas, estão se tornando cada vez mais populares.

O dreno linear é uma solução extremamente prática, que vale a pena planejar relativamente cedo, de preferência já na fase de desenho da casa de banho - assim podemos ajustar a altura do piso aos parâmetros do dreno, que deve estar junto com o sifão sob o piso. Se planejamos uma renovação e substituição da base, vale consultar um especialista, que nos dirá quais passos devemos tomar para instalar corretamente o dreno escolhido junto com o sifão.

Vantagens do dreno linear

A principal vantagem é que a casa de banho sem base é mais fácil de limpar, mais estética e simples. Permite uma disposição do espaço muito mais fácil, e até uma melhor manobrabilidade. Além disso, no mercado podem ser encontradas cada vez mais ideias de instalação de drenos lineares.

Devido à superfície plana, é muito mais fácil limpar a cabine de duche, e os resíduos de sabão não se acumulam tão facilmente quanto nas bases. Além disso, essa opção é muito mais segura, por isso cada vez mais famílias com crianças, idosos e pessoas com dificuldades de locomoção optam por um duche sem base. As possibilidades de design dessas cabines são quase infinitas, aqui o limite é apenas a imaginação do projetista. Os fabricantes oferecem soluções interessantes na forma de portas para essas cabines, que podem, por exemplo, ser dobradas para ganhar mais espaço ao realizar outras atividades na casa de banho.

O dreno linear é também uma solução excelente para uma casa de banho pequena e mal configurada, onde cada centímetro quadrado conta. Ao desistir de uma base que ocupa muito espaço, podemos optar por uma pia mais confortável ou uma coluna espaçosa, que será útil para guardar toalhas, cosméticos ou outros utensílios de toalete essenciais em qualquer casa de banho. Para um interior tão moderno, podemos também instalar uma cabine de duche maior ou uma solução tipo walk-in sem portas - a casa de banho não só se ampliará opticamente e realmente, mas também se tornará mais funcional e elegante.

Desvantagens do dreno linear

A principal desvantagem da decoração de uma casa de banho sem base de duche usando um dreno linear é o custo mais elevado. É necessário instalar adequadamente o dreno linear no chão ou na parede. No entanto, o mais importante é perfilar adequadamente o piso, para que a água se dirija para o dreno e proporcione uma superfície segura para caminhar descalço.

Uma questão importante, embora não necessariamente uma desvantagem de tal solução, é o uso obrigatório de impermeabilização, que no futuro ajudará a proteger o cômodo e os andares inferiores (muitas vezes também os vizinhos) de inundações e alagamentos. Este tratamento envolve cobrir as paredes com uma folha líquida especialmente projetada para esse fim, que podemos aplicar por conta própria ou confiar essa tarefa a profissionais. O custo da impermeabilização é relativamente baixo, mas vale o preço.

Outro elemento, já mencionado anteriormente, é o fato de que essa decisão deve ser tomada antes de instalar o piso na casa de banho, pois, após a finalização da casa de banho, a instalação do dreno linear pode se revelar impossível. O mais importante é guiar-se pelo seu próprio conforto e fundos disponíveis para a reforma da casa de banho. A especificidade das reformas nas casas de banho significa que vale a pena pensar cuidadosamente em tudo várias vezes, pois após a colocação das cerâmicas e do piso, fazer alterações será muito mais difícil. Além de custos mais elevados e a necessidade de planejar o dreno antes de colocar o piso, os drenos lineares têm atraído bastante interesse recentemente.

Uso de drenos lineares

Os drenos lineares estão começando a aparecer com mais frequência em residências privadas. Não só ao arranjar casas de banho em apartamentos novos, mas também em renovação geral. É uma solução ideal para idosos que têm dificuldades de locomoção, podendo se sentar em uma cadeira especializada no duche, e em casos de cabines maiores, também se mover livremente em uma cadeira de rodas. Pessoas com deficiência podem desfrutar do conforto de usar um duche sem base, pois não terão que enfrentar limiares perigosos todos os dias.

No entanto, os drenos lineares são mais frequentemente utilizados em casas de banho em locais públicos, como piscinas e chuveiros em academias. Com muita frequência, as casas de banho nesses locais são planas com uma leve inclinação, e no final encontra-se a linha de drenos lineares. Às vezes, são instalados na parede, e em outros casos no chão. Essa situação permite cuidar da limpeza de forma rápida e eficiente em um lugar onde muitas pessoas tomam banho. Esse tipo de solução é muito estético e prático não só para os usuários, mas também para as pessoas responsáveis por limpar as casas de banho.

Como é feita a instalação do dreno linear

A última questão importante relacionada ao dreno linear é a instalação dessa solução, que ocorre em várias etapas e geralmente exige a ajuda de um especialista. O primeiro passo é obviamente encontrar o conjunto certo - vale escolher modelos de alta qualidade, lembrando que quanto menor a construção do dreno linear e do sifão, mais fácil será encaixá-lo sob o piso. As etapas seguintes da instalação são:

  • instalação da tubulação de esgoto, ou seja, conectar os dispositivos sanitários ao cano principal - neste estágio, é necessário prestar atenção especial à inclinação das tubulações de esgoto, que deve ser cerca de 2,5%;
  • instalação do dreno linear - deve-se lembrar do posicionamento adequado do ralo, que deve estar de 1 a 2 milímetros abaixo do nível do piso;
  • instalação dos elementos externos - um dos mais escolhidos é a grelha, disponível em muitos padrões e cores diferentes, também na versão com iluminação LED;
  • ligação do sifão e tubulações ao esgoto - vale a pena nesta fase verificar a estanqueidade da instalação, despejando água e observando se todos os seus elementos são estanques;
  • impermeabilização do piso e paredes - é aconselhável repetir o procedimento mencionado anteriormente, ou seja, aplicar duas camadas de folha líquida;
  • acabamento - após fazer a base, podemos começar a colocar os azulejos, que devem ter classe III ou IV de resistência ao desgaste. Vale selecionar os que não são porosos, pois somente esses têm uma superfície antiderrapante. O último elemento do acabamento é aplicar rejunte epóxi, que é mais flexível e durável do que o de cimento.
Pousar...