Segregar resíduos não é apenas uma exigência imposta pelos serviços municipais, mas também uma expressão da nossa consciência ecológica e cuidado com o planeta. O estilo de vida moderno faz com que produzamos enormes quantidades de resíduos com os quais precisamos lidar. A solução mais clássica é colocar um recipiente de segregação debaixo do lava-loiças, mas quando surge a necessidade de colocar vários recipientes num armário, pode haver um problema. Então, onde colocar o balde de lixo se não for no armário debaixo do lava-loiças?
Segregação de resíduos - em que consiste
Todos os dias produzimos muitos descartes. Embalagens plásticas, caixas de leite, papel que envolveu carnes frias, potes de iogurte, é só o começo, e na verdade limitado ao lixo produzido na cozinha. A isso se juntam as cascas, restos de comida, óleo usado para fritar e, claro, vários objetos que foram danificados, quebrados, partidos. Antigamente, tudo acabava numa única lixeira que cabia facilmente no armário debaixo do lava-loiças. Hoje, temos pelo menos três recipientes, às vezes ainda mais.
Todas as casas são obrigadas a separar o lixo produzido. Portanto, você deve ter recipientes separados para plástico e metal, vidro, papel, resíduos de cozinha e lixo misturado. Na melhor das hipóteses, três, na pior cinco recipientes que precisam caber em algum lugar. Onde colocar a lixeira se já não houver espaço debaixo do lava-loiças e o balde de lixo debaixo do lava-loiças é realmente a melhor localização?
O que colocar em vez do balde debaixo do lava-loiças?
O mercado não suporta o vazio, e como surge o problema do espaço do balde debaixo do lava-loiças, aparecem muitas outras ideias para lidar com a segregação sem entulhar a cozinha. Uma das ideias é destinar um armário inteiro exclusivamente para as lixeiras. Assim, utiliza-se um armário embutido localizado num lugar escolhido, por exemplo, debaixo da bancada ou da ilha. As lixeiras colocadas neste armário funcionam com um sistema de carregamento, basta abrir a porta e puxar a plataforma onde estão as lixeiras. A vantagem desta solução é a possibilidade de ajustar o armário às necessidades dos utilizadores.
Outra boa solução pode ser uma gaveta construída com uma estrutura de aço, onde as lixeiras são suspensas. O conjunto é coberto com uma frente que se ajusta ao resto da mobília. A vantagem deste método de colocar as lixeiras é que todas estão à mesma altura e não é necessário inclinar-se. A gaveta colocada debaixo da bancada de trabalho pode ser puxada após, por exemplo, descascar legumes, e basta empurrar os restos da bancada diretamente para a lixeira adequada.
Utilização sensata do espaço - lixeiras não necessariamente debaixo do lava-loiças
Uma ideia muito original para colocar lixeiras na cozinha é usar o armário de canto. Aqui podemos escolher uma solução como magic corner, ou seja, lixeiras que se puxam uma a uma, é uma excelente ideia para usar cantos difíceis de acessar. Outra boa ideia podem ser lixeiras colocadas numa prateleira que se desliza ao abrir a porta do armário. Também pode ser montada uma lixeira redonda suspensa que gira dependendo do tipo de lixo que se quer descartar no momento.
Pessoas que têm uma cozinha realmente grande e por algum motivo não querem colocar todas as lixeiras de lixo debaixo do lava-loiças podem optar por lixos que ficam no chão. O mercado moderno nos oferece muitas opções quando se trata de escolha em termos de tamanhos e cores das lixeiras, é fácil encontrar até mesmo aquelas que não são apenas funcionais, mas podem até servir como decoração.
.jpg)
Outras soluções para a sua cozinha
Procurando alternativas para os recipientes de lixo colocados no armário debaixo do lava-loiças, é possível encontrar soluções realmente interessantes. Um deles são, por exemplo, recipientes para resíduos de cozinha nos quais é possível produzir compostagem. Esta ideia funciona mesmo numa pequena cozinha em um apartamento, um pequeno balde permitirá gerir os restos alimentares de acordo com os princípios ecológicos.
No âmbito da reciclagem, pode-se lidar com determinados resíduos reutilizando-os - isso se aplica especialmente a potes ou garrafas de vidro e alguns recipientes plásticos. Papel e cartão podem ser colocados numa caixa de papelão, assim não será necessário transferi-lo da lixeira para o saco. Papel e alumínio podem ser enviados para a reciclagem ou para um ponto de coleta de sucata, mas nos últimos anos, deixou de ser realmente rentável.