O escorredor de louça é o elemento mais conhecido do equipamento da cozinha. Normalmente, ele enfeita a bancada da cozinha perto da pia, por isso o mercado moderno oferece inúmeras variantes deste produto. Todos os dias, os membros da casa utilizam o escorredor de louça. Portanto, a sua limpeza é extremamente importante. No entanto, poucas pessoas sabem como cuidar deste utensílio de cozinha. Conheça as principais características do escorredor e as dicas mais importantes sobre a sua correta limpeza.
Escorredores de cozinha — o que precisa saber sobre eles?
Há muitos anos, quase todas as cozinhas têm um escorredor de louça na bancada. O que é um produto deste tipo? Nada mais é do que um lugar preparado adequadamente para que pratos, canecas ou panelas lavadas possam secar naturalmente. O escorredor pertence aos acessórios de cozinha, que se caracterizam por uma grande diversidade. Isso significa que o escorredor de louça pode ser feito, entre outros, de aço inoxidável, plástico ou bambu. Às vezes, podem ser encontrados produtos feitos da combinação de vários materiais, por exemplo, aço inoxidável com bambu.
Além disso, os escorredores de louça modernos assumiram as formas mais variadas. Podem ser simples ou lembrar cestas na sua forma. Também estão disponíveis modelos equipados com recipientes para talheres, divisórias para pratos, suportes para canecas. Além disso, são oferecidos tanto variantes de um nível, como de dois níveis, de canto ou para pendurar. Adicionalmente, são comuns variantes de escorredores para louça de várias cores, nomeadamente podem ser, por exemplo, pretos, brancos, de aço.
Não mantenha as louças na pia — compre um escorredor!
Os escorredores de louça modernos foram projetados de modo a se adequarem tanto ao estilo moderno quanto ao clássico vigente na cozinha. Além disso, os fabricantes garantiram que as formas decoram a bancada da cozinha, já que são artigos que chamam bastante atenção. Vale a pena saber que também surgiram modelos que podem ser guardados nos armários da cozinha - é um escorredor muito funcional!
Os escorredores mais escolhidos são aqueles feitos de aço inoxidável. Os acessórios de cozinha feitos deste material caracterizam-se por um acabamento elegante, destacando maravilhosamente o interior. Claro, para que esse escorredor de louça cumpra sua função, precisa estar limpo. O aço inoxidável é resistente à ferrugem, mas reage mal a produtos de carácter ácido. Essas substâncias deixam manchas inestéticas na superfície do escorredor. Portanto, a limpeza de um escorredor de aço deve ser realizada apenas com esponjas delicadas e líquidos de limpeza suaves. Além disso, a água acumulada na base especial deve ser removida regularmente.
Como cuidar dos escorredores de louça feitos de plástico
O escorredor de plástico também é um elemento comum na cozinha. É um produto muito funcional, mas em comparação com a versão de aço, apresenta menor resistência a danos mecânicos. O escorredor de louça feito de material sintético não é difícil de manter limpo. A sua superfície pode ser lavada com escovas, esponjas. Em casos de sujidade e resíduos de calcário ou sabão que aparecem na superfície da base (onde a água goteja), é recomendada uma mistura de vinagre e água. Essa substância deve ser despejada na área contaminada do escorredor e deixada por algum tempo. Depois, o escorredor deve ser enxaguado e está pronto! Vale a pena saber que uma solução de amaciador de roupa e água também é recomendada para a limpeza do escorredor.
Como limpar o escorredor de louça de forma natural?
- Misture vinagre com água na proporção de 1:1,
- coloque o vinagre num frasco com spray - pode usar um frasco antigo de líquido de limpeza de janelas,
- borrife o escorredor e deixe agir por quinze minutos,
- enxágue com água corrente e seque o escorredor com uma toalha.
Lava a louça na máquina de lavar? Nada impede que coloque um escorredor de louça na sua bancada. Este produto sem dúvida servirá como um local para colocar talheres avulsos ou algumas louças para secar. Por esse motivo, o escorredor de louça é um artigo essencial que deveria estar em todas as cozinhas, independentemente do estilo presente.