Os caixotes do lixo estão geralmente localizados no armário debaixo do lava-loiça ou numa gaveta deslizante profunda. Esta segunda solução é particularmente popular em cozinhas modernas, onde os proprietários se preocupam com a organização cuidadosa do interior e criam um espaço para a separação de resíduos. Veja quais recipientes são mais adequados para resíduos biodegradáveis, vidro ou embalagens plásticas.
Como separar resíduos?
Os caixotes para separação de resíduos estão disponíveis em muitos tamanhos e formas, permitindo que todos encontrem algo adequado. Antes de decidir sobre um sistema específico, considere a localização dos recipientes e sua funcionalidade. Primeiro, meça a largura do armário e verifique se há restrições quanto à construção. A próxima questão é determinar a forma de aceder aos caixotes. A solução mais conveniente é uma frente deslizante. Optando por gavetas com sistema Push to Open, pode ter a certeza de que a separação de resíduos será segura e higiénica. A última questão a definir antes de comprar um sistema para resíduos separados é a quantidade de caixotes. Para isso, vale a pena consultar as indicações da empresa de resíduos.
Separação de resíduos - caixotes do lixo na cozinha
Recipientes estéticos de plástico, disponíveis em cinco cores, de acordo com as regras do Sistema Uniforme de Organização de Resíduos, são a maneira mais conveniente de separar resíduos. As cinco frações de resíduos incluem papel, vidro, metais e plásticos, resíduos orgânicos e resíduos misturados. Os caixotes integrados para resíduos verdes são destinados a embalagens de vidro e garrafas vazias, recipientes azuis - para papel de escritório, jornais e embalagens limpas; as latas e resíduos metálicos são colocados no azul, resíduos de cozinha de preparação de alimentos (restos de comida, ossos de animais, cascas de ovos) - no castanho, e resíduos não classificados em outras categorias, como fezes de animais - no preto. Dependendo da forma como a cozinha está organizada, os caixotes de lixo podem ser guardados num armário tradicional com porta, numa gaveta profunda ou num sortido integrado com o armário. Os caixotes modulares e os caixotes inseridos na gaveta devem ser devidamente medidos (o ideal é que o sistema preencha todo o espaço da gaveta).

Caixotes de separação em aço inoxidável - vale a pena?
O caixote do lixo adequado pode facilitar significativamente a separação de resíduos, por isso, vale a pena optar por recipientes feitos de materiais sólidos. A melhor escolha serão os caixotes em aço inoxidável. Os recipientes de plástico são menos higiénicos devido à estrutura porosa do plástico. Resíduos perigosos requerem uma abordagem de separação especial, por isso a solução mais segura será um caixote estético montado com tampa equipada com um mecanismo de pedal.
Organização da cozinha - caixote do lixo para gaveta
O uso de um conjunto de recipientes para a separação de resíduos de cozinha ajuda a manter a limpeza e permite utilizar completamente o espaço na gaveta. Recipientes embutidos, com divisórias adicionais para acessórios de limpeza ou sacos de lixo, são uma alternativa conveniente aos caixotes tradicionais. Dependendo das necessidades, pode escolher sistemas com ou sem tampa. Na oferta dos fabricantes, encontrará uma vasta gama de recipientes adaptados a diferentes larguras de armários. Fáceis de instalar e feitos de materiais duráveis, permitem um uso conveniente durante muitos anos.
Vale a pena separar resíduos! Separadores de gaveta
Os separadores para resíduos de cozinha têm uma construção semelhante aos recipientes do sistema, mas ocupam menos espaço, tornando-se uma escolha melhor para pequenas cozinhas. É uma solução ideal para pessoas que moram sozinhas ou que geram pequenas quantidades de resíduos ao longo do dia.
Os caixotes de separação de resíduos embutidos no balcão da cozinha são uma solução extremamente prática, que funciona bem em qualquer cozinha moderna. A única desvantagem desses recipientes são os tamanhos relativamente pequenos. Além disso, se separar resíduos na cozinha, é difícil imaginar a instalação de cinco caixotes no balcão. Ao optar por tal solução, deve considerar a escolha das frações. A escolha mais segura é um único caixote para resíduos orgânicos. Os resíduos gerados durante a preparação das refeições podem ser facilmente varridos para a abertura no balcão.