O sifão colocado sob a pia é um elemento essencial para o correto escoamento de água da bacia da pia. Existem vários tipos de sifões disponíveis no mercado que diferem em tamanho ou estrutura, mas o método de montagem é bastante semelhante para todos.
A instalação por conta própria não deve causar grandes problemas a ninguém. As instruções sobre como conectar o sifão corretamente provavelmente podem ser encontradas na embalagem – também estão disponíveis na internet na forma de pequenos vídeos tutoriais.
Para que realmente serve um sifão?
Algumas pessoas às vezes questionam a necessidade de instalar um sifão. Afinal, a drenagem da pia poderia ser conectada ao sistema de esgoto com um simples tubo de conexão. No entanto, não é tão simples, e a presença de um sifão em dispositivos como uma pia ou lavatório é indispensável.
O sifão conecta-se ao ralo localizado no fundo da bacia da pia e à abertura de transbordamento, permitindo a remoção eficaz de água após a lavagem e protegendo o ambiente contra enchentes.
No entanto, sua tarefa não é apenas drenar a água. Graças à sua construção, os sifões estão sempre parcialmente preenchidos com água, o que permite bloquear efetivamente odores desagradáveis de esgoto. No caso de uma conexão feita com tubos simples, que estariam vazios após a drenagem de água da pia, todos os odores desagradáveis do esgoto penetrariam em sua casa.
Do que consiste um kit de instalação de sifão?
O sifão não é um dispositivo particularmente complicado, mas é bom conhecer seus componentes individuais, para facilitar sua instalação. Aqui está uma lista de componentes do sifão que compõem um kit padrão:
- tubo de evacuação de água com cotovelo;
- corpo, ou seja, taça de drenagem inferior com peneira e tampa;
- peneira de transbordamento superior com tubo;
- conjunto de porcas e juntas;
- parafuso e arruela (para ajuste da peneira automática do sifão);
- tampa simples ou automática.
As seguintes ferramentas serão úteis para a montagem do sifão:
- chave inglesa;
- chave de fenda;
- chave de soquete;
- fita de teflon;
- bacia - coloque-a sob o sifão antes de abrir a água;
- serrote para cortar plástico – necessário em caso de necessidade de encurtar os tubos;
- papel de lixa para suavizar as partes cortadas.
Para mestres DIY experientes, a instalação do sifão levará realmente pouco tempo. No entanto, se você estiver fazendo isso pela primeira vez, siga as instruções abaixo.
Montagem do sifão – começamos
Se você planeja montar o sifão por conta própria, primeiro verifique se possui todos os elementos necessários: tubulação, porcas, juntas e ferramentas. Em seguida, se estiver substituindo um sifão antigo por um novo, desaperte a fixação localizada na parte inferior da pia e a fixação no final do sifão – desconecte tudo do resto da instalação. Vale lembrar de colocar um recipiente, vasilha ou bacia para a água, pois ela está tanto no tubo de drenagem quanto no cotovelo.
Se você estiver apenas instalando todo o sistema de esgoto, verifique a pia, se ela está fixada de maneira sólida e se você possui todos os elementos de instalação necessários à mão. Agora, você pode medir se os tubos que conectam a pia à drenagem têm o comprimento adequado, se a drenagem de transbordamento pode ser conectada sem obstruções e, acima de tudo, se todo o sifão se encaixa confortavelmente sob a pia.
Como montar um sifão na pia – instrução passo a passo
Quando tudo já está preparado, você pode começar a instalar o sifão na pia. Antes de começar, esvazie a bacia da pia, retire os pratos e deixe a água escoar.
- Montagem da peneira - coloque a peneira de aço no ralo da pia, pressionando a peneira, fixe-a com a porca.
- Vedação da drenagem - sob a peneira de aço, coloque a junta e aplique fita de teflon na rosca da drenagem da pia.
- Fixe a taça de drenagem na abertura da pia, apertando com cuidado com uma chave de fenda e vedando a conexão com fita de teflon.
- Montagem do sifão - coloque o corpo do sifão sob a pia e conecte-o ao tubo de esgoto, certificando-se de que esteja o mais próximo possível da parede, para que você tenha espaço suficiente no armário abaixo da pia.
- Opcional – conexão da mangueira da máquina de lavar louça - se você tiver uma máquina de lavar louça, conecte a mangueira ao bico apropriado no sifão que leva à abertura de drenagem.
- Se ainda não fez isso, conecte as mangueiras da torneira à água quente e fria.
- Verificação de estanqueidade:
- feche a peneira com uma alavanca, no caso de sifão manual você pode fazer isso pressionando a peneira,
- encha toda a bacia com água,
- em seguida, abra a peneira e deixe a água escoar para a drenagem, verificando assim a estanqueidade de toda a instalação.
Verifique se durante o fluxo de água todas as conexões são estanques. Se necessário, aperte as porcas ou use fita de teflon adicional.
Se tiver um sifão automático, após executar o primeiro passo você deve:
- Colocar a tampa na abertura.
- Em seguida, fixe o cabo do acionador automático sob a pia – verifique se o parafuso na tampa da peneira de drenagem está ajustado de forma que, ao girar a alavanca, a abertura de drenagem possa ser aberta e fechada livremente.
- Agora conecte o tubo de transbordamento superior à drenagem inferior.
Se os tubos forem muito longos, será necessário cortá-los. Nesse caso, corte-os ao comprimento adequado - tenha cuidado para não encurtar demais os tubos, para que possam ser ajustados confortavelmente. Durante a instalação, dê atenção especial para que as juntas sejam colocadas nos locais corretos. Isso garantirá que a água não vaze para fora do sistema.
Como pode ver, toda a "operação" é bastante simples e não causará problemas, mesmo que esteja montando um sifão na pia pela primeira vez.