De onde vêm as moscas da fruta? Basta um momento de descuido, deixar um caroço na mesa ou no balcão da cozinha, um tomate cortado, ou mesmo um pedaço de casca, e em pouco tempo, nuvens de pequenas moscas sobrevoam a superfície da mesa. As leveduras selvagens, que aparecem na superfície das frutas ou legumes devido à fermentação, atraem as moscas da fruta, que se alimentam destas leveduras. Embora sejam pequenas e não piquem, representam um problema considerável, pois podem transportar microrganismos patogénicos perigosos para a nossa saúde. Além disso, a visão de nuvens de moscas sobrevoando os alimentos não é agradável.
Porque devemos nos livrar das moscas da fruta?
As moscas da fruta, tal como outros insetos voadores, podem ser um grande problema, especialmente porque, quando aparecem, multiplicam-se a um ritmo alarmante. Se não fizermos nada a respeito, em poucas horas haverá realmente muitas. As moscas vão pousar não só em frutas ou legumes, mas também em móveis e utensílios de cozinha. Em breve, poderão ser encontradas na maioria dos produtos alimentares deixados fora do frigorífico ou dos armários.
As moscas da fruta gostam de pousar nos caixotes do lixo, onde se podem encontrar muitas bactérias diversas. Se depois se moverem para um pedaço de fruta ou utensílio de cozinha, há uma grande probabilidade de que esses microrganismos nocivos sejam transferidos para eles. E isso pode representar uma ameaça real à saúde, especialmente para crianças pequenas. Felizmente, existem muitos métodos eficazes para se livrar das moscas da fruta em casa. Apresentamos os métodos mais populares e eficazes para eliminar estas pragas incômodas da cozinha.
Como se livrar das moscas da fruta - o que fazer primeiro
O primeiro método é prevenir a aparição de moscas da fruta em casa. Vale a pena cuidar disso especialmente no verão, pois o ar quente acelera os processos de fermentação que atraem as moscas. Portanto, é importante garantir que o caixote do lixo esteja bem fechado e esvaziá-lo com mais frequência do que nas épocas frias. Também é necessário garantir que não se deixem caroços ou cascas e sementes com restos de frutas nos quartos.
Todas as frutas e legumes que forem cortados, mordidos ou descascados devem ser guardados no frigorífico ou colocados em recipientes herméticos. Vale lembrar que as moscas da fruta não gostam apenas do cheiro de frutas fermentadas, mas também de compotas, geleias e até vinho. Se deixar frascos ou garrafas abertos, pode ter certeza de que as moscas da fruta aparecerão rapidamente. Em primeiro lugar, deve-se cuidar da limpeza da cozinha, mas pode acontecer que as moscas apareçam também em outros cômodos. Se estão na cozinha, podem voar para o banheiro, onde gostarão de escovas de dentes mal lavadas.

Como combater as moscas da fruta – métodos mais populares
Na verdade, toda dona de casa tem seus métodos comprovados para se livrar dos insetos na cozinha, mas se você não sabe como enfrentar as moscas da fruta, confira os truques mais populares.
Armadilhas para moscas da fruta,
secador de cabelo,
tiras adesivas especiais,
detergente para louça,
velas aromáticas.
As moscas da fruta vêm atraídas pelo cheiro das leveduras que aparecem em frutas apodrecidas. Portanto, a higiene é o mais importante, e se conselhos como lavar a louça e as bancadas regularmente e guardar as frutas não funcionarem, é hora de recorrer a métodos eficazes para as moscas da fruta. Nas lojas, você pode encontrar várias armadilhas ou tiras para moscas da fruta e até repelentes elétricos, mas também pode lidar com elas usando métodos caseiros que não exigem custos financeiros adicionais. Bastam produtos que com certeza todo mundo tem em casa.
Métodos caseiros para as moscas da fruta
As moscas da fruta adoram restos de comida e frutas apodrecidas, por isso é mais fácil atraí-las para uma armadilha que exale esse cheiro específico. A maneira mais simples é colocar frutas ou um pouco de vinagre de maçã em um pequeno frasco e cobrir a parte superior do recipiente com filme plástico fino. Na película, deve-se fazer vários pequenos furos com um palito, através dos quais as moscas possam entrar.
As moscas da fruta, atraídas pelo cheiro da fruta, entrarão no recipiente, mas não conseguirão sair dele. Do mesmo modo, pode-se usar garrafas com gargalo estreito; as moscas que caírem na parte inferior da garrafa não conseguirão mais sair. Além de frutas, pode-se colocar vinagre de maçã misturado com detergente no recipiente.
Um método igualmente eficaz, embora mais drástico, para se livrar das moscas da fruta é tratá-las com uma corrente de ar quente de um secador de cabelo. A armadilha de frutas funciona mais lentamente, mas é igualmente eficaz. Podemos eliminar as moscas da fruta na cozinha sem dificuldade, mas se não lembrarmos de manter a higiene adequada e os métodos de armazenamento dos alimentos, não evitaremos o surgimento delas. Basta um momento de descuido e esses pequenos insetos podem tomar conta de toda a cozinha.