Gosta de pedra natural, mas um lava-loiça de granito ou mármore, ou tampos de cozinha feitos desses materiais nobres estão muito além das possibilidades do seu orçamento doméstico? Agora isso já não é um problema. A tecnologia moderna permite que desfrute de um lava-loiça com aparência original ou outro elemento de cozinha feito de conglomerado durável. É igualmente impressionante e durável, mas significativamente mais barato do que aquele feito de granito ou mármore verdadeiro.
O que é realmente o conglomerado?
Alguns dos nossos clientes questionam-se se o conglomerado é um material natural ou artificial. Na verdade, é difícil dar uma resposta inequívoca, pois por um lado, não existe nada na natureza como o conglomerado, mas por outro lado, é obtido de pedra natural. Normalmente, podem-se distinguir os seguintes tipos de conglomerados:
conglomerado de quartzo,
conglomerado de mármore,
conglomerado de granito.
É criado pela trituração de granito, mármore ou quartzo e juntando-o com resina ou cimento. Desta forma, são formados blocos de conglomerado que têm uma ampla utilização e podem ser usados para a produção de, por exemplo, lava-loiças ou tampos de cozinha. É uma excelente alternativa aos tampos de pedra, que são significativamente mais caros.
Conglomerado ou pedra natural? De que material fazer o tampo da cozinha?
Os tampos de cozinha foram feitos durante anos em madeira, mas os tampos de madeira, embora muito impressionantes, revelaram-se também não muito duráveis. Por isso, foram rapidamente substituídos por tampos de pedra, pesados e praticamente indestrutíveis, e por isso, difíceis de trabalhar. Os tampos feitos de pedras naturais são sem dúvida lindos, mas bastante caros; no caso de tampos de cozinha feitos de conglomerado, o preço é muito mais acessível.
No que diz respeito aos tipos de tampos, os de conglomerados estão a ganhar cada vez mais popularidade e são escolhidos com frequência na decoração de cozinhas. Especialmente porque estão disponíveis numa grande variedade de cores. Além de modelos que reproduzem fielmente a pedra natural, ou seja, as cores e as veias características do mármore ou do grafite, também estão disponíveis tampos de cozinha em muitas outras cores. Assim, podem ser facilmente adaptados aos outros elementos da decoração da cozinha.
Tampos de cozinha sólidos
O tampo da cozinha é o lugar onde se preparam as refeições, além de se colocarem objetos pesados, frutas ou legumes, por vezes corta-se diretamente na sua superfície. Os tampos de cozinha são expostos à ação contínua de água e outros líquidos, bem como frequentemente a altas temperaturas, especialmente se estão perto do fogão. Por isso, a escolha do tampo é de grande importância, pois ele deve ser não apenas um ornamento, mas acima de tudo, um elemento funcional da decoração da cozinha.
Consequentemente, a característica mais importante que uma bancada de trabalho na cozinha deve ter é a resistência a danos mecânicos e a resistência à humidade. Um tampo de madeira, mesmo se impregnado, escurece com o tempo sob a influência da água. Um tampo de conglomerado de quartzo ou de outro tipo suporta bem a humidade e não absorve água. Grande durabilidade e alta resistência são as características mais importantes a ter em mente ao escolher tampos de cozinha.
Vantagens dos tampos de cozinha de conglomerados
Como a bancada da cozinha é utilizada para preparar refeições, deve ser mantida em perfeita limpeza. Os tampos de madeira são frequentemente danificados, especialmente sob a influência da humidade, tornando-se assim lugares propensos ao desenvolvimento de microorganismos, incluindo patogénicos. Por isso, os tampos de conglomerado ou tampos laminados, resistentes à humidade, são uma escolha melhor. Os elementos de cozinha feitos de conglomerado são muito fáceis de manter limpos, bastando limpá-los regularmente com um pano ou esponja, usando produtos químicos normais.
Os tampos de conglomerados demonstram grande resistência a riscos e deformações. Pode-se colocar com segurança utensílios quentes sobre eles, sem receio de danificar o tampo. Isso é particularmente útil numa cozinha pequena, onde muitas vezes falta espaço para colocar utensílios quentes enquanto se cozinha. Além disso, o conglomerado apresenta alta resistência aos raios UV, de modo que não muda de cor e não desbota sob a influência da luz solar.
Conglomerado na sua cozinha
Se está à procura de um tampo ou lava-loiça para a cozinha que seja não só resistente a altas temperaturas e danos mecânicos, mas também uma decoração para o interior, preste atenção ao material extraordinário que é o conglomerado. Materiais naturais como mármore, quartzo ou granito, triturados e unidos por resina de poliéster, são excelentes para fazer tampos de cozinha. Se sonha com um tampo de pedra de alto brilho mas não quer comprar mármore, o conglomerado será uma solução excelente para si. A sua cozinha ganhará um elemento funcional que também se tornará uma verdadeira decoração do interior.