Médicos e nutricionistas recomendam beber uma quantidade adequada de água todos os dias. Uma boa hidratação é fundamental para o bem-estar e a saúde em geral. Se queres sentir-te ótimo todos os dias, certifica-te de beber pelo menos 1,5 litros de água. É melhor que seja água pura, em vez de sumos, café ou chá. Infelizmente, nem sempre é possível beber água da torneira, e nem sempre se tem água engarrafada à mão. Como resolver isso? Instala filtros de carbono modernos, projetados para purificar a água em casa. Graças a eles, a água dura e as várias impurezas que nela flutuam não serão mais uma preocupação!
Filtros para purificação de água potável em casa
A água que corre nas nossas torneiras é filtrada e purificada várias vezes antes de chegar a elas, podendo ser consumida sem preocupações, mas... Muitas pessoas não gostam do cheiro da água, às vezes sente-se o sabor do cloro, ou um sabor metálico específico que está longe da água cristalina que se pode comprar em garrafas. Contudo, existem maneiras simples de trazer a vossa água da torneira ao estado ideal para consumo.
Existem diferentes métodos de filtração da água, os mais populares são vários jarros equipados com cartuchos de filtragem, além de filtros de encaixe na torneira, filtros de bancada, etc. Se queres ter acesso constante a água realmente saborosa diretamente da torneira, deves considerar um método de filtração de água adequado. Entre os vários métodos, um dos mais convenientes são os filtros sob a pia.
Por que vale a pena instalar filtros de água?
Se estás a pensar se vale a pena filtrar a água potável, pensa se gostas do sabor da água que sai da tua torneira. Depois, olha para o interior do teu jarro elétrico e verifica se há incrustações de calcário nas paredes e na resistência. Se tens uma água realmente saborosa e o jarro está impecavelmente limpo, isso significa que podes dispensar os filtros. Provavelmente, porém, pertences ao grupo muito maior de pessoas que considera a qualidade da água da rede pública insatisfatória.
Se tiveres dúvidas sobre a qualidade da água que sai das torneiras em tua casa, podes ir à estação de saúde pública mais próxima e solicitar dados sobre a sua qualidade ou até mesmo pedir a análise de uma amostra de água. Pode acontecer, por exemplo, que a água fornecida pela companhia de água atenda a todos os padrões, mas os canos antigos da tua casa estejam a deteriorar a sua qualidade, conferindo um sabor ou cheiro específico. Se quiseres eliminar essas características indesejadas, investe num filtro sob a pia adequado.

Como funcionam os filtros de água?
Ao escolher um filtro de água, podes optar por modelos montados sob a pia. É uma excelente ideia, pois o filtro não ocupa espaço no balcão nem prejudica a estética da cozinha. Atualmente, existem os seguintes tipos de filtros sob a pia disponíveis no mercado:
de duas etapas – usados para tratamento de água fria;
de três etapas – adequados para filtrar impurezas mecânicas e cloro;
de quatro etapas – além disso, suavizam a água, eliminando incrustações;
de cinco etapas – reduzem ao máximo as impurezas na água, combatem radicais livres e aumentam o pH da água, além de serem resistentes ao desenvolvimento de bactérias e poderem durar muito tempo.
Após serem instalados sob a pia, os filtros podem fornecer três tipos de purificação: filtragem mecânica que captura impurezas, purificação principal que elimina cloro e metais pesados, e filtragem osmótica. A filtragem osmótica ocorre sob pressão usando membranas osmóticas que permitem a passagem apenas de moléculas de água. A osmose reversa também remove minerais, portanto, a água precisa ser remineralizada.
Os filtros de água montados no armário sob a pia também podem funcionar com base no filtro de carbono – removem substâncias nocivas, impurezas mecânicas e biológicas, além de melhorar o gosto e o cheiro da água. A única desvantagem deste tipo de filtro é a necessidade de substituição periódica dos cartuchos de carbono.
O que ganhas ao instalar filtros de água?
Os filtros sob a pia são uma excelente solução quando não estás satisfeito com a qualidade da água da tua torneira. Desta forma, não apenas melhoras o sabor e, às vezes, a composição da água, mas também ajudas a reduzir a quantidade de resíduos produzidos. É também um método para proteger os eletrodomésticos e economizar - em água suave, todos os detergentes se dissolvem melhor, permitindo o uso de menos detergente em pó, por exemplo.
Filtrar a água não só melhora o sabor e a suavidade da água, mas também tem um impacto real no meio ambiente. Muitas pessoas que usam água purificada em casa declaram não comprar água engarrafada. Em outras palavras, o dispositivo de filtragem ajudou a reduzir a quantidade de resíduos gerados. Deve-se lembrar que cada garrafa plástica representa um peso adicional para o meio ambiente. Se ainda estás hesitante em comprar um filtro sob a pia, podes aproveitar a inovadora opção de alugar filtros. Assim, podes verificar se a compra do filtro realmente altera o sabor da água na tua casa.