Frentes acrílicos ou lacados – quais serão melhores? - Mexen
Frentes acrílicos ou lacados – quais serão melhores?

O mercado contemporâneo oferece-nos tantas maneiras diferentes de acabamento dos móveis que é fácil ajustar as frentes dos móveis aos restantes elementos de decoração da cozinha. Dependendo do estilo em que a sua cozinha está decorada, pode optar por frentes de cozinha feitas de vários materiais, em muitas opções de cores, acabadas em versão mate ou brilhante. Veja qual delas será a melhor escolha no seu caso – frentes acrílicas ou lacadas?

O que vai aprender com este artigo?

  • Quais são as características das frentes laminadas?
  • Quando vale a pena escolher frentes lacadas?
  • O que distingue as frentes acrílicas?

Frentes de móveis modernas

Noutros tempos, as frentes dos móveis, assim como os próprios móveis, eram feitas de madeira maciça ou de aglomerado, o que limitava um pouco o espectro de cores. Geralmente, as frentes dos móveis eram simplesmente lacadas em cores próximas dos tons naturais da madeira. Hoje em dia, graças ao desenvolvimento da tecnologia, temos muito mais escolha de frentes de cozinha, entre as quais vale a pena destacar as mais populares:

  • frentes lacadas,
  • frentes acrílicas,
  • frentes laminadas,
  • frentes folheadas,
  • frentes folheadas a folha de madeira,
  • frentes de madeira.

Além disso, há o acabamento mate ou de alto brilho, as frentes lisas ou que imitam a textura natural da madeira. Ao escolher frentes de móveis, é fácil perceber que cada um dos tipos mencionados de frentes de cozinha pode estar disponível em várias ou mesmo em várias dezenas de cores à escolha.

frentes de armários de cozinha

Frentes laminadas – uma excelente escolha para a sua cozinha

As frentes de móveis laminadas são uma das excelentes alternativas às frentes feitas de madeira. Esta é uma solução defendida principalmente por razões financeiras. Este tipo de frente é feito de MDF ou de aglomerado de três camadas, acabadas com laminação de móveis. São relativamente duráveis e resistentes a danos mecânicos, especialmente a arranhões, o que protege bem o móvel da umidade e minimiza o risco de descamação do laminado.

As frentes de cozinha laminadas estão disponíveis numa ampla gama de cores e texturas. As frentes feitas de laminado polimérico não são apenas duráveis, mas também muito fáceis de manter limpas. A única desvantagem é que, se o laminado for danificado, não pode ser reparado e só pode ser substituído.

Frentes lacadas – brilhantes ou mates

Os móveis com superfícies lacadas têm desfrutado de popularidade imbatível ao longo dos anos; este efeito é utilizado tanto nas frentes dos móveis de cozinha como nos móveis usados em outros ambientes. As frentes lacadas são muito fáceis de combinar com os restantes elementos de decoração da cozinha, incluindo a cor do chão, das portas ou das janelas. A escolha de cores no caso das frentes lacadas é realmente ampla, podendo também optar por vernizes transparentes que mantêm a textura natural da madeira.

O verniz protege eficazmente os móveis da humidade, e a superfície lisa torna a limpeza fácil. Dependendo das suas preferências, pode ter um acabamento mate ou escolher frentes pintadas com um verniz de alto brilho. A ação dos raios solares pode alterar um pouco a cor das frentes lacadas. A sua durabilidade e resistência a arranhões dependem principalmente do tipo de verniz utilizado e do número de camadas aplicadas.

Frentes de cozinha acrílicas – uma solução moderna para a sua cozinha

Entre as muitas soluções modernas para a decoração de frentes de cozinha, também merecem destaque os móveis acabados com laminado acrílico. Eles são feitos de:

  1. Placa de mobiliário.
  2. Às vezes, uma placa fina de madeira natural.
  3. Ocasionalmente, é um MDF ao qual se coloca uma película fina de acrílico.

Este tipo de acabamento de armários de cozinha é definitivamente mais durável do que no caso de móveis lacados, não muda de cor à luz, e pode ajudar a atingir uma maior profundidade de cor. Como desvantagem, pode-se considerar a menor quantidade de cores disponíveis, bem como o fato de que as bordas das frentes não são cobertas por acrílico, mas por folha de PVC, que pode começar a descolar e prejudicar a estética dos móveis de cozinha.

Escolha frentes que se ajustem aos seus móveis de cozinha

Ao cuidar da estética dos móveis de cozinha, vale considerar não apenas os próprios móveis, mas também os tipos de frentes de cozinha. Ao escolher móveis cobertos por uma cor uniforme, pode ter a certeza de que os armários parecerão muito estilosos, e a ampla escolha de cores das frentes facilita o acabamento da cozinha em estilo minimalista ou a criação de um interior com qualquer outro caráter quase sem esforço. Se estiver à procura de soluções únicas, explore frentes de móveis de vidro laminado – com estes, a sua cozinha ganhará um caráter extraordinário. Confira também outros artigos em nosso blog, onde aprenderá, entre outras coisas, o que instalar na parede acima da pia da cozinha em vez de azulejos.

Resumo

A escolha das frentes adequadas para a cozinha é crucial tanto do ponto de vista estético quanto da durabilidade dos móveis. Entre as opções disponíveis, são populares as frentes laminadas e lacadas, mas cada vez mais pessoas também consideram as frentes de cozinha – acrílico ou verniz?

As frentes lacadas destacam-se pelo seu aspeto elegante, ampla gama de cores e possibilidade de obter tanto acabamentos mate quanto de alto brilho. O processo de produção consiste na aplicação de várias camadas de verniz, o que garante profundidade de cor e um acabamento estético. No entanto, são suscetíveis a arranhões, o que pode afetar a sua durabilidade.

Por outro lado, as frentes acrílicas caracterizam-se por uma resistência excepcional a danos mecânicos e à ação dos raios UV. A superfície de acrílico é lisa e fácil de limpar, o que faz com que a cozinha mantenha o seu aspeto por muito tempo. Frentes acrílicas mates – as opiniões dos usuários indicam que sua vantagem é também a menor visibilidade de impressões digitais em comparação com as lacadas de alto brilho.

Muitos usuários em plataformas de discussão do setor comparam frentes acrílicas e lacadas – o fórum está repleto de opiniões tanto positivas quanto negativas sobre ambas as soluções. Os adeptos do acrílico destacam a sua resistência e facilidade de manutenção, enquanto os fãs do verniz apreciam o seu efeito visual único.

Pousar...