Uma ilha de cozinha é um grande armário autônomo, que pode estar equipado com uma placa de indução, forno e até mesmo uma pia. Considerando que não está conectada à mobília da cozinha, pode ser um elemento que delimita a área da cozinha da zona de estar. É uma excelente escolha tanto para uma cozinha espaçosa quanto para uma pequena cozinha. Veja quais possibilidades de arranjo a utilização de uma ilha de cozinha pode oferecer.
Ilha na cozinha - faz sentido?
Uma ilha de cozinha é mais do que apenas espaço adicional de trabalho. Dependendo das necessidades, pode ser um local para preparar ou consumir refeições e uma exposição para decorações de cozinha. Em cozinhas abertas, pode funcionar perfeitamente como uma mesa, que de forma natural delimita a zona de jantar. Se decidir comprar uma ilha de cozinha com a intenção de usá-la como mesa, lembre-se de escolher um modelo com uma bancada prolongada.
Escolhendo uma ilha de cozinha - conheça as dimensões
As ilhas de cozinha são soluções universais que ajudam a organizar tanto pequenos como grandes espaços de cozinha. Em espaços fechados, a introdução de um armário autônomo pode ser bastante desafiadora, mas a oferta de mercado é cada vez mais rica e abundante em móveis de dimensões não padrão. Vale ressaltar que uma ilha de cozinha não será uma solução apropriada para interiores com menos de 15 m2 em um layout quadrado. Em espaços limitados, é especialmente importante manter uma distância adequada dos armários. A experiência dos designers indica que o mínimo absoluto é 90 cm, mas a distância ideal gira em torno de 100-120 cm.
Ilha de cozinha - solução prática e versátil
O que torna a ilha de cozinha uma solução de design tão popular em interiores modernos? Antes de tudo, o fato de poder ser adaptada às suas necessidades. O espaço do lado da cozinha pode servir como bancada de trabalho e encurtar a distância entre os eletrodomésticos. A parte da ilha voltada para a sala pode ser destinada ao consumo conjunto de refeições e convívio com a família. Abrir a cozinha para a sala e a sala de jantar é especialmente recomendado em áreas pequenas. Em apartamentos pequenos, é importante buscar a ampliação ótica do espaço e a iluminação do interior, por isso cada centímetro quadrado é precioso. Ao optar por uma ilha de cozinha, pode-se dispensar a construção com placas de gesso-cartonado ou tijolos de vidro decorativos.
Decorações na ilha de cozinha - o que lembrar?
Como já mencionado, a ilha de cozinha pode servir para cozinhar, preparar refeições ou passar tempo com os membros da família. Dependendo das necessidades, você pode decorá-la de maneira funcional e atraente. Lembre-se de que o armário separa a cozinha da sala, por isso a estética e o cuidado com a manutenção da ordem desempenham um papel importante. Uma boa ideia é colocar uma fruteira ou um vaso de flores. Um efeito decorativo interessante também pode ser alcançado introduzindo elementos de equipamento de cozinha natural, como uma placa de aquecimento ou pia com torneira decorativa.
Cozinhar em conjunto e muito mais - aposte no conforto e funcionalidade
As vantagens das ilhas de cozinha são difíceis de subestimar. Além das questões funcionais, vale mencionar que esse elemento único de mobiliário facilita o contato com outros membros da família e convidados. Isso é particularmente evidente durante eventos familiares ou ao preparar refeições após um longo dia de trabalho. Combinar espaços também aumenta o controle sobre as crianças e permite que os pais realizem várias tarefas ao mesmo tempo. Se você tem uma kitchenette, considere aproveitar esta solução.