Larva de traça alimentar – como removê-la da sua cozinha? - Mexen
Larva de traça alimentar – como removê-la da sua cozinha?

Se alguma vez abriu um armário da cozinha e de repente voou um bando de traças alimentares, sabe bem qual é o problema. Estes pequenos insetos conseguem rapidamente destruir todo o estoque de alimentos secos. Basta trazer inconscientemente algumas traças alimentares numa embalagem de farinha ou sêmola e em poucos dias encontrá-las-á praticamente por toda parte. As traças alimentares não são apenas um problema estético, mas também uma ameaça real, pois estes pequenos parasitas podem transportar microrganismos patogênicos, incluindo estreptococos que causam várias doenças. Conheça as nossas formas de fazer com que a larva da traça deixe de ser um incómodo.

O que irá aprender com este artigo?

  1. Em quais produtos alimentares podem estar as traças.
  2. Como removê-las eficazmente.
  3. Em que se diferenciam as traças alimentares das de vestuário.

Traças alimentares – de onde vêm?

Na maioria das vezes, nós mesmos levamos as traças alimentares para casa. Os ovos ou mesmo as larvas das traças alimentares podem estar em produtos secos que compramos tanto na loja como no mercado. São eles, por exemplo:

  • farinha,
  • massa,
  • frutos secos,
  • cereais,
  • arroz,
  • frutas secas,
  • cogumelos secos.

Infelizmente, na maioria das vezes notamos as traças alimentares apenas quando os adultos começam a sair do armário.

Infelizmente, mesmo que cuide do armazenamento adequado dos alimentos, pode acontecer que as traças alimentares entrem na sua pequena cozinha no prédio ou em qualquer outra, entrando pela janela ou grelhas de ventilação. Se conseguirem entrar no armário onde armazena os alimentos, existe uma grande probabilidade de que acabe em uma invasão de traças alimentares. Felizmente, existem várias soluções caseiras para evitar a presença de traças na cozinha, e também temos formas eficazes para eliminá-las.

Por onde começar o combate às traças alimentares?

Como são as traças alimentares? Na fase inicial, as traças alimentares têm algumas dezenas de milímetros, sendo difícil de avistar, pois as espécies mais comuns têm cor branca. Mesmo que tenham cabeças marrons, na maioria dos casos não é fácil notá-las. Por isso, na maioria das vezes notamos os insetos a voar, ou eventualmente as larvas das traças alimentares. Nessa situação, é necessário retirar todo o conteúdo dos armários e examinar cuidadosamente as embalagens. Se o plástico estiver intacto ou se os produtos estiverem em caixas hermeticamente fechadas, provavelmente não há ovos de traças fertilizados e podemos usá-los com segurança.

No entanto, quando lidamos com embalagens de papel e sacos abertos de produtos alimentares, teremos que descartar uma grande quantidade de comida. Pode-se tentar lavar os produtos secos para assim se livrar das traças alimentares, mas não é um método 100% eficaz e não pode ser aplicado a todos os alimentos secos. A única forma de se livrar das larvas das traças alimentares é descartando todo o conteúdo da embalagem.

Traças na cozinha

Quais são os métodos caseiros para traças alimentares?

Querendo se livrar dos parasitas, como são as traças alimentares adultas (ou em fase de desenvolvimento anterior), temos várias formas disponíveis, incluindo várias armadilhas. No entanto, primeiro é necessário limpar muito bem os armários onde as traças alimentares nasceram.

  1. A primeira etapa é lavar muito bem os armários, de preferência com vinagre quente, tendo especial atenção ao limpar os cantos dos armários, pois aí podem estar os ninhos das larvas.
  2. Depois, é bom deixar os armários vazios por alguns dias, sendo aconselhável colocar ali folhas de louro e óleos essenciais. O óleo de lavanda é ótimo, e as traças alimentares também não gostam do aroma de baunilha, por isso pode esfregar este nas prateleiras.
  3. Após recolocar os produtos alimentares nos armários, pode-se deixar uma folha de louro no interior, uma solução segura para a saúde humana e repelente para as traças.
  4. É importante lembrar de fechar bem todos os recipientes e realizar revisões regulares no armário com produtos alimentares, pois as traças alimentares podem ser trazidas para casa a qualquer momento sem o sabermos.

Larvas de traças alimentares vs. larvas de traças de vestuário – diferenças

Se vir um inseto a voar parecido com uma mariposa cinza-acastanhada, podem ser tanto traças alimentares quanto de vestuário. Elas são igualmente difíceis de rastrear, mas não afetam os alimentos que estão na sua cozinha. As larvas das traças de vestuário escolhem têxteis em vez de produtos alimentares, principalmente lã natural. O seu carácter destrutivo pode fazer com que um cachecol ou suéter favorito comece a parecer uma peneira.

Teoricamente, larvas de traças alimentares e de vestuário são duas categorias diferentes, mas são os mesmos parasitas e atuam sob métodos semelhantes. As traças de vestuário e alimentares podem ter diferentes cores, as mais acastanhadas encontrará na cozinha, enquanto as mais claras e amareladas no armário de roupas. Se você foi afetado por uma praga de traças de vestuário, não é necessário descartar os produtos infectados, basta limpá-los adequadamente usando os produtos químicos disponíveis. Vale lembrar que nem as traças alimentares comerão roupas, nem as de vestuário causarão danos na cozinha.

Resumo

Se está a pensar como remover traças da sua cozinha, vale a pena começar por uma revisão completa de todos os produtos alimentares. As traças alimentares frequentemente depositam ovos em produtos secos como farinha, cereais e arroz. Para eliminar eficazmente as traças alimentares, é necessário descartar todos os produtos infectados e, em seguida, lave bem os armários com água quente e vinagre. Além disso, verifique se as traças alimentares gostam de açúcar – sim, o açúcar é um dos seus petiscos favoritos, por isso é necessário ter um cuidado especial no seu armazenamento. Para evitar uma nova invasão, é aconselhável armazenar os alimentos em recipientes herméticos e inspecionar regularmente os estoques.

As traças na cozinha são um problema que pode surgir mesmo nas casas mais bem cuidadas. De onde vêm as traças? Na maioria das vezes, trazemo-las para casa com as compras, especialmente com produtos secos. A traça de cereais é uma das espécies de traças alimentares mais comuns e pode reproduzir-se rapidamente. Para encontrar uma colônia de traças, examine cuidadosamente os armários da cozinha, especialmente os cantos onde podem estar as larvas. Se está a pensar em como eliminar as traças, vale a pena usar métodos naturais, como óleos essenciais (por exemplo, óleo de lavanda) ou folhas de louro que repelem esses parasitas. Lembre-se de que a limpeza regular e o controlo dos alimentos são a chave para evitar uma invasão de traças.

Pousar...