O lavatório é um elemento indispensável em qualquer cozinha. Os dispositivos disponíveis no mercado podem diferir não apenas em cor, forma ou tamanho, mas também no método de instalação. Os métodos de instalação mais populares são o lavatório de sobrepor na superfície do gabinete da cozinha e o lavatório embutido na superfície da bancada de trabalho. O método de instalação do lavatório não influencia de forma alguma o seu uso posterior, e o lavatório embutido é tão funcional quanto o de sobrepor.
Lavatório de sobrepor – quando é melhor esta versão de instalação?
O lavatório de sobrepor é uma solução frequentemente encontrada, que ao mesmo tempo é bastante barata e universal. Os lavatórios montados no gabinete da cozinha estão disponíveis em tamanhos padrões que se ajustam à maioria dos gabinetes fabricados em série. Os lavatórios de sobrepor podem ser comprados em tamanhos de 40 a até 80 cm, sendo tanto modelos de uma como de duas cubas.
A instalação de um lavatório desses ocupa muito pouco tempo, basta colocá-lo sobre o gabinete, e a superfície superior é coberta com silicone sanitário, que ao mesmo tempo fixa o lavatório e veda os pontos de fixação. Após colocar o lavatório, é bom carregá-lo uniformemente pelo tempo necessário para que o silicone una as bordas do lavatório e as bordas do gabinete. Em seguida, instala-se o sifão e eventualmente o transbordamento. A sequência das ações é indicada nas instruções de montagem anexas.
Lavatórios embutidos – para móveis feitos sob medida
Se optares por uma bancada de cozinha, a melhor solução será o lavatório embutido. A instalação de tal dispositivo requer mais trabalho do que no caso de um lavatório de sobrepor. Para instalá-lo, é necessário cortar um buraco com precisão na bancada da cozinha. Primeiro, é preciso verificar o nível da bancada, depois desenha-se exatamente a forma da bancada e mede-se as distâncias do contorno da bancada até os fixadores de montagem. Só então é possível desenhar o contorno interno, segundo o qual será cortado o buraco onde o lavatório será embutido.
Essas tarefas requerem não só habilidade, mas também ferramentas especializadas, não é uma instalação fácil, por isso vale a pena deixar aos profissionais. O corte preciso do buraco é possível em diferentes tipos de bancadas de cozinha. O lavatório embutido é montado em clipes de fixação, que devem ser firmemente apertados após colocar o lavatório no buraco cortado. Como se vê, a questão de escolher entre um lavatório de sobrepor ou embutido na bancada envolve uma complicação óbvia relacionada à instalação - isso também deve ser levado em consideração!
.jpg)
Lavatório de sobrepor ou embutido na bancada?
A decisão sobre qual tipo de lavatório depende em grande parte do estilo da cozinha, principalmente se haverá uma bancada feita sob encomenda ou se o espaço foi mobiliado com conjuntos de móveis prontos. No caso de um conjunto de gabinetes adquirido, a escolha definitivamente melhor será um lavatório de sobrepor, cuja borda ficará ligeiramente acima da superfície do gabinete. A instalação desse tipo de lavatório é muito fácil.
Se desejares ter uma bancada em que o lavatório esteja nivelado com sua superfície, a melhor escolha será o lavatório de sobrepor. Isso está associado à necessidade de cortar o buraco adequado na bancada, e portanto, à necessidade de ajuda de um especialista. Colocar o lavatório na bancada exige muita precisão e exatidão. Infelizmente, isso geralmente gera custos adicionais, mas ao mesmo tempo garante um efeito excecional.
Quanto à funcionalidade, tanto os lavatórios de sobrepor quanto os embutidos na bancada são igualmente bons. No entanto, vale a pena notar que, se falarmos sobre o tipo de bancada, no caso de bancadas feitas de madeira, a escolha um pouco melhor seria a de sobrepor. Então, escolhes um lavatório de sobrepor ou embutido na bancada?