A limpeza na cozinha pode ser um verdadeiro aborrecimento, especialmente quando há pilhas de louça na pia, manchas de refeições nos móveis e na bancada, e não vale a pena mencionar o chão. Limpar a cozinha é, por vezes, um verdadeiro desafio. Claro, existem muitos guias sobre como fazer isso, mas será que realmente tens tempo para os ler quando precisas de limpar a cozinha rapidamente? Se não, confira as nossas dicas, em pontos, para te ajudar a lidar com a desordem na cozinha.
Primeiro - por onde começar?
Limpar a cozinha é um desafio, especialmente se não o fazes regularmente. O primeiro passo deve ser guardar tudo o que não precisa estar à vista. Depois, deves descartar tudo o que ocupa espaço desnecessário na cozinha - garrafas vazias, frascos, embalagens de alimentos. Ficarás surpreendido com o espaço que pode ser recuperado na bancada ao te livrares de recipientes vazios de ketchup, bolachas ou muesli.
Durante a organização da bancada e da mesa da cozinha, leva toda a louça, como copos, tigelas, xícaras e pratos, para a máquina de lavar louça ou coloca-os na pia. Deves fazer o mesmo com panelas e frigideiras sujas no fogão. Agora podes ligar a máquina de lavar louça ou lavar os pratos à mão. O primeiro passo da limpeza está concluído.
Etapa dois – começamos a limpeza
Quando já conseguires limpar um pouco o espaço na bancada da cozinha, na mesa e nos balcões dos armários, provavelmente verás várias sujeiras: manchas de gordura, marcas de copos molhados e frascos, manchas de sucos derramados ou café, talvez restos de geleia ou mel colados na mesa. Deves lidar com elas. Nesta fase, simplesmente limpamos as mesas, bancadas e aquelas áreas dos armários da cozinha que podes alcançar sem a necessidade de subir numa escada - deixa o topo para uma limpeza geral.
Este é o melhor momento para limpar as paredes e frentes dos armários, bem como as superfícies das portas do frigorífico, máquina de lavar louça e forno. Normalmente, os detergentes tradicionais e panos macios são suficientes. Se limpares a cozinha regularmente, basta passar os locais mencionados com uma esponja húmida.
Vamos continuar
A terceira etapa será a limpeza exata dos aparelhos de cozinha usados diariamente. Chegou a hora de limpar o fogão, como farás isso depende do tipo de fogão. Uma placa de vidro lisa só precisa ser lavada com detergente, no caso de um fogão a gás, há a limpeza das grelhas metálicas, onde as panelas são colocadas.
Depois do fogão, é hora de limpar o forno, se não tiveres um forno com função de limpeza, terás de o fazer manualmente. Para sujeiras especialmente fortes, vale a pena usar produtos especialmente destinados para limpar fornos. Quando fores enxaguar a esponja depois de limpar o fogão e o forno, podes lavar a pia de uma vez. Faz isso com água quente e detergente para louça.
E já quase tudo...
Por fim, falta varrer e lavar o chão, se não tiveres um robô de limpeza, tens de te equipar com uma vassoura e um esfregão de cabo longo, além de um balde com água quente. As etapas acima descritas podem ser consideradas como uma limpeza básica da cozinha, esta é uma versão um pouco simplificada, podes ampliá-la para incluir a limpeza do interior do frigorífico e das janelas. ☺ Normalmente, para a maioria de nós, no dia a dia, basta a limpeza do fogão e das sujeiras mais visíveis.
Mais dicas sobre a limpeza da cozinha
Aconselhámos acima sobre os três elementos mais importantes para limpar a cozinha. Temos ainda algumas dicas que valem a pena usar para facilitar e acelerar este processo:
limpa na ordem certa - o melhor é de cima para baixo, caso contrário vais sujar o que já foi limpo,
guarda os alimentos assim que deixares de precisar deles – assim ficam frescos por mais tempo e não ocupam espaço na bancada ou mesa da cozinha,
livra-te regularmente dos restos de comida – como caroços de maçã, cascas de pão, sanduíches não consumidas, migalhas, não há espaço para isso na tua cozinha,
aproveita os métodos caseiros para limpar a cozinha – limpar com bicarbonato de sódio ou fatias de limão é realmente eficaz e muito mais barato do que usar produtos de limpeza convencionais,
fecha as tampas durante a cozedura - como isso se relaciona com a limpeza? O vapor que se eleva da panela assenta nos móveis, pode conter partículas de gordura, que rapidamente se transformam em manchas gordurosas nas caixas,
compra os acessórios de limpeza adequados, uma vassoura de cabo longo, esfregão e conjunto de esponjas e panos de microfibra vão acelerar a limpeza da cozinha,
envolve os membros da família na ajuda, é bom ensinar às crianças, desde cedo, que a cozinha é um espaço comum e que todos devem cuidar dela igualmente.
Durante uma limpeza geral, a lista certamente será expandida, mas as dez dicas mencionadas aqui devem ser suficientes para manter a tua cozinha limpa.